CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'Estamos preparados para defender nossos interesses sem confrontos desnecessários', diz Tebet

Repórter 70

Mais satélites
A Anatel analisa hoje o pedido da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, para ampliar a sua cobertura no Brasil.

Falha no serviço
Os consumidores ficaram, em média, 10 horas e 14 minutos sem energia elétrica em 2024, segundo dados divulgados pela Aneel.

image Simone Tebet (J. Bosco)

"Estamos preparados para defender nossos interesses sem confrontos desnecessários.”

Simone Tebet, ministra do Planejamento, afirmou que vê com preocupação as medidas anunciadas por Donald Trump, mas destacou que o Brasil tem experiência em lidar com o tema por meio da diplomacia.

PROPAGANDA
LEGADO

O partido União Brasil vai usar em todo o País os resultados obtidos pelo paraense Celso Sabino, ministro do Turismo, nas publicações e na propaganda eleitoral gratuitas que o partido tem direito. A estratégia é apontar um recente legado do partido para o Brasil. Entre os resultados que serão propagados estão os recordes de turistas estrangeiros no Brasil, em 2024, de 7,6 milhões de visitantes, e os gastos desses turistas, de U$ 7,3 bilhões, os maiores valores desde o início da série histórica de contagem, em 1970.

CRESCIMENTO

No Pará, o Aeroporto Internacional de Belém também teve o seu melhor ano em 2024, com mais de 4,1 milhões de viajantes, somando 2,8 mil operações mensais em 2024, números que devem crescer neste ano de COP 30 no Pará. Aliás, para a COP, o ministro solicitou reforço às três principais companhias que operam no Pará. A Azul foi a primeira a responder informando um aumento de 25% de voos durante a COP, que representam 15,2 mil lugares durante as duas semanas do evento da ONU. Logo em seguida a GOL respondeu também, com um aumento de 25%, além do novo voo regular de Belém para Miami, a partir de 15 de junho. A Latam também sinalizou com o aumento e deve informar em breve o planejamento detalhado.

SAÚDE
MUTIRÃO

O Tribunal de Justiça do Pará realiza, a partir da próxima segunda-feira (7), a Semana Nacional da Saúde, uma espécie de mutirão para resolver conflitos relacionados à saúde pública e suplementar. A programação inclui a realização de audiências para a conciliação processual, além de workshops, capacitações e palestras. No Pará, a mobilização é coordenada pelo Comitê Estadual de Saúde e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e, além de Belém, haverá atendimento em Redenção, no sudeste do Estado, e Oriximiná, no oeste paraense.

QUINTO
INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo do Quinto Constitucional em andamento na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), que dará direito a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), começam nesta sexta-feira (4). Os advogados interessados em participar devem consultar o edital, no site da instituição, para saber mais sobre os requisitos e passo a passo para o cadastro, bem como futuras datas do processo. A seleção resultará na formação de uma lista sêxtupla paritária em gênero e com cota racial, com três candidatos homens e três candidatas mulheres, sendo um negro e uma negra.

PRESOS
MAUS-TRATOS

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma subcomissão especial para fiscalizar denúncias de violações de direitos humanos praticadas contra os presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A proposta foi do líder da oposição na Casa, deputado Zucco (PL-RS). A Comissão será formada por 12 membros e produzirá um relatório no final dos trabalhos. Na justificativa do projeto, ele afirmou que familiares dos presos têm denunciado casos de maus-tratos em Brasília, que incluíram tratamento degradante sistemático, violação da intimidade e da privacidade.

PARAENSE
REPATRIAÇÃO

A Justiça Federal do Pará determinou que a União adote providências para resgatar a brasileira Karina Ailyn Raiol Barbosa e o filho dela, que estão na Síria, provavelmente em um campo de refugiados e sem contato com a família. A decisão foi tomada em ação da Defensoria Pública da União (DPU). O caso tramita desde 2020. No decorrer do processo, a União argumentou que Karina não havia manifestado desejo de deixar a Síria e que não havia previsão legal para custear as despesas no exterior nem para retirar da Síria a brasileira e o filho dela.

HOSPITAIS
AVALIAÇÃO

A região Norte responde por apenas 5% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) reconhecidas com alto desempenho pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e pela Epimed Solutions. Os números foram divulgados ontem. Dos sete estados, apenas Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins tiveram hospitais reconhecidos. A maioria pertence à rede privada e está localizada nas capitais. Em todo o Brasil foram certificados 304 hospitais. O Pará teve seis hospitais citados entre os com alto desempenho, sendo quatro localizados na capital, e dois no interior, nos municípios de Capanema e Redenção.

EM POUCAS LINHAS

► A assistente social e professora Márcia Lopes será a nova titular do Ministério das Mulheres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a convidar a ex-prefeita de São Paulo e ex-senadora Marta Suplicy, que não aceitou o convite.

► O ex-defensor público geral do Estado, João Paulo Lédo, se licencia hoje da Defensoria Pública do Pará, onde ocupava o cargo de subdefensor público geral. Vai concorrer pelo dispositivo do Quinto Constitucional a uma vaga no Desembargo do Tribunal de Justiça do Estado.

► A Companhia Docas do Pará e a Universidade do Estado do Pará fecharam parceria para monitorar a qualidade da água em quatro importantes portos no Estado: Belém, Miramar, Outeiro e Barcarena. Pela parceria, a universidade passa a realizar análises periódicas nessas áreas, elaborando relatórios mensais que vão subsidiar a gestão ambiental da companhia. O trabalho será conduzido pelo LabÁgua - laboratório referência na pesquisa das águas amazônicas.

► Para aumentar a segurança dos pacientes, o Hospital Barros Barreto comprou um dispositivo para o fracionamento automatizado de medicamentos. Com capacidade para unitarizar até 2,6 mil doses por hora, a tecnologia melhora a rastreabilidade, embalando cada unidade com informações registradas por código de barras.

► O Instituto Silvio Meira lançou uma obra inédita para homenagear Helena Valdés, a primeira advogada do Pará, inscrita na OAB-PA sob o número 0098. O livro, mais um com o selo do instituto, reúne 26 artigos que tratam de temas como “O direito, as mulheres e a advocacia”. Com mais de 300 páginas, a obra teve a coordenação geral do presidente do instituto, André Meira, e contou com a comissão científica das advogadas e juristas Ana Maria Barata, Ângela Serra Salles, Avelina Hesketh, Roberta Coelho de Souza e Paula Frassinetti Mattos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!