COP 30 em Belém será última chance de evitar ruptura no sistema climático, diz Lula no G20
A declaração de Lula ocorre um dia após as vinte principais economias do mundo terem assinado a declaração final da cúpula do G20 no Rio
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, instou nesta terça-feira (19) a COP29 em Baku, no Azerbaijão, a chegar a acordos para financiar o combate à crise climática e não deixar essa tarefa para a reunião de 2025 no Brasil.
"Não podemos adiar para (a COP30 de) Belém a tarefa de Baku", disse o presidente durante a abertura do segundo dia da cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Belém será "a nossa última chance de evitar uma ruptura irreversível no sistema climático", acrescentou.
Lula, que fez do cuidado com o meio ambiente uma de suas bandeiras, também propôs às nações "desenvolvidas" do G20 que antecipem suas metas de neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa de 2050 para "2040 ou até 2045".
A declaração de Lula ocorre um dia depois de as vinte principais economias do mundo, que representam 85% do PIB global e 80% das emissões, terem assinado a declaração final da cúpula do G20 no Rio.
VEJA MAIS
O texto fez poucos progressos em questões climáticas e não representou um estímulo para as negociações do Azerbaijão, que a princípio terminarão na sexta-feira e estão paralisadas no financiamento da luta contra a crise ambiental e na transição da energia fóssil para a energia limpa.
"Enquanto estamos aqui, nossos representantes estão em Baku negociando uma nova meta de financiamento climático. Não há ambição que se sustente sem meios de implementação", acrescentou Lula.
O presidente considerou ainda que "na luta pela sobrevivência" não há lugar para o "negacionismo" e a "desinformação".
Embora Lula não tenha mencionado o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, um cético em relação às mudanças climáticas, na COP29 há preocupação com o retorno do republicano ao poder na Casa Branca, em janeiro.
A comunidade internacional teme que Trump retire mais uma vez os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA