MENU

BUSCA

Na COP 29, prefeito eleito de Belém, Igor Normando, fala sobre expectativa para evento na Amazônia

Para ele, é fundamental construir um diálogo e trazer para Belém não apenas a experiência vivida na COP 29

Elisa Vaz (da Redação) e Fábia Sepêda (direto de Baku, Azerbaijão)

O prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), participa da COP 29, que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão, nesta semana. Em entrevista à jornalista Fábia Sepêda, que faz a cobertura do evento pelo Grupo Liberal, ele afirmou que o objetivo de sua ida ao país é entender como funciona a logística do evento e as temáticas debatidas nele.

“Tivemos reuniões bilaterais, de eixos temáticos, conversamos com várias instituições da iniciativa privada, Organizações Não Governamentais (ONGs), e também com delegações de vários países que vão estar presentes para discussões do clima e do meio ambiente, mas também para investimentos na área de sustentabilidade em vários setores da sociedade.”, contou.

Para ele, é fundamental construir um diálogo e trazer para Belém não apenas a experiência vivida na COP 29, mas continuar promovendo debates sobre meio ambiente, responsabilidade sustentável e “sobre o quanto a gestão pública pode, através de suas práticas, colaborar com a  manutenção da floresta em pé”.

VEJA MAIS

COP 30 vai ser a 'COP das COPs', diz Marina Silva sobre evento em Belém
Declaração foi dada pela ministra durante participação na COP 29, em Balu, Azerbaijão

Ronaldinho Gaúcho chega em Baku para participar da COP-29
Ele foi convidado pelo governo do Azerbaijão e está oficialmente credenciado para o evento

'Sei da carga de preconceito e desconfiança', diz Helder Barbalho sobre COP 30 em Belém
No Azerbaijão, durante a COP 29, governador do Pará afirmou que não cabe mais discutir quem ganha com a realização da COP na capital paraense

Questionado sobre a área de mobilidade, o prefeito eleito da capital paraense adiantou que o transporte será de qualidade em Belém durante e após a COP 30, marcada para novembro do ano que vem. De acordo com Normando, este será um dos legados que a agenda climática deixará para a capital paraense.

“Além de a Prefeitura e o governo do Estado terem adquirido novos ônibus, o governo do Pará, junto com o Ministério das Cidades, também fez a compra de novos ônibus para o sistema BRT. Teremos de 400 a 500 ônibus para o atendimento da população, para dar mais fluidez no trânsito”, garantiu.

Na opinião de Igor, o evento realizado em Belém no ano que vem vai ser um marco. “Vamos sediar o maior evento de clima e meio ambiente do mundo na floresta. Vai ser a primeira vez que o Brasil e o mundo vão conhecer uma cidade que fica no coração da Amazônia, que é o pulmão do mundo e que precisa ser preservado. Vamos ter uma COP totalmente diferente, com uma gente hospitaleira para receber e uma qualidade e estrutura que a nossa população merece”, destacou, em entrevista ao Grupo Liberal.

COP 29