COP 30: Governo do Estado e União se reúnem para acertar investimentos no setor de hotelaria
Dois prédios públicos do governo federal se uso devem ser convertidos em locais de estadia ou morada financiada
Em reunião bilateral entre o Governo do Estado do Pará e o Governo Federal, os representantes das esferas debateram os futuros investimentos no setor de hotelaria e infraestrutura urbana voltados para Belém. O encontro realizado nesta quinta-feira (16) na capital paraense abordou, ainda, as ações estruturantes para a COP 30, a Conferência das Partes realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e considerada o maior evento climático do mundo.
“Visitamos as obras das docas para que possamos implementar o projeto Porto Futuro. Também tive a oportunidade de debater a rede de hotelaria no Estado. Após o evento teremos oportunidade de apresentar o Parque da Cidade, que deve recepcionar parte da programação da COP”, afirmou Helder Barbalho, governador do Estado do Pará.
VEJA MAIS
De acordo com o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, a escolha de uma cidade no Pará foi uma decisão para mandar uma clara mensagem ao mundo. “O presidente escolheu Belém, a pedido do governador, mostrando a Amazônia como referencial de desenvolvimento sustentável. Eu não tenho dúvida de que o turismo é um dos maiores geradores de emprego e renda, e aqui não será diferente. Hoje estamos aqui para lançar o PAC e as obras estruturantes, e também para visitar in loco a preparação para a COP 30”.
Representantes conhecem área do Porto Futuro
Pela manhã, os representantes estaduais e federais acompanharam o desenvolvimento dos trabalhos realizados na área da nova etapa do projeto Porto do Futuro, localizada nos galpões ao longo da Av. Marechal Hermes, em Belém. Durante a visita, o governador Helder ainda apresentou o Terminal Hidroviário e a Estação das Docas. Os locais são considerados estratégicos para o desenvolvimento do turismo no Estado.
“Aqui em Belém vimos dois prédios públicos sem uso, um do INSS e outro da Receita Federal. Vamos lançar mão para que sejam transformados em hotéis ou apartamentos para serem financiados pela Caixa. Com isso, a gente viabiliza apartamentos de vários padrões para a população”, destacou Rui Costa sobre os projetos em avaliação para fomento da hotelaria na região.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o investimento no setor é fundamental. “O investimento no turismo garante mais estrutura com portos, aeroportos e equipamentos públicos que vão gerar mais emprego e renda”.
Já o ministro das Cidades, Jader Filho, pontuou os investimentos federais para mobilidade local. ”Sobre a COP, apontamos obras importantes para Belém, obras viárias, como o financiamento para trazer novos ônibus para Belém, para o sistema BRT”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA