Aeroporto de Belém terá quase triplicada a área de embarque para COP 30
Obras anunciadas pelo governo federal e concessionária do Aeroporto preveem também a construção de um novo pátio de aviões

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou esta semana investimentos de quase R$ 10 bi até 2026, em aeroportos brasileiros. De acordo com o ministro Silvio Costa Filho vai haver obras em 55 terminais, e o Aeroporto Internacional de Belém está entre os três prioritários, os outros dois são os de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.
Nesta quinta-feira (10), em nota enviada ao Grupo Liberal, a concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, a empresa Norte da Amazônia Airports (Noa) informou obras no Terminal de Passageiros, área de embarque e no pátio de aeronaves. Todas com previsão de entrega antes da COP 30, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
"A Norte da Amazônia Airports (NOA) aplica cerca de R$ 450 milhões em obras de modernização que contemplam a infraestrutura operacional do aeroporto”, informa a nota enviada.
A empresa disse também que ações foram iniciadas no segundo semestre de 2024, a conclusão estava prevista para maio de 2026, mas foi antecipada para este ano após tratativas da concessionária junto ao Governo Federal.
Aumento de espaços físicos e nova praça de alimentação
De acordo com a Noa, as áreas de embarque serão quase triplicadas, passando de 1.593 m² para 4.303 m². “Por meio da criação de dois novos mezaninos no saguão principal, o espaço será ampliado para 3.380 m², possibilitando benefícios que vão desde o processo de inspeção de segurança até a espera pelo voo, com a disponibilidade de uma nova praça de alimentação e a modernização dos sistemas de climatização, iluminação e abastecimento elétrico, que será realizado por fontes 100% renováveis”, informou a empresa.
Ainda, segundo a concessionária, o número de posições para estacionamento de aeronaves será ampliado com a construção de um novo pátio, enquanto as cabeceiras 20 e 24 vão receber a implantação de PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator).
Outras melhorias envolvem "a restauração dos pavimentos do pátio, de taxiways e da pista de pouso e decolagem (PPD), modernização e automação do balizamento noturno, revitalização da sinalização horizontal, além da modernização do ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 6".
A concessionária destaca que essas iniciativas "qualificam o aeroporto para atender ao crescimento da demanda e reforçam seu papel estratégico na conectividade da região Norte, especialmente com a realização da COP 30 em Belém", informou no texto enviado.
Para Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, a execução das obras representa uma nova fase para o modal aéreo no norte do país. “Sabemos o quanto essas melhorias são esperadas pela região e, por isso, desenvolvemos um projeto que trará avanços significativos em infraestrutura e qualidade no atendimento aos clientes".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA