MENU

BUSCA

R70: 'Eu não devo nada. Não tem crime nenhum da minha parte', diz Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, alegou ser alvo de perseguição e afirmou, ontem, que teme ser assassinado caso seja preso

Repórter 70

Estrangeiros
O governo brasileiro retoma hoje a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Mobilização
O pedido de urgência do Projeto de Lei que anistia condenados pelos atos do 8 de Janeiro conta com assinaturas de 240 deputados.

"Eu não devo nada. Não tem crime nenhum da minha parte.”

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, alegou ser alvo de perseguição e afirmou, ontem, que teme ser assassinado caso seja preso.

PARÁ

ESCRAVIDÃO

A Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, publicou ontem a atualização do Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas (semelhantes) à escravidão, a chamada “lista suja” do trabalho escravo. Neste mês, o documento reúne 155 novas pessoas físicas (patrões) e jurídicas (empresas). Desse total, 38 nomes são de patrões e empresas que atuam no Pará, sendo 37 com nomes e atividades relacionadas ao Estado e uma relacionada ao Maranhão, mas com endereço na cidade de Rondon do Pará, sudeste paraense.

DENDÊ

INVESTIMENTO

Trinta e duas famílias de 15 comunidades rurais de Garrafão do Norte, no Rio Capim, assinaram contratos com o Banco da Amazônia para o plantio de dendê e, juntas, vão receber quase R$ 7 milhões da linha Ecodendê. O foco é a comercialização direta para a agroindústria de biodiesel. O plantio de dendê terá uma primeira colheita em três anos, com estabilização em sete anos e vida comercial estendida em 25 anos. A cultura é uma oportunidade de aproveitamento de área e diversificação de renda, hoje restrita ao cultivo de açaí, fabricação de farinha e gado de corte.

SUSTENTÁVEL

COZINHA

Quatro cozinhas coletivas estão sendo implantadas em comunidades rurais dos municípios de Portel e Breves. A iniciativa, que integra o projeto Sanear Marajó, quer transformar o trabalho das mulheres agroextrativistas em empreendimentos sustentáveis de geração de renda. Além de espaços para preparo de alimentos, as cozinhas devem funcionar como polos de valorização da sociobiodiversidade e fortalecimento da economia local. A ação é coordenada pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e conta com a parceria do Fundo Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundação Banco do Brasil.

AGRO

TAXAS

O agronegócio brasileiro festejou, ontem, a decisão da União Europeia de impor sobretaxas às exportações de soja e carne de frango dos Estados Unidos, em retaliação às taxações do presidente Donald Trump a produtos de países da Europa.

EXPECTATIVA

A avaliação é que o Brasil, maior produtor de soja e frango do planeta, pode ser o grande beneficiado nesta guerra tarifária entre Estados Unidos, China e União Europeia.

DEFICIÊNCIA

ATENÇÃO

Estão tramitando na Assembleia Legislativa do Pará dois projetos de lei que poderão beneficiar pais e mães de crianças atípicas. O primeiro sugere que seja assegurado, às servidoras públicas estaduais, o direito à diminuição da jornada de trabalho em até 50%, sem prejuízo da remuneração, para que elas possam acompanhar os filhos em consultas e tratamentos médicos. O segundo prevê a garantia de prioridade de atendimento em “estabelecimentos de ensino e serviços essenciais públicos e privados, assim como repartições públicas estaduais e empresas concessionárias de serviços públicos essenciais”.

POPULAÇÃO

Os dois projetos tiveram autoria da deputada Lívia Duarte (PSOL). Na justificativa, ela lembrou que o Pará tem cerca de 710 mil pessoas com deficiência, o equivalente a 8,2% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

FLONA

DESOCUPAÇÃO

Sete ocupantes da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, devem deixar a área no prazo máximo de 60 dias. A decisão da Justiça Federal no Pará atendeu a pedido do Ministério Público Federal. Outros 306 ocupantes também devem deixar o local no mesmo prazo, a contar do julgamento final da ação. Se os prazos não forem cumpridos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) poderá desmobilizar as fazendas, retirando o gado e estruturas e, se preciso, pedir apoio da força pública.

EM POUCAS LINHAS

►  Marcada para dezembro, a segunda edição do Prêmio Ampla de Jornalismo terá o tema “COP 30, soluções para os desafios climáticos e para o desenvolvimento amazônico”. O lançamento da premiação será em 9 de maio. A escolha do tema, pela jornalista Giuliana Morrone, reforça a urgência de uma cobertura jornalística comprometida com o futuro da Amazônia e com os debates globais sobre clima e sustentabilidade. A profissional será a curadora e apresentadora da premiação.

►  As prerrogativas da advocacia serão debatidas no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará. Promovido pelo professor Ricardo Evandro, o evento celebrará os 35 anos dos Princípios Básicos da ONU Relativos à Função dos Advogados.

►  Começam amanhã, com uma missa em ação de graças, os eventos alusivos à posse do novo procurador-geral de Justiça, Alexandre Marcus Fonseca Tourinho, para o biênio 2025/2027. A celebração será realizada na Igreja de Santo Alexandre. Em 14 de abril ocorrerá a sessão solene de posse, na Estação das Docas. Tourinho tem 50 anos e concluiu o curso de Direito em 1998. É mestre em Direito Constitucional e promotor de Justiça desde 2002. Já passou pelas comarcas de Breves, Bagre, Barcarena, São Félix do Xingu, Tailândia, Cachoeira do Arari, Novo Repartimento, Abaetetuba, Santa Cruz do Arari, Castanhal, Benevides, Ananindeua e Belém, entre outras. Atualmente é 1º promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa de Belém.

►  Começa hoje a programação do encontro “10 anos da unidade do TCE-PA em Marabá: Fortalecendo a gestão e o controle no sul e sudeste do Pará”. A palestra de abertura será proferida pelo ministro das Cidades, Jader Filho. O evento, que continua amanhã, deve reunir autoridades como o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Stephenson Oliveira, além de especialistas com atuação no controle externo.

Repórter 70