Escola de Sargentos do Exército prorroga inscrições para o concurso de admissão; veja
O certame conta com 1.100 vagas no total, destinadas para homens e mulheres, com o ensino médio completo e idades entre 17 e 24 anos
Devido a problemas técnicos na emissão dos boletos de inscrição de alguns participantes, a Escola de Sargentos das Armas (ESA), do Exército Brasileiro, reabriu o período de inscrições para o concurso de admissão nos cursos de formação e graduação de sargentos até o dia 6 de maio de 2022, pelo site da Instituição. Segundo o aviso de reabertura emitido pela instituição, os candidatos que haviam gerado boleto com data de vencimento inválida e não conseguiram efetuar o pagamento deverão desconsiderá-lo e gerar um novo documento na página do candidato. A taxa de participação é no valor de R$ 95.
O certame conta com 1.100 vagas no total, destinadas para homens e mulheres, com o ensino médio completo e idades entre 17 e 24 anos, exceto para os concorrentes às vagas para músicos e profissionais de saúde, que a faixa etária se estende até os 26 anos. Entre os requisitos, também é exigido que os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos, tenham estatura mínima de 1,60m, e as mulheres tenham 1,57m. Também será cobrada a autorização legal do responsável dos candidatos menores de 18 anos.
As oportunidades são para as áreas de saúde, com 55 vagas para ambos os sexos; música, com 40 vagas para ambos os sexos; e geral, com 900 vagas para homens e 105 para mulheres. Há chances de atuação no Pará, assim como em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, somando 38 municípios contemplados.
As vagas gerais exigem a conclusão do ensino médio e são para infantaria; cavalaria; artilharia; engenharia; comunicações; material bélico – manutenção de viatura auto, manutenção de armamento, mecânico operador, manutenção de viatura blindada; manutenção de comunicações; topografia; intendência; aviação-manutenção.
Para música, o candidato deve possuir habilidade na execução de partituras do instrumento musical para o qual deseja concorrer, sendo submetido a exame de habilitação musical. Entre os instrumentos disponíveis estão: clarineta em MIB/clarineta em SIB; saxhorn barítono em SIB/saxhorn baixo em SIB; saxofone em MIB/saxofone em SIB; tímpanos, bombo, pratos, tarol e caixa surda; trombone tenor e baixo em SIB (de vara); trompete em MIB/SIB – cornetim em SIB /flueghorne em SIB; tuba em MIB/tuba em SIB.
As vagas para a área da saúde exigem curso de técnico ou graduação em enfermagem e registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem e são para técnico em enfermagem.
O processo de admissão envolve as etapas de exame intelectual e inspeção de saúde. Na primeira fase do concurso, os participantes passarão por provas objetivas e discursivas sobre matemática, português, história e geografia do Brasil, inglês, conhecimentos específicos e redação. A segunda fase é composta pelo exame de aptidão física, exame de habilitação musical; comprovação dos requisitos para matrícula, heteroidentificação para autodeclarações e exame psicológico.
Serviço
- Concurso ESA
- Inscrições: até 06/05/22, pelo site www.esa.eb.mil.br
- Taxa: R$ 95
- Salário: não informado
- Vagas: 1,100
Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA