CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Defensoria Pública do Pará cria Comitê e Comissão para reforçar atuação na COP

Iniciativa busca garantir visibilidade e direitos humanos, especialmente para as comunidades tradicionais

O Liberal

A defensora pública-geral, da Defensoria Pública do Estado do Pará, Mônica Belém, assinou a Portaria N° 02/2025, na terça-feira, 14, oficializando a criação de um Comitê Institucional e uma Comissão Especial dedicados a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). A publicação foi divulgada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 15. 

O objetivo da iniciativa é fortalecer o compromisso com os direitos humanos, com especial atenção às demandas dos povos e comunidades tradicionais, frequentemente mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas. A Defensoria busca criar espaços de articulação para que essas vozes sejam ouvidas nos debates globais e suas realidades respeitadas nas políticas públicas.

VEJA MAIS 

image Defensoria Pública do Pará celebra 409 anos de Belém com ação de cidadania
O evento ocorre na Praça da República e conta com serviços gratuitos de emissão de documentos e atendimento jurídico

image 'Balcão de Direitos' leva ação de cidadania com emissão de documentos ao bairro do Barreiro
A programação será no próximo sábado (21) das 8h às 13h. Os serviços são gratuitos

O recém-criado Comitê Institucional será responsável por organizar diálogos e preparar ações articuladas com instituições internacionais, nacionais e locais. Já a Comissão Especial se dedicará a estudos e análises sobre os efeitos das mudanças climáticas nos povos tradicionais, além de contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas.

“Com a criação do comitê e da comissão especial, a Defensoria Pública tem como objetivo intensificar as suas ações, por meio de estudos e pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas nos povos tradicionais, além de fortalecer a participação dessas comunidades nas tomadas de decisão, articulando com outras instituições para a construção de políticas públicas mais justas e equitativas”, destaca Mônica Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!