Indústria 4.0 está em processo no Brasil
Aspectos estruturais, educacionais e culturais são apontados como empecilhos para a adoção da indústria 4.0 em larga escala
Segundo o especialista, a indústria 4.0 ainda é pouco utilizada no Brasil, no entanto, é o caminho entendido como natural para aumentar a competitividade do setor por meio das tecnologias digitais.
"O atraso brasileiro diante da integração das tecnologias físicas e digitais em todas as etapas de desenvolvimento de um produto fica evidente, porque menos de 50% das empresas não identificam quais tecnologias têm potencial para alavancar a competitividade do setor industrial. Nas pequenas empresas, esse porcentual sobe para pouco menos de 60%. Entre as grandes, a fatia recua para pouco mais de 32%. De acordo com pesquisa nacional sobre adoção de tecnologias digitais relacionadas à era da manufatura avançada, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria brasileira ainda está se familiarizando com a digitalização e com os impactos que pode ter sobre a competitividade", informa.
Aspectos estruturais, educacionais e culturais são apontados como empecilhos para a adoção da indústria 4.0 em larga escala. O engenheiro ressalta que, "reconhecendo a importância do tema", recentemente o governo federal, por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou a Agenda Brasil para a Indústria 4.0, conjunto de iniciativas que visam promover o desenvolvimento do novo modelo de indústria no país.
No Pará, o engenheiro afirma ainda que a readequação já está ocorrendo. "No caso específico do projeto em que atuo posso perceber claramente a tendência da Vale em se adequar aos conceitos da indústria 4.0. Utilizamos inteligência artificial como ferramenta para minimizar a exposição dos profissionais às condições de risco e aumentar a produtividade, mas como toda mudança deve ser bem implementada para minimizar a possibilidade de insucesso do projeto", afirma.
LEIA TAMBÉM: Indústria 4.0 traz novo modelos de liderança e produção
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA