MENU

BUSCA

Governador destaca oportunidades que a COP 30 trará à Amazônia

Nesta quarta (28), Governo do Pará apresenta conjunto de obras para a COP 30 em Belém

O Liberal

Durante o Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, realizado nesta terça-feira (27), em São Paulo, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou as oportunidades que a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30) trará para a Amazônia. O evento contou com a presença de lideranças empresariais e políticas da área ambiental. E nesta quarta (28), o Governo do Pará apresentará, às 15h, no Parque da Cidade, em Belém, o conjunto de obras direcionadas para a COP 30 nas áreas de mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística e melhorias tecnológicas dos equipamentos públicos da capital.

VEJA MAIS 

Organizações amazônicas lançam Comitê COP 30 em Dubai
Coletivo quer que sociedade civil amazônica tenha voz na conferência do clima de Belém, em 2025

Marcon em Belém: veja o que se sabe sobre a visita do presidente da França à capital do Pará
Emmanuel Macron estará no Brasil entre os dias 26 e 28 de março para discutir assuntos como a COP 30

O Fórum ocorre às vésperas do encontro do G20 que vai reunir, na capital paulista, ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo. A capital paraense, Belém, também está entre as cidades escolhidas para receber atividades do G20. 

A programação realizada tem como foco o financiamento para alavancar as chamadas "Soluções Baseadas na Natureza" (NBS), juntamente com a exploração de estratégias inovadoras para o enfrentamento de desafios e atrair recursos nesse campo.

"Nos últimos anos o Pará fez a escolha ambiciosa, desafiadora de fortalecer e construir políticas públicas que possam proporcionar a transição do uso do solo e de modelo econômico. O que precisamos agora é estruturar ações que nos permitam ganhar escala e gerar entregas. Não dá para discutir sustentabilidade ambiental sem sustentabilidade social e, consequentemente, sustentabilidade econômica", disse o governador. 

Helder Barbalho destacou que o cenário atual representa uma oportunidade para valorização da economia da floresta, com a participação dos países do chamado Sul Global.

Participando do painel sobre sistemas alimentares e sustentabilidade, o governador Helder Barbalho defendeu, ainda, a transformação das práticas de uso do solo com foco na produção de alimentos de forma mais sustentável e destacou o compromisso do Pará com a diversificação dos sistemas alimentares. 

"É muito relevante discutir a questão agroalimentar e a questão produtiva na Amazônia. Nós temos debatido e construído dentro de uma dinâmica de preservação do nosso estoque florestal o melhor uso das áreas antropizadas no estado. Nós partimos do princípio de que o Pará não precisa derrubar uma árvore sequer para continuar sendo protagonista do processo de segurança alimentar, valorizando as vocações do Brasil e do nosso estado em produzir alimentos", explicou Helder. 

Obras direcionadas à COP 30

O Governo do Pará apresentará nesta quarta-feira (28), as 15h, no Parque da Cidade, em Belém, o conjunto de obras direcionadas para a COP 30 nas áreas de mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística e melhorias tecnológicas dos equipamentos públicos da capital.

A coletiva será conduzida pela vice-governadora e coordenadora do Comitê da COP 30 em Belém, Hana Ghassan Tuma.

COP 30