Fortuna
Um total de 204 novos bilionários surgiu no mundo em 2024, quase quatro por semana, aponta a ONG Oxfam.
Anúncio
Os nomes das atrações do Global Citizen Festival 2025, a ser realizado em Belém, serão conhecidos em 30 de abril.
"Nada vai entrar no nosso caminho porque nós somos americanos.”
Donald Trump no discurso de posse para o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, realizado ontem.
CARBONO
DEMANDA
Em Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu com representantes do Mercuria Energy Group, um dos principais grupos independentes de energia e commodities do mundo. Na pauta, o aumento da demanda por créditos de carbono jurisdicionais no âmbito do Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que está em desenvolvimento no Pará. No encontro, que contou com participações de Enric Arderiu, vice-presidente, e Celso Fiori, diretor da empresa no Brasil, o chefe do Executivo estadual destacou os principais avanços obtidos na construção do sistema no Pará, contando com a participação de povos indígenas, quilombolas, extrativistas, agricultores familiares e membros de comunidades tradicionais.
EMISSÕES
O Sistema de REDD+ do Pará é uma das estratégias para a redução de emissões de gases do efeito estufa previstas no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), instituído pelo governo estadual. Uma das metas do PEAA é reduzir, no mínimo, 37% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) provenientes da conversão de florestas e do uso da terra até 2030, além da redução de 43% até dezembro de 2035.
CARNAVAL
EDITAL
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município de Belém deve lançar, na semana que vem, o edital do Carnaval de 2025. A informação foi confirmada pelo titular do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Anderson Reis, durante encontro com grupos do carnaval de Belém, Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e Mosqueiro. O edital será o pontapé inicial para os preparativos oficiais da festa que vai reunir Escolas de Samba do Grupo Especial, escolas do 1º e 2º grupos e blocos.
MOSQUEIRO
A prefeitura ainda não definiu as datas dos desfiles, nem o valor da subvenção que será repassada às agremiações, mas já está certo que neste ano voltará a ser realizado concurso oficial de blocos em Mosqueiro.
TRIBUNAL
SOB NOVA DIREÇÃO
Foi marcada para o próximo dia 31 a posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado. O evento será realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
CARGOS
O conselheiro Fernando Ribeiro tomará posse no cargo de presidente da Corte de Contas. Luís Cunha assumirá a vice-presidência e o conselheiro Odilon Teixeira, a corregedoria da Corte de Contas. O mandato é de dois anos. Fernando Ribeiro foi eleito no último dia 10 de dezembro. Ele substituirá a atual presidente, Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes.
SERVIDORES
SALÁRIOS
O governo do Pará inicia no próximo dia 29 o pagamento do funcionalismo público estadual. As liberações começarão pelos inativos militares e pelos pensionistas civis e militares, seguidos pelos inativos civis e pelas pensões especiais da Secretaria de Estado de Planejamento. O processo será finalizado no dia 31 de janeiro, com o pagamento aos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tanto da capital quanto do interior.
FLORESTA
CONCESSÃO
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) marcou para amanhã uma audiência pública no município de Santarém, no oeste paraense, para apresentar e debater o pré-edital de licitação pública para concessão florestal na região do Mamuru-Arapiuns, que integra as regiões de Integração Tapajós e Baixo Amazonas.
AUDIÊNCIAS
Durante a audiência serão discutidos manejo, categorias de espécies, indicadores de produtividade e potenciais impactos socioambientais. O governo afirma que o objetivo das audiências públicas é “garantir transparência e participação pública em todas as etapas do processo licitatório”. O pré-edital e seus anexos já estão disponíveis para consulta no site oficial do Ideflor-Bio.
Em Poucas Linhas
► Em Davos, na Suíça, o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho. Entre os assuntos tratados, projetos já em andamento e a concessão de áreas de restauro no Estado.
► A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) iniciou ontem campanha de doação de sangue em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), na unidade Indústria Saudável, em Belém. A campanha segue hoje e amanhã em empresas do Sistema Fiepa (Federação das Indústrias do Pará).
► A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e o Grupo Ser Educacional, por meio da Universidade da Amazônia (Unama), lançaram o projeto “Primeira Renda”. A iniciativa tem a parceria das plataformas Peixe30 e GoKursos, e busca a inserção de jovens no mercado de trabalho. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta segunda-feira (20), durante cerimônia no Centro de Formação dos Profissionais da Atenção Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém. Por meio de orientação profissional e cursos de capacitação gratuitos, o projeto “Primeira Renda” busca qualificar e viabilizar a entrada de jovens no mercado de trabalho, utilizando a tecnologia para ampliar as oportunidades de aprendizagem. Para participar, o estudante precisa realizar um cadastro no aplicativo Peixe30, onde seguirá uma trilha de aprendizagem online que inclui, por exemplo, a realização do Assessment, uma avaliação das habilidades do participante, destacando suas áreas de interesse e competências. O projeto inclui, ainda, parceria com instituições e empresas, que devem oferecer as vagas na plataforma e realizar a contratação do candidato.
► Balanço divulgado ontem aponta que no ano passado o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, administrado pela Organização Social Pará 2000, recebeu mais de 320 mil visitantes. Um dos destaques do balanço foram visitas realizadas por escolas. No ano passado, o parque recebeu mais de 8 mil alunos de 155 instituições de ensino, de diferentes regiões do Estado.