Lula discute metas climáticas com líderes mundiais em preparação para a COP 30

Reunião com secretário-geral da ONU abordou compromisso dos países com redução de emissões e fortalecimento das NDCs

Iury Costa
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (23), de uma reunião virtual com 20 chefes de Estado e o secretário-geral da ONU, António Guterres, com foco na definição das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) que serão apresentadas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro, em Belém.

As NDCs representam os compromissos de cada país para a redução das emissões de gases de efeito estufa, conforme previsto no Acordo de Paris. A expectativa do governo brasileiro é que os países signatários oficializem seus compromissos antes da conferência.

Além de Lula e Guterres, participaram da reunião líderes de países como China, França, Espanha, Turquia, Malásia, Vietnã, Angola, Nigéria, Chile e representantes da União Europeia.

VEJA MAIS

image A 200 dias da COP 30, Belém intensifica as obras e os preparativos para receber o evento climático
Obras de infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana entram em contagem regressiva para serem entregues

image Belém recebe municípios da Amazônia Legal para discutir a COP30
A abertura do evento Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal- Caminhos para a COP30 ocorreu nesta quarta-feira (23), no Palácio Antônio Lemos, em Belém

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o Brasil propôs à ONU um balanço ético global e reiterou o compromisso com um modelo de desenvolvimento baseado em crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

Durante os próximos sete meses, o Brasil e a ONU organizarão eventos de mobilização com a participação de jovens, líderes religiosos, cientistas, povos indígenas e outros setores, com o objetivo de articular um novo pacto ambiental.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o governo quer viabilizar até a COP30 o funcionamento do Fundo Floresta Tropical, voltado ao pagamento por hectare de florestas plantadas. Marina também reforçou que a COP30 deve priorizar a implementação de acordos anteriores, com metas como o fim do desmatamento, transição energética e redução do uso de combustíveis fósseis.

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!