COP 27: Lula diz que irá recriar e fortalecer sistemas de monitoramento e fiscalização na Amazônia
Presidente eleito afirmou, durante a Conferência da ONU para o Clima, que irá priorizar a luta contra o desmatamento
Em seu pronunciamento na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), nesta quarta-feira (16), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o próximo governo irá priorizar a luta contra o desmatamento em todos os biomas. O petista disse que o desmatamento aumentou 70% nos três primeiros anos da atual gestão, mas “essa devastação ficará no passado”.
VEJA MAIS
“Os crimes ambientais que cresceram de forma assustadora durante o governo que está chegando ao fim, serão agora combatidos sem trégua. Vamos recriar e fortalecer todas as organizações de fiscalização e os sistemas de monitoramento que foram desmontados nos últimos quatro anos. Vamos punir com todo o rigor o responsável por qualquer atividade ilegal, seja garimpo, seja mineração, seja extração de madeira ou ocupação agropecuária indevida. Esses crimes afetam sobretudo os povos indígenas”, declarou.
O presidente eleito também reafirmou o compromisso de recriar o Ministério dos Povos Originários e pediu que a COP 30, em 2025, seja na Amazônia.
“Para que as pessoas que defendem tanto a Amazônia tenham noção da importância dessa parte do mundo que nós, possivelmente, sozinhos não teremos força e nem dinheiro para cuidar com o cuidado que a Amazônia precisa”, completou Lula.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA