MENU

BUSCA

R70: 'Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós', diz Lula

Lula acompanha as despedidas fúnebres de Papa Francisco

Repórter 70

Luz mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou ontem que a bandeira tarifária para o mês de maio será amarela.

Fla em alta

O Flamengo registrou US$ 212 milhões em receita operacional em 2024, o maior valor entre todos os clubes das Américas.

"Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós"

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, participou ontem do velório do Papa Francisco.

PRAÇAS

CUIDADO

A Câmara Municipal de Belém aprovou o projeto que institui o programa Adote uma Praça. O texto estabelece regras especiais para a celebração de termos de cooperação entre o município e a iniciativa privada ou pessoas físicas e jurídicas de direito público para a ocupação dos espaços, podendo desenvolver atividades econômicas ao mesmo tempo em que se responsabilizam pela manutenção e recuperação de brinquedos e outras benfeitorias. Segundo o vereador Fábio Souza (MDB), líder do governo na Casa, o projeto de lei do Executivo vai facilitar a rápida recuperação desses logradouros. “Agora temos a oportunidade, nessa parceria, de recuperá-las mais rapidamente e a população vai usufruir melhor das praças”, garantiu.

CELULARES

ROUBOS

Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que o Pará registrou uma redução no número de roubos de celulares de 20,2%, com 456,4 casos registrados a cada 100 mil habitantes em 2022 contra 364,1 em 2023. Em 2023, o número de furtos de celulares no Brasil como um todo caiu 10,1% em comparação a 2022. Foram registrados 442,9 mil furtos em 2023, contra 492,9 mil em 2022. A queda foi registrada em 21 das 27 unidades da Federação. Já em relação aos roubos, houve estabilidade: 490 mil em 2022 e 494 mil em 2023. Ainda assim, 12 estados registraram queda.

EXPRESSO

PARÁ-JAPÃO

No Japão, onde cumpre agenda oficial de trabalho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, visitou o Pavilhão Brasil na Expo Osaka 2025 e foi destaque no espaço. Em uma das ações da feira, na qual o visitante carimba seu passaporte da expo mostrando que visitou determinado país, Sabino carimbou os passaportes de alguns visitantes que se surpreenderam ao saber que estavam com um ministro paraense.

RELAÇÃO

O Japão tem uma estreita relação com o Pará, estado que foi a porta de entrada da imigração japonesa na Amazônia, em 1929, pelo município de Tomé-Açu, que se tornou a terceira maior comunidade japonesa no Brasil e é um importante polo agrícola, contribuindo para o desenvolvimento da Amazônia.

DIPLOMACIA

Durante a viagem, o ministro paraense também foi recebido na Embaixada do Brasil em Tóquio pela encarregada de negócios da embaixada no Japão, ministra Patrícia Barbosa Lima Côrtes.

FLUXO

No encontro, que reuniu as equipes técnicas do Ministério do Turismo e da Embaixada, os times conversaram sobre o perfil do turista japonês e formas de alavancar o fluxo turístico entre os dois países. O deputado federal Nelson Padovani acompanhou o ministro na visita.

AFTOSA

LIVRE

Um ano depois da última vacinação de bovinos contra a febre aftosa, o Pará comemora a saúde do rebanho, que segue sem nenhum registro da doença. Com o reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) deu início ao processo de substituição da vacina por uma vigilância baseada em fatores de risco. Foram intensificadas ações como a inspeção clínica de animais suscetíveis à febre aftosa, o mapeamento das propriedades e a inspeção regular de propriedades. Medidas são importantes para manter a sanidade do rebanho e assegurar, por exemplo, a exportação de boi em pé, cujo maior produtor é o Pará. Com a zona livre é possível conquistar mercados mais exigentes como Japão, Canadá e Filipinas.

ELEIÇÕES

PREPARATIVOS

Já pensando nas eleições de 2026, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, promoveu uma série de reuniões com os dirigentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país. Os encontros foram realizados entre os dias 3 e 23 de abril, no gabinete da Presidência do TSE, em Brasília. O presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, participou do encontro em que estiveram presentes os dirigentes dos tribunais das regiões Norte e Centro-Oeste. Na pauta, temas como a mobilização de eleitores para o pleito do próximo ano; a ampliação da acessibilidade; o incentivo ao voto facultativo; e ações conjuntas para alcançar 100% do eleitorado com biometria.

EM POUCAS LINHAS

➤ A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está apoiando duas feiras de empreendedorismo feminino, que ocorrem hoje e amanhã, no Portal da Amazônia e Praça Brasil. As feiras vão reunir cerca de 100 empreendedoras. Haverá vendas de produtos diversos, como semijoias, artesanato, comidas típicas e biocosméticos. A feira vai se repetir a cada 15 dias, em espaços públicos de Belém.

➤ Também neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza programação especial no Bosque Rodrigues Alves para celebrar o Dia da Conservação do Solo, o Dia Nacional da Botânica, o Dia dos Povos Indígenas e o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído. Todas as datas transcorrem no mês de abril. Durante a programação serão apresentadas ao público as novas moradoras do Bosque Rodrigues Alves. São duas araras, uma canindé e uma macau, que serão incluídas no conjunto de fauna do Bosque. As araras foram apreendidas pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar e encaminhadas para o Parque Zoobotânico.

➤ A Polícia Civil do Pará tem um novo delegado-geral. Raimundo Benassuly assumiu a função durante a cerimônia comemorativa aos 149 anos da instituição. Ele ocupa o cargo pela terceira vez em sua carreira como servidor da instituição.

➤ Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) apreenderam, nesta sexta-feira, quase 14 toneladas de pescado congelado, na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Itinga, no município de Dom Eliseu, nordeste do Estado. A mercadoria, avaliada em R$ 111.547,00, era procedente de Santa Izabel do Pará e destinada a Teresina/PI. A carga de pescado foi remetida por estabelecimento comercial sem o recolhimento do ICMS.

➤ A turma 1805 do colégio Santa Rosa está participando da gincana solidária para arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene que serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Repórter 70