Jovens aprendizes se destacam; contato com o mundo empresarial é diferencial
Uma das profissionais que passaram pelo Programa Portas de Entrada da Vale e obteve êxito na carreira foi a técnica em eletromecânica e estudante de engenharia civil Maria Zuila Timóteo da Silva, de 36 anos. Ela entrou no programa em 2005, como Jovem Aprendiz, e está na empresa até hoje. Atualmente, Maria atua na usina, na área de Manutenção Pellet, e é a responsável técnica pela equipe de aprovisionadores da gerência. Ela trabalha com processo de compras de materiais, gestão de custo, investimento e dá suporte ao gerente em algumas demandas de gestão, além de ficar responsável pela supervisão quando seu supervisor não está disponível.
“O programa é extremamente importante. Eu era um jovem com pouca experiência no mercado de trabalho e o Senai me apresentou o que era necessário para ser um bom profissional” - Isack Nascimento, administrador.
Para ela, o Programa Portas de Entrada contribui muito para a empregabilidade de pessoas no setor mineral. “Acredito que o programa tenha um modelo muito bom de dar aos jovens o incentivo para uma carreira. Carajás é um mundo de aprendizado, uma escola que ensina todo dia”, pontua a profissional.
EXPERIÊNCIA
Já o administrador Isack Nascimento, de 24 anos, passou por duas seções do programa da Vale. Ele ingressou na empresa em 2014, como Jovem Aprendiz – antes de atuar nas atividades da mineradora, ficou em torno de sete meses no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na fase de formação, recebendo treinamentos necessários para a função de assistente administrativo. Depois, foi estagiário na empresa.
“O programa é extremamente importante. Eu era um jovem com pouca experiência no mercado de trabalho e o Senai me apresentou o que era necessário para ser um bom profissional”, conta.
Hoje, ele atua como assistente administrativo da Gerência de Contratos Corredor Norte da Vale e faz parte de um time responsável pelas atividades de Gestão da Qualidade ISO9001, Saúde Segurança e Meio Ambiente, Soluções de Problemas e Melhoria Contínua.
“Esses programas são os que geram a maior quantidade de novos empregados. E mesmo que a pessoa não consiga ser contratada ela já sai com experiência, conhecimento e um currículo que é desejado por outras empresas do setor”, opina.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA