R70: 'Não me omiti, procurei agir', diz Carlos Lupi sofre fraudes no INSS
Ministro da Previdência Social negou que tenha se omitido ao receber alertas de fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) desde 12 de junho de 2023
“Robocalls”
Os brasileiros recebem 10 bilhões de ligações feitas por robôs por mês. Elas testam linhas ativas e facilitam golpes.
Cinema
O filme “Ainda Estou Aqui” recebeu três estatuetas na 12ª edição dos Prêmios Platino del Cine Iberoamericano, ontem.
"Não me omiti, procurei agir.”
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, negou que tenha se omitido ao receber alertas de fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) desde 12 de junho de 2023.
CARNE
RASTREADA
O governo do Pará firmou com representantes do setor produtivo Termo de Intenções e Colaboração ao Programa Pecuária Sustentável do Pará. As empresas se comprometeram a, entre outras ações, comercializar produtos com a certificação do programa, a partir do segundo semestre deste ano. Também devem fazer investimentos para compra dos brincos eletrônicos e chips que alimentarão o Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará, lançado em 2024. Cinco grandes grupos do setor alimentício já aderiram ao programa e a meta é, até 2026, implantar a rastreabilidade individual de todo o rebanho bovino paraense - do nascimento ao abate. O aporte da companhia faz parte do Fundo de Florestas, iniciativa que destina R$ 50 milhões em projetos para o combate ao desmatamento por meio do fortalecimento de iniciativas da sociobiodiversidade.
CIDADANIA
NÚMEROS
Balanço divulgado pelo Estado aponta que, no primeiro trimestre deste ano, as Estações Cidadania do Pará registraram mais de 140 mil atendimentos em diversas regiões do Estado. As Estações Cidadania permitem que a população encontre, em um só lugar, serviços como emissão de carteira de identidade, primeiro emplacamento, mudança de categoria e transferência de propriedade de veículos, seguro desemprego, entre outros.
UTI
ALIMENTAÇÃO
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) expediu recomendação a um hospital da rede privada de Belém para que volte a servir alimentação aos acompanhantes de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O documento foi emitido após denúncia anônima que alertou o órgão para a situação enfrentada por familiares de internados no local.
SERVIÇO
Segundo relatos, em 22 de março o hospital deixou de oferecer alimentação aos acompanhantes dessa unidade, restringindo o serviço aos que estão com pacientes na enfermaria, mesmo que seja permitido aos internados na UTI a permanência de alguém para lhes auxiliar durante o período no hospital.
ROTINA
No documento, assinado pela 1ª Promotora do Consumidor em exercício, Regiane Brito Coelho Ozanan, o Ministério Público recomenda que o hospital deixe de utilizar a nomenclatura “visita estendida” para os acompanhantes dos pacientes da UTI, a fim de diferenciar visitantes (visita breve) e acompanhantes (pessoa com função de auxiliar paciente por tempo indeterminado); e que, a partir da admissão dos acompanhantes para pacientes da UTI (casos previstos em lei), seja providenciada a alimentação a eles.
ELEIÇÕES
ACESSO
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará está fazendo uma campanha para ampliar o cadastro de eleitores com deficiência e que vão precisar de algum tipo de auxílio para exercer o direito de voto nas eleições do ano que vem. Batizada de “Acesso com Sucesso”, a iniciativa integra o Plano de Gestão para o biênio 2025-2026 e tem o objetivo de atualizar o cadastro desses eleitores. No Pará, do total de 6.226.373 registrados para votar nas eleições do ano passado, 71.758 informaram ser pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, das 21.431 seções eleitorais, distribuídas por 5.831 locais de votação, 14.757 estavam dentro dos padrões de acessibilidade, segundo o TRE.
TRUMP
EXPORTAÇÕES
Exportadores paraenses têm acompanhado com apreensão as recentes declarações do presidente norte-americano Donald Trump sobre as relações com o Brasil. Em recente entrevista publicada pela revista Time, Trump acusou o Brasil, diretamente, por cobrar tarifas exorbitantes dos EUA e indicou que deve cobrar tarifas ainda mais altas dos produtos brasileiros. “Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram tarifas. É assim que eles sobrevivem. Foi assim que eles ficaram ricos”, alegou Trump.
EM POUCAS LINHAS
► O governador do Amapá, Clécio Luís, do Solidariedade, fechou parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região para ter uma base do estado amazônico em Belém, durante a COP 30. Com jurisdição nos estados do Pará e Amapá, a Justiça do Trabalho receberá a comitiva do estado vizinho, que utilizará um espaço do tribunal no Umarizal para realizar reuniões e apresentações sobre o Amapá.
► Há sinais de que Belém ganhará uma nova editora no segundo semestre. Obra de jovens empreendedores que querem colocar em destaque a produção amazônica.
► A Secretaria de Estado de Cultura prorrogou para 30 de abril o prazo de recursos ao Edital 002 - Fomento à Criação de Projetos Culturais. A medida foi tomada em razão da instabilidade na plataforma Mapa Cultural do Pará, causada pelo alto volume de dados.
► O aniversário de 26 anos de criação da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) será comemorado hoje, com programação no Mangueirão, em Belém. A programação vai reunir pessoas atendidas pelos programas da Seel, funcionários e público externo.
► A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará (Artran) divulgou boletim estatístico da Ouvidoria do órgão, referente ao período de junho de 2024 a março de 2025. No total foram registrados 6.171 atendimentos à população, entre pedidos de informação, reclamações, denúncias e solicitações de providências. Foram recebidas de 30 a 40 mensagens por dia pelo aplicativo de mensagens. A maior parte dos atendimentos é relacionada a pedidos de informação, que somam 5.911 registros. As reclamações totalizam 242 ocorrências, seguidas por 14 denúncias e quatro solicitações de providências.
► O Pará recebeu na semana passada uma comitiva formada por 22 representantes dos governos da República Democrática do Congo e da Indonésia. A visita fez parte da missão de intercâmbio promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).