“Na reta final é manter o foco e a constância”, indica professora sobre CNU
Prova será realizada neste domingo, 18 de agosto, em dois turnos. Na parte da manhã, os portões abrem às 7h30 e, na parte da tarde, abrem às 13h.
“Foram 3 meses de revisões em cima de revisões. Essa última semana foi basicamente de passar os olhos em todos os tópicos do edital e aguardar o domingo de prova”, afirma Antônio Carlos Siqueira, 37 anos, formado em Direito. Concorrendo ao cargo de auditor fiscal do trabalho, o concurseiro é um dos 2,1 milhões de brasileiros inscritos no Enem dos Concursos. Trata-se do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), maior processo seletivo para o serviço público da história. O exame será aplicado neste domingo (18).
Na reta final de preparação, o foco e a constância são essenciais para evitar o cansaço mental na prova. É o que defende Letícia Carvalho, professora de administração pública para concursos e servidora da UFPA. “Revisar bastante as dicas e anotações de reta final dada em revisões pelos professores e caminhar com confiança até o dia da prova com gratidão por fazer o melhor que pode”, orienta a professora. Ela lembra que os aprovados são estudantes com rotinas imperfeitas que “não se deixaram abater frente às dificuldades.”
Como foi o estudo e a preparação dos concurseiros?
“Eu fiz simulados, fiz cursos específicos através de videoaulas e também fiz outras provas anteriores pra conhecer o perfil da banca”, declara Fábio Louzada, advogado e jornalista de 34 anos. O candidato, que almeja o cargo de técnico do IBGE, conta que fez, além de tudo, curso de redação, ponto fraco dele durante a faculdade. Louzada também estudou bastante as matérias exatas, principalmente matemática, disciplina que admite ter dificuldade.
Hilda Caetano estuda para o concurso há um ano, desde agosto de 2023. A contadora de 42 anos destaca que não se prepara especificamente para o CNU, mas para o conteúdo do bloco 7 do exame, escolhido na inscrição. “O CNU permite a você se candidatar a vários cargos, desde que tenha a devida formação solicitada. Diante disso, concorro aos cargos da área contábil e os que são para qualquer nível superior no bloco 7”, explica.
VEJA MAIS
Ádame Garcia deu algumas dicas para os candidatos manterem a tranquilidade na hora da prova, no domingo. “Peço para o estudante ficar calmo, descansar, fazer tudo para não ter grande estresse, chegar cedo ao local de prova e procurar um bom estacionamento, caso ele vá com o próprio veículo, se ele puder que alguém o leve é melhor deixá-lo na porta, porque ao final essas coisas acabam sendo importantes para que o candidato tenha tranquilidade e faça uma boa prova e consiga aprovação”.
Quais as dicas dos professores sobre o conteúdo da prova?
“Nos últimos concursos, encontramos questões e comandos de redação que exigiram mais leitura do candidato. Logo, a nossa expectativa é que isso se confirme novamente”, indica Elton Marinho, professor de redação para concursos.
O idealizador do curso Salinha Virtual de Redação ainda dá dois conselhos para quem estuda nesta reta final. O primeiro: revisar as questões objetivas e as redações que o candidato produziu durante os meses de preparação. O segundo: participar da revisão da véspera da prova, “pois os professores de cursinhos conseguem abordar as questões que mais são cobradas pela banca Cesgranrio.”
Para a professora Letícia Carvalho, o que mais pode cair no concurso são políticas públicas. “Conceitos, tipos (atenção da redistributiva) e avaliação. O modelo lógico de políticas públicas: insumos, atividades, produtos, resultado e impacto”, detalha.