MENU

BUSCA

"Vou olhar qual é a postura dessa pessoa, desse partido, em relação a mulheres, negros, ..."

Foi o que disse Fátima Bernardes, jornalista e apresentadora, ao afirmar que dará prioridade de voto nas eleições deste ano aos candidatos que defendem as causas sociais e de minorias

Repórter 70

Apoio a acidentados

Senado analisa o pagamento de pensão alimentícia para vítimas de acidentes com motoristas alcoolizados.

Segurança na infância

Projeto na Câmara transforma em crime hediondo a prática de recrutar crianças para o tráfico de drogas e entorpecentes.

 

"Vou olhar qual é a postura dessa pessoa, desse partido, em relação a mulheres, negros e a comunidade LGBTQIA+”

Foi o que disse Fátima Bernardes, jornalista e apresentadora, ao afirmar que dará prioridade de voto nas eleições deste ano aos candidatos que defendem as causas sociais e de minorias. “Para mim é importantíssimo pessoas que falem sobre a sustentabilidade, a mulher e a diversidade”, opina.

ENERGIA

REUNIÃO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou para a próxima terça-feira, 2, a definição sobre o reajuste da tarifa de energia elétrica no Estado do Pará. O aumento na conta de luz deverá entrar em vigor a partir do próximo dia 7. No dia 12 de julho, a Aneel anunciou redução das tarifas de energia em dez Estados brasileiros. Mesmo abrigando duas das maiores usinas hidrelétricas do País - Tucuruí e Belo Monte - o Pará ficou fora da lista das Unidades da Federação beneficiadas.

REAÇÃO

O governador do Pará, Helder Barbalho, reagiu e pediu audiência com a presidente da Aneel, Camila Bomfim. Depois de reunião, no último dia 19, a Aneel garantiu que o Pará entraria na lista dos Estados a serem beneficiados com a revisão tarifária. A redução é referente à devolução de créditos de PIS/Cofins cobrados indevidamente. A medida deve, portanto, reduzir o impacto do reajuste que será definido na próxima terça-feira.

CANDIDATOS

REGISTRO

O Pará encerrou a semana com apenas um pedido de registro de candidatura para o governo do Estado junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Mas as negociações apontam para pelo menos seis nomes na disputa. Além do senador Zequinha Marinho (PL), que já oficializou a candidatura, serão candidatos o governador Helder Barbalho (MDB), que concorre à reeleição; Cleber Rabelo (PSTU), Shirley Alves (Pros), Sofia Couto (PMB) e Adolfo Neto (Psol).

DISPUTA

Aliás, o nome do PSol na disputa foi definido durante reunião do diretório estadual do partido. A escolha é uma vitória do grupo político do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que derrotou as tendências que desejavam ver a professora Silvia Letícia ou o vereador Fernando Carneiro como candidatos.

HOSPITAL

ESCOLA

Referência no tratamento do câncer no Estado, o Ophir Loyola foi certificado como Hospital de Ensino e Pesquisa e acaba de instituir sua comissão de pesquisa clínica que dará início à implantação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) e protocolos clínicos para a incorporação de novos medicamentos, com o objetivo de melhores resultados na terapêutica e na qualidade de vida dos pacientes.

INOVAÇÃO

A direção do hospital afirma que “o investimento em pesquisa visa a inovação permanente do conhecimento, com reflexos positivos no avanço dos conteúdos curriculares e das metodologias aplicadas nos campos da assistência, ensino e pesquisa.” A comissão é formada pela presidente do hospital, Juliana Chaves, pela vice-presidente Ana Paula Borges, e tem ainda como membros os médicos Rui Barros, Rommel Burbano, Diego Alcântara, Tainah Melgaço e Adams Silva, todos com doutorado.

POLÍCIA

CÂMERAS

O uso das novas tecnologias está ajudando a diminuir o número de mortes durante as operações policiais. Entre os exemplos positivos está a câmera corporal, equipamento que só é utilizado em quatro Estados brasileiros: Pará, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. No Pará, os números não foram divulgados, mas, em São Paulo, a queda chegou a 54%, segundo dados recentes da Secretaria de Segurança Pública. Os defensores da medida afirmam que uma polícia mais equipada e mais transparente, além da diminuição da violência, colhe outros resultados: a comunidade passa a confiar mais nos agentes e a contribuir com informações e denúncias. Detalhe: o Pará é o único do Norte e Nordeste a investir nesse tipo de tecnologia.

MULHER

POLÍTICA

A desembargadora Tânia Reckziegel, ouvidora da Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente da Comissão Permanente de Políticas de Prevenção às Vítimas de Violências, Testemunhas e de Vulneráveis, estará em Belém no próximo dia 2. A magistrada, que é conselheira e ouvidora nacional de Justiça, vai participar da instalação da Ouvidoria da Mulher, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. O evento será marcado por uma roda de conversa com o tema “Ouvidoria da Mulher: um espaço de participação social”.

Em poucas linhas 

Muitas pessoas têm reclamado da quantidade de buracos em Belém, que causam prejuízos para todos, mas ainda mais para taxistas e motoristas de carros de aplicativo.

Tudo tem seu lado “positivo”. É visível o aumento de borracharias e oficinas de balanceamento abertas na capital paraense.

A cidade também tem outra questão que precisa ser enfrentada: a limpeza urbana.

Antes restritos às proximidades de feiras como o Ver-o-Peso, os urubus agora podem ser vistos sobrevoando vários bairros da capital paraense, incluindo a área central.

Resultado do acúmulo de lixo em vários pontos da cidade.

Com os novos dirigentes já eleitos, a Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) confirmou para o dia 18 de agosto a solenidade de posse.

Na ocasião, no salão nobre da Assembleia Paraense, serão empossados os promotores Alexandre Tourinho e Fábia Fournier como, respectivamente, presidente e vice da entidade.

O atual presidente, Márcio Maués, deixa o cargo após dois mandatos.

A Escola Judicial do TRT-8 promoverá, nos dias 18 e 19 de agosto, um simpósio internacional com a participação de juristas do Brasil e Uruguai.

Com realização de conferências e painéis em formato exclusivamente digital na página do tribunal no YouTube, o evento é aberto à comunidade externa, permitindo a participação de advogados e estudantes de Direito, com emissão de certificado.

Não é verdade que o incêndio que destruiu a sede da Prefeitura de Parauapebas foi para, literalmente, queimar arquivo.

Aliás, o fogo teria iniciado justamente na sala da Procuradoria Geral do município.

Repórter 70