Capacitação em inglês e educação financeira têm inscrições abertas até 27 de dezembro no Pará
Iniciativa, motivada pela COP 30, foca em mulheres, e objetiva fortalecer a economia local
As mulheres do Pará que atuam em atividades de comércio e varejo, incluindo as profissionais do comércio informal, podem se inscrever até o dia 27 de dezembro na 3ª Edição do Impulsiona Cielo, uma iniciativa da Cielo e EF Education First para fomentar a economia local e oferecer bolsas de estudo em inglês. Os interessados podem se inscrever pelo site, acesse aqui.
Para participar o candidato deve residir ou trabalhar em Belém e demais regiões turísticas do Pará. O projeto visa capacitar e formar três mil mulheres empreendedoras, comerciárias ou de negócios da região lideradas por elas. O objetivo é impulsionar os setores de turismo, hotelaria e serviços, com capacitação em habilidades relevantes para o comércio da região, além de proporcionar o desenvolvimento pessoal.
VEJA MAIS
O projeto de nome Impulsiona Cielo Amazônia tem um investimento de mais de R$ 2 milhões, e o propósito é ofertar soluções de educação financeira, empreendedora e digital, além do ensino de inglês para a base de clientes e o público em vulnerabilidade social.
Preparação para COP 30
A motivação para a iniciativa é a COP 30 - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada em Belém, em novembro de 2025. A meta é construir um legado de desenvolvimento econômico sustentável pós-conferência na cidade.
O evento, de grande visibilidade global, reúne líderes de diversos países para debater compromissos no combate às mudanças climáticas. A iniciativa tem participação estimada de mais de 40 mil pessoas, segundo a FGV, incluindo 7 mil membros da ONU e delegações internacionais.
Segundo dados do IBGE, as mulheres representam 50,1% de toda população do Pará, sendo 40,2% da força de trabalho que atua no mercado regional. No entanto, a remuneração média é 5,7% menor que a dos homens. A 3ª edição do Programa Impulsiona Cielo quer apoiar e preparar empreendedoras e trabalhadoras, preferencialmente negras e indígenas, do comércio e do setor de turismo em Belém, para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, influência e gestão para a COP 30.
Durante os 12 meses do projeto, as três mil mulheres terão acesso a bolsa de inglês on-line ou por meio de aplicativo da EF Education First no modelo de autoestudo, que inclui mais de 3 mil horas de conteúdo prático e experiencial – desde o nível básico até o avançado, em inglês geral, voltado a negócios, viagens e à indústria, como turismo e finanças.
A jornada personalizada de estudo ainda contempla, após seis meses, a seleção de 475 mulheres para uma experiência ainda mais imersiva, com aulas ilimitadas de inglês ao vivo por meio da plataforma EF English Live.
Além disso, elas serão convidadas para a fase final do Impulsiona Cielo Amazônia, em uma trilha aprofundada com workshops, mentorias voluntárias e treinamentos especializados com foco em vendas, negócios, empreendedorismo, diversidade, mudanças climáticas e outros temas.
Programa Impulsiona Cielo
A Cielo trabalha para ser um instrumento de transformação social, buscando ampliar o impacto por meio da inovação em negócios e do fomento ao empreendedorismo, educação, tecnologia e diversidade. As edições anteriores do Impulsiona Cielo contaram com mais de 522 horas de mentorias que tiveram como foco a geração de renda e educação empreendedora de mulheres negras de territórios populares de São Paulo que atuam no ramo da gastronomia.
"Estamos entusiasmados em lançar a terceira edição do Programa Impulsiona Cielo em um momento tão significativo para Belém. A COP30 será um marco nos esforços do enfrentamento às mudanças climáticas no país, além de colocar a Amazônia em destaque e promover uma visibilidade sem precedentes para a região. Acreditamos que capacitar mulheres empreendedoras e fomentar a economia local sejam fundamentais para criar um legado duradouro de desenvolvimento sustentável e inclusão. Nossa missão é apoiar essas mulheres na construção de negócios resilientes e prósperos, impactando positivamente a economia local e promovendo a igualdade de gênero," finaliza Angélica Campos, líder de Gente, Gestão e Performance da Cielo.
"Mais do que desenvolver a fluência na língua inglesa, nosso compromisso é capacitar as empreendedoras e trabalhadoras do Pará, com mais confiança e autonomia, para que possam se comunicar e influenciar de forma eficaz estrangeiros que visitam a região, seja a turismo ou para eventos como a COP 30, impulsionando a geração de renda e promovendo a transformação social", complementa Eduardo Santos, CEO da EF Education First.
A Cielo
A Cielo é uma empresa que oferece soluções de pagamentos eletrônicos, como maquininhas de cartão de crédito e débito, e é líder no setor na América Latina
A EF Education First
Fundada na Suécia em 1965, a EF Education First oferece, em mais de 100 países, o ensino de idiomas, intercâmbios e programas acadêmicos através da imersão cultural.