Comissão da COP 30 apresenta balanço das obras a 200 dias do evento
Edificações de infraestrutura, mobilidade urbana e saneamento avançam dentro do cronograma previsto, garante vice-governadora.
A exatamente 200 dias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o Governo do Pará promoveu nesta quinta-feira (24), uma entrevista coletiva no Parque da Cidade, em Belém, para apresentar um balanço das principais obras que estão sendo construídas para o evento. Autoridades nacionais, estaduais e municipais estiveram presentes para detalhar os avanços nos setores de infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana e capacitação profissional.
A vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP 30, Hana Ghassan, foi a principal porta-voz das atualizações e destacou que todas as frentes de trabalho seguem dentro do cronograma. “Essas obras servirão para o evento? Sim. Mas, além disso, serão um legado permanente para a nossa população. É um conjunto de intervenções que responde ao crescimento urbano e às necessidades reais do cidadão comum que se desloca todos os dias”, afirmou.
Entre os destaques apresentados estão os R$ 4,5 bilhões investidos em mais de 30 obras, a criação de 5 mil empregos diretos, benefícios diretos para cerca de 900 mil pessoas e um crescimento de 3,5% no Produto Interno Bruto (PIB) paraense. Além disso, a abertura de novas empresas, que cresceu 68%.
Avanços na infraestrutura
As obras no Parque da Cidade, onde funcionarão as zonas Azul e Verde da COP 30, já estão 78% concluídas. O Porto Futuro, que contará com espaços culturais e gastronômicos, chegou a 83%. A Nova Doca está 74% pronta e o Parque Linear da Nova Tamandaré, com 71%.
Na área de macrodrenagem, os percentuais de execução variam, com destaque para o Canal Timbó (100%), Canal Gentil (78%) e Canal Cipriano Santos (86%). Já o complexo do Ver-o-Peso, um dos principais cartões-postais de Belém, está com 29% das obras realizadas.
VEJA MAIS

O secretário executivo da COP 30 em Belém, André Godinho, também destacou iniciativas da prefeitura voltadas para a melhoria da cidade, como as Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) e o barco movido a hidrogênio, que irá auxiliar cooperativas locais na destinação correta do lixo.
Godinho também ressaltou a conclusão do Mercado de São Brás, com inauguração prevista em breve, e o avanço nas obras do Mercado do Peixe e a chegada dos novos coletivos de transporte público com ar-condicionado para a região metropolitana.