Marinha abre cerca de 550 vagas para oficiais temporários
Há oportunidades em nove Distritos Navais, inclusive no Pará
O novo processo seletivo divulgado pela Marinha do Brasil conta com cerca de 550 vagas para o Serviço Militar Voluntário (SMV), distribuídas em nove Distritos Navais. As oportunidades são para o cargo de oficial temporário, destinadas a candidatos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 41 anos no ano da incorporação.
VEJA MAIS
Para a função, serão aceitas candidaturas de profissionais formados em várias áreas, como apoio à saúde, medicina, engenharia, magistério e técnica, que deverão receber o salário bruto inicial de R$ 9.070, com progressão ao longo dos anos. A Marinha pontua que o vínculo entre a instituição e os futuros militares poderão ser renovados anualmente, podendo chegar a até oito anos.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de novembro deste ano, pelo link “Serviço Militar Voluntário’', no Distrito Naval (DN) para o qual deseja concorrer (por estado).
Após a inscrição, o participante terá acesso ao Aviso de Convocação, previsto para ser divulgado no dia 9 de novembro, com todos os detalhes da seleção. Será cobrado o valor de R$ 140 referente à taxa de participação.
Vagas
O Pará corresponde ao quarto Distrito Naval das nove áreas de jurisdição da Marinha. Neste DN também é incluso o estado do Amapá, que juntos ofertam 18 vagas para as especialidades de médicos (infectologista, urologista, terapia intensiva, anestesiologista e oftalmologista); cirurgião dentista; enfermagem; serviço social; ciências náuticas; e engenharia de sistemas de computação.
Os demais estados com oferta de vagas são Rio de Janeiro, Minas Gerais; Espírito Santo; Bahia; Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco; Alagoas; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Mato Grosso do Sul; Distrito Federal; São Paulo; Paraná; Rondônia; e Amazonas.
Fases da seleção
O processo seletivo será composto por várias etapas de avaliação, sendo a primeira uma prova objetiva com 50 questões de língua portuguesa e de formação militar, prevista para ser aplicada no dia 5 de fevereiro de 2023.
As outras fases da seleção incluem verificação de dados biográficos e verificação documental; inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso; prova de títulos; designação à incorporação; e incorporação.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA