MENU

BUSCA

Concurso Nacional Unificado: veja dicas para se organizar e começar a estudar 'do zero' para a prova

Professores e concurseiros paraenses falam sobre como montar um plano de estudos e quais assuntos os candidatos devem focar e se aprofundar

Gabriel da Mota

Faltando pouco mais de três meses para a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que será aplicada no dia 5 de maio em 220 cidades de todas as regiões brasileiras, incluindo 17 municípios paraenses, é hora de aproveitar as semanas que antecedem o certame para focar nos estudos. De acordo com professores experientes na preparação de candidatos para concursos públicos, ainda há tempo para se organizar, mesmo quem pretende começar do zero, desde que haja constância e qualidade nos materiais consultados.

Professor nas áreas de História e Atualidades para concursos públicos há 26 anos, Orlando Stiebler destaca: “Eu já vi gente passando pra concurso de magistratura estudando três horas por dia, mas estudando sempre. Acredito que a constância é mais importante que o volume de horas, claro, com qualidade de estudo, ambiente adequado, reservado, em que você possa se concentrar, com pouca interrupção”.

VEJA MAIS

A professora de Educação Infantil, Bruna Maciel, 31 anos, está há seis anos estudando para concursos públicos, com foco na área administrativa. Bruna dispensa quatro horas por dia nos estudos, e irá concorrer a vários cargos do sétimo bloco temático, priorizando o de Analista Técnico-Administrativo no Ministério da Gestão e Inovação.

Concurso Nacional Unificado abre oportunidades de vagas em 14 municípios do Pará
A partir de 19 de janeiro, o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que está sendo conhecido popularmente como o "Enem dos Concursos", abrirá inscrições oferecendo 6.640 vagas para 21 órgãos federais.

Concurso Nacional Unificado oferece mais de 2 mil vagas com salários acima de R$ 10 mil
O cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho oferece remuneração de R$ 22.921,71 e também é o que conta com mais vagas disponíveis, totalizando 900.

“Eu sempre tento adaptar os meus estudos de acordo com o grau de conhecimento base que possuo de cada matéria. Como já estudo há um tempo, disciplinas como Direito Administrativo ou Constitucional, estudo por revisão e exercícios. Com matérias novas pra mim, dedico mais o meu tempo, faço estudo por meio de videoaulas e exercícios. Também faço resumos pra assimilar melhor o conteúdo”, detalha a concurseira.

Principais dicas dos professores

  • Se ainda não está estudando, comece o quanto antes;
  • Constância é melhor do que muitas horas diárias de estudo;
  • Escolha materiais de qualidade para estudar;
  • Treine a resolução de exercícios de provas já aplicadas pela banca.

Concurso