COP 27: Lula se encontra na próxima quarta com governadores da Amazônia
Agenda do Consórcio Interestadual Amazônia Legal tem momento com Lula, que confirmou primeira viagem internacional após eleição
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca no início da próxima semana para sua primeira viagem internacional após a vitória nas eleições do segundo turno, no dia 30 de outubro, quando derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Convidado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), Lula estará na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito, onde ocorre a COP 27, evento global da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata das mudanças climáticas e de ações de proteção ao meio ambiente.
A participação de Lula já consta na programação oficial do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, dentro das atividades previstas para a próxima quarta-feira, 16. O Consórcio Interestadual Amazônia é presidido pelo governador Waldez Góes e composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os nove estados ocupam 59% do território brasileiro com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.
Atividades do consórcio
O consórcio possui um estande no evento com uma série de atividades como palestras, mesa-redonda e encontros entre governos, empresas e instituições de pesquisa e entidades não governamentais. Lula é o convidado especial para o lançamento, às 11h (horário local) da “Carta da Amazônia: Uma agenda comum para a transição climática”.
Estarão também presentes os governadores Helder Barbalho, do Pará, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Wanderlei Barbosa, do Tocantins e Marcos Rocha, de Rondônia. Secretários de Estado, representando os demais governadores.
Como presidente eleito, Lula receberá o documento, que deverá ter, entre outros pontos, mensagens aos governos estrangeiros sobre compensação pela preservação ambiental da Amazônia e a expectativa de relação com o futuro governo federal. A expectativa é que, após a solenidade, Lula conceda uma entrevista coletiva para a imprensa nacional e internacional que acompanha a COP 27.
A assessoria de Lula ainda não confirmou a agenda completa e os dias em que o presidente eleito deverá permanecer no Egito para a COP 27. Porém, existe a possibilidade de que Lula aproveite o evento e tenha encontros com lideranças de outros países, já que o evento tem estimativa da participação de mais de 90 chefes de Estado. O anfitrião da COP 27, o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, também convidou oficialmente Lula para o evento e os dois devem ter encontro antes mesmo da agenda com os governadores da Amazônia. O posicionamento de Lula no cenário internacional foi um dos pontos abordados durante a campanha eleitoral, com críticas em relação ao atual governo em relação à diplomacia e nos contatos com demais países que o Brasil possui relação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA