Ministério do Turismo lança Edital para monumento em homenagem à COP 30 em Belém
Regras para construção da estrutura vão ser publicadas nesta segunda-feira no Diário Oficial da União
O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou, neste domingo (12/01), dia do aniversário de 409 anos de Belém, o lançamento do edital para a seleção do projeto de um monumento em homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).
Celso Sabino apresentou a proposta, no Palácio Antônio Lemos, na Praça Dom Pedro II, em Belém, um pouco antes da solenidade de condecoração da medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, maior honraria do executivo municipal a personalidades que contribuíram para a capital paraense, em diversos segmentos, como na política e cultura.
O ministro afirmou que a ideia do monumento foi discutida entre o Ministério do Turismo, o governo do estado, por meio do governador Helder Barbalho, e da prefeitura de Belém, através do prefeito Igor Normando.
Edital contempla profissionais de engenharia e arquitetura
"Decidimos em conjunto que iremos abrir o edital para profissionais de engenharia e de arquitetura, a fim de que eles possam competir com seus projetos, conforme as regras que serão publicadas no edital no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira”, disse Sabino.
A partir da publicação do edital, nesta segunda-feira, os interessados vão poder se cadastrar no site e participar da seleção. O ministro também explicou que uma junta será formada para selecionar o melhor projeto, a ser erguido no Portal da Amazônia, em Belém.
O governo federal, disse o ministro, através do Ministério do Turismo vai formalizar um convênio com a prefeitura de Belém para o repasse do orçamento necessário para a construção do monumento.
Monumento quer ser novo cartão-postal de Belém
"A nossa ideia é termos mais um cartão postal em Belém, mais um ponto turístico ‘instagramável’ para as redes sociais, para as pessoas que vão visitar Belém durante e após a COP 30. Não deve ser uma obra complexa porque não tem banheiros nem grandes estruturas hidráulicas", disse ele.
Conforme o ministro, a partir de agora, será tratada a parte burocrática para que o processo seja célere. "Nós pretendemos dentro de um rigoroso cronograma entregar até à COP”.
Ministério do Turismo apoia sinalização turística da capital da COP 30
O ministro Celso Sabino também anunciou que o Ministério do Turismo (MTur) assinaria um convênio com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e a Prefeitura de Belém para a sinalização turística da cidade de Belém.
Ele enfatizou que o convênio quer facilitar a orientação de turistas e moradores locais para acesso aos atrativos turísticos da cidade, além de promover o desenvolvimento do turismo no município.
Para a realização da sinalização, o MTur assinou a liberação de R$ 4,7 milhões, com a contrapartida estadual de R$ 248,4 mil por meio da Setur.
A iniciativa do governo federal por meio do Ministério do Turismo contempla mais de 670 placas sobre 27 roteiros da capital, "que vai preparar e valorizar o turismo de Belém antes, durante e depois da COP30", disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA