REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'Minha história como jogador termina aqui', diz Marcelo ao anunciar aposentadoria

Repórter 70

Julgamento virtual
O STF começa a julgar hoje recursos à decisão que estabeleceu que não é crime o porte de maconha para consumo pessoal.

Pesquisa de janeiro
Crime e violência (38%), saúde (37%) e pobreza e desigualdade social (36%) são as maiores preocupações do brasileiro.

image Ex-lateral Marcelo anuncia a aposentadoria (J. Bosco)

"Minha história como jogador termina aqui, mas ainda tenho muito a dar ao futebol.”

Marcelo, lateral, ídolo de Fluminense e Real Madrid, anunciou nesta quinta-feira (6) sua aposentadoria do futebol, aos 36 anos.

ENERGIA
DO PARÁ

Belo Monte, no sudoeste do Pará, foi a usina hidrelétrica que mais gerou energia para o País em janeiro deste ano, segundo dados divulgados ontem pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No período, a unidade respondeu por 6% da demanda nacional. No chamado horário de ponta, quando ocorre o pico de consumo de energia, entre 18h e 20h, a usina forneceu 12% da energia consumida no Brasil, gerando 10.400 megawatts.

CRÉDITO
INFORMAÇÕES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promove na terça-feira (11), em Belém, o evento “O BNDES Mais Perto de Você”, voltado para micro, pequenos e médios empresários. A ideia é apresentar as principais linhas de financiamento do banco, que incluem recursos para capital de giro, compra de máquinas e equipamentos e crédito para investimentos. Os empresários poderão tirar dúvidas e consultar as opções.

CULTURA
RECORDE

Entre 13 de janeiro e 4 de fevereiro, o Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear)  contabilizou 985 produtores culturais inscritos. O número indica uma média de 42 pessoas inscritas por dia e aponta para um novo recorde de projetos submetidos ao edital deste ano. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 27 de fevereiro e cada produtor pode submeter até dois projetos. O número de projetos submetidos em 2024 já havia apresentado um aumento de 35% em relação ao Edital 2023. E dos 985 produtores culturais que já se cadastraram este ano, 42% vêm de fora da Região Metropolitana de Belém, o que indica uma interiorização do programa.

DESMATAMENTO
QUEDA

Dados do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Pará registrou uma redução de 15% no acumulado entre agosto de 2024 e janeiro de 2025. Neste período foram registrados 808 quilômetros quadrados de área sob alertas de desmatamento, o que representa uma redução de 148 km² em comparação ao mesmo período do ano anterior, e quase o dobro do registrado na Amazônia, que registrou 79 km² de diminuição.

ALERTAS

Ainda de acordo com os dados do Inpe, em janeiro de 2025 o Pará também obteve uma redução significativa, com 25 km² de área sob alertas de desmatamento, o que corresponde a uma queda de 22% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram registrados 32 km². Essa diminuição de 7 km² em termos absolutos reforça a continuidade da redução das taxas de desmatamento no território estadual.

BENÉ
HERÓI

O filósofo, escritor e crítico literário Benedito Nunes, falecido em fevereiro de 2011, aos 81 anos, poderá entrar para o “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”. É o que prevê o projeto de lei de autoria do deputado federal paraense Raimundo Santos (PSD-PA) e que tramita no Congresso Nacional desde a terça-feira passada, dia 4. Na proposta, o parlamentar defende que “não são poucos os registros acerca da sua importância como autêntico gênio”, e que “o nome do paraense Benedito José Viana da Costa Nunes é considerado, não de hoje, uma instituição nacional e global: já transcende a figura humana e chegou à de ícone pelo que sempre representará nos âmbitos da educação, da filosofia e da crítica literária intercontinental”.

EMPREGOS
CAMPO

Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, a agropecuária apresentou um acréscimo de 10.808 postos de trabalho formais no ano. O resultado representa o oitavo ano consecutivo em que o setor apresenta saldo líquido positivo de empregos. As atividades que mais contribuíram para a criação de vagas foram a produção de ovos, cultivo de soja, atividades de apoio à produção florestal e produção de sementes certificadas. Na contramão da média nacional, contudo, o Pará ficou com saldo negativo de empregos no setor, perdendo 2.479 postos.

EM POUCAS LINHAS

► O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará, formado pelos hospitais universitários Barros Barreto e Bettina Ferro, alcançou o primeiro lugar no ranking nacional da Controladoria-Geral da União (CGU), entre 320 órgãos avaliados. A instituição se destacou pela agilidade nas respostas às solicitações de acesso à informação pública na plataforma Fala.BR, com um tempo médio de 1,75 dia, superando a média nacional de 13,75 dias. Além disso, obteve 92% de satisfação dos solicitantes e não registrou omissões nas respostas durante o ano.

► O ex-prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, é o novo secretário regional de governo do Baixo Amazonas. A nomeação foi publicada, ontem, no Diário Oficial do Estado.

► O Conselho Estadual de Cultura (CEC-PA) realizará, no sábado, um seminário para debater a elaboração de um documento orientador para valorizar a diversidade e as distintas propostas na área cultural. O encontro ocorrerá no Teatro Estação Gasômetro e vai reunir fazedores de cultura, mestres populares e pesquisadores.

► A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu, ontem, inscrições on-line para o primeiro Processo Seletivo Simplificado exclusivo para professores quilombolas do ensino regular. O processo será para a contratação temporária de profissionais de nível superior para atuação na rede pública estadual de ensino, em unidades localizadas em territórios quilombolas, e ainda nas escolas que reúnem estudantes oriundos desses territórios.

► A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Belém lançou uma campanha para aumentar a formalização de comerciantes que atuam na capital. A estimativa é que aproximadamente onze mil comércios estejam funcionando sem alvará. Quem aderir ao plano de regularização poderá parcelar débitos atrasados em até dez vezes. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!