Exército abre concurso para preencher 440 vagas; acesse
Do total de oportunidades, 400 vagas são para homens e 40 para mulheres
Foi divulgada nesta quarta-feira, 29, no Diário Oficial da União, a abertura do novo concurso público destinado ao preenchimento de 440 vagas à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx 2020). Acesse o edital.
Do total de oportunidades, 400 vagas são para candidatos do sexo masculino, enquanto 40 ao sexo feminino, sendo que há vagas a pessoas especificadas nos itens do edital.
Os aprovados e admitidos à convocação do curso, com duração de cinco anos, entrarão em regime de internato. No primeiro ano, as aulas serão ministradas na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Como do segundo ao quinto ano, o militar em formação receberá o título de cadete com aulas na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no município de Resende, no Rio de Janeiro.
Após realizar a conclusão do curso, o profissional será declarado Aspirante a Oficial (Asp) do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de Bacharel em Ciências Militares.
O exame intelectual aplicado em dois prováveis dias. No primeiro terá o conteúdo de português, redação, física e química, com realização no dia 26 de setembro de 2020. No dia seguinte, os candidatos terão a continuação do exame com questões de matemática, geografia, história e inglês. Em ambos os dias, a resolução das provas ocorrerá das 13h30 às 18h, de acordo com o horário de Brasília.
Veja as principais datas:
Inscrições
5 de maio a 3 de junho de 2020
Solicitação de isenção da taxa de inscrição
5 a 7 de maio de 2020
Pagamento da taxa de inscrição
Até 4 de junho de 2020
Emissão do Cartão de Confirmação de Inscrição
15 a 27 de setembro de 2020
Realização do Exame Intelectual
26 e 27 de setembro de 2020
Divulgação dos candidatos aprovados
Até 27 de novembro de 2020
Apresentação dos candidatos convocados para a 2ª etapa
21 de janeiro de 2021
Requisitos
Para o certame, há algumas condições a serem preenchidas, tais como:
- Brasileiro nato
- Idade mínima de 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula
- Ensino médio completo
- Se do sexo masculino, ter no mínimo, 1,60m, sendo a limitação não se aplica ao candidato com até 16 anos de idade, desde que possua a altura mínima de 1,57m e exame especializado revele a possibilidade do crescimento
- Se do sexo feminino, ter no mínimo, 1,55m de altura
- Não ter filho ou dependentes, e não ser casado ou haver constituído união estável
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA