REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Vamos mudar a mentalidade', diz Lewis Hamilton após Nelson Piquet chamá-lo de 'neguinho'

O vídeo viralizou nas redes sociais e Hamilton clamou pelo fim de atitudes e comentários racistas no mundo do esporte

Repórter 70

Festa da solidariedade
O Hospital Ophir Loyola promove, amanhã e sexta, 1º de julho, o “Arraiá da Doação” para incentivar a captação de sangue.

Tesouro Nacional
A Dívida Pública Federal subiu 2,01% em maio e ficou em R$ 5,7 trilhões. Em abril, o indicador tinha aumentado 0,45%.
 

image (J.Bosco)

 

"Vamos mudar a mentalidade”

LEWIS HAMILTON, ao se pronunciar, em português, após um vídeo com o brasileiro Nelson Piquet o chamando de “neguinho” viralizar nas redes sociais. Heptacampeão de Fórmula 1, o piloto inglês clamou pelo fim de atitudes e comentários racistas no mundo do esporte, principalmente no automobilismo.

INAUGURAÇÕES

PRAZOS
 
No Pará, e em todo o País, as agendas de inaugurações de obras e serviços com a presença de políticos que são candidatos à reeleição devem ferver até esta quinta-feira, 30, data limite no calendário eleitoral para que os políticos com mandato, e que sejam pré-candidatos a novas legislaturas, participem desse tipo de evento. Também a partir de amanhã passa a ser proibida a participação de pré-candidatos em programas de rádio e TV, seja como apresentador ou comentarista. Nesses canais, só poderão participar nos espaços reservados pela própria mídia para a cobertura oficial das campanhas, e devem respeitar as regras de isonomia de tempo e participação.

DALCÍDIO

LANÇAMENTO
 
O professor Willi Bolle lançará amanhã, em Belém, seu livro “Boca do Amazonas: sociedade e cultura em Dalcídio Jurandir”. O professor esteve na capital paraense em 1967, um ano depois de chegar ao Brasil, para estudar “Grande Sertão: Veredas”. Na viagem, conheceu Benedito Nunes que, duas décadas depois, o convidou para oferecer um curso sobre o filósofo Walter Benjamin na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Desde os anos 1990, Bolle também ministrou cursos no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, por intermédio da pesquisadora Edna Castro.
 
INTELECTUAL
 
Para afirmar a importância de Dalcídio para o conhecimento da Amazônia, desde o começo Willi Bolle tenta articular a sua obra com a de autores de projeção internacional, como Walter Benjamin. Com uma produção intelectual bastante dinâmica, ele vem incluindo no estudo do autor a realização de leituras dramáticas e de apresentações teatrais com base nos romances, que foram produzidas entre os anos de 2009 e 2014, em colaboração com professores e estudantes da Escola Dr. Celso Malcher, localizada na Terra Firme.

AUTISMO

BENEFÍCIO
 
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo e Deficiências da Assembleia Legislativa do Pará, presidida pelo deputado Miro Sanova (PDT), vai realizar hoje, às 9h, no auditório central da Unama BR, o Seminário Energia Azul. O encontro é para informar às famílias que convivem dentro do espectro autista e com deficiências sobre os critérios de acesso ao programa que pode reduzir a conta de energia elétrica em até 65%. O seminário contará com a participação da distribuidora de energia do Pará, Defensoria Pública e entidades da sociedade civil.

UPAS

REMÉDIOS
 
Médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Marighella e da Cidade Nova têm registrado junto ao Sindicato dos Médicos do Pará reclamações pela falta de medicamentos básicos nas duas unidades. Há relatos de falta de dipirona, diclofenaco, dexametasona, cetoprofeno, tramal, morfina, e até os clássicos plasil e buscopan composto.

ABASTECIMENTO

Consultada, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua informou que Upas da Cidade Nova e do Mariguella foram reabastecidas com medicação na última sexta-feira, 24, “assim como acontece toda semana o abastecimento nas Urgências”. A Secretaria informou ainda que os atendimentos seguem normalmente.

VACINAS

QUEDAS
 
O Brasil, que já foi referência mundial em campanhas de imunização, vive um momento crítico no que diz respeito à busca por vacinas disponibilizadas gratuitamente no Sistema Único de Saúde. O problema que começou a se agravar a partir de 2018 se tornou mais crítico em 2020.

RESTRIÇÃO

Uma das razões, segundo estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, foi a pandemia de covid-19, que restringiu a circulação da população e dos profissionais que poderiam ir em busca de crianças com cartão de vacina desatualizado.

ÁPICE

O ápice da vacinação infantil no Brasil foi em 2015 e a partir daí os dados começaram a declinar. Segundo o estudo da Fundação, entre as causas estão o receio das reações adversas causadas pelas vacinas e o desconhecimento do calendário básico vacinal.

Em Poucas Linhas

► O ex-secretário municipal de Direitos Humanos de Belém Max Costa é um dos integrantes da equipe técnica da Câmara Federal que vai assessorar a deputada Vivi Reis na construção do relatório da Comissão Externa que acompanha as circunstâncias do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Max vai acompanhar a parlamentar nas oitivas que serão feitas em Atalaia do Norte, no Amazonas, nesta quinta e sexta.

► A Comissão Estadual de Assuntos Minerários da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Pará realiza hoje, em Belém, a I Conferência de Mineração & Bioeconomia do Estado do Pará. O evento, com entrada franca, é destinado a estudantes, advogados, representantes do setor público e privado e autoridades do setor. A comissão é formada por 21 advogados e a conferência será o primeiro evento da nova gestão na OAB-PA.

► O Instituto de Metrologia do Pará inaugura hoje o Centro Tecnológico de Marituba. O CT Marituba vai atuar na verificação e aferição de caminhões-tanque, utilizados no transporte de combustíveis e outros produtos. A novidade no centro será o uso de bombas injetoras, que vão garantir mais rapidez e precisão na medição da capacidade de volume transportado.

► Começam na sexta-feira, 1º de julho, em Castanhal, as celebrações pelo Dia de Cooperar, o Dia C.  A programação foi pensada para incentivar hábitos saudáveis, cuidar do meio ambiente e fomentar a economia local. Na sexta-feira haverá feira de produtos locais e ecoponto de arrecadação de resíduos. No sábado, pedalada pela cidade. A promoção é da Sicredi Norte, em parceria com a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (Ceac), AmazonCoop e Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!