MENU

BUSCA

R70: 'Eles precisam decidir o que são', diz Hamilton Mourão, senador

Hamilton Mourão rebateu ontem as críticas do presidente Lula às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump

Repórter 70

Trabalho no Brasil
O desemprego entre os jovens de 18 a 29 anos é mais que o dobro da taxa observada no grupo de pessoas com 30 a 59 anos.

Temporada de golpes
AGU oficia Google e Apple contra apps falsos sobre o Imposto de Renda. Tais apps surgem sempre no período de declaração do IRPF.

"Eles precisam decidir o que são.”

Hamilton Mourão, senador, rebateu ontem as críticas do presidente Lula às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Em publicação no X, o congressista afirmou que o petista precisa decidir se defende uma política econômica protecionista ou liberal.

BRT

TRANSFERÊNCIA

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) emitiu documento recomendando à prefeitura de Belém e ao governo do Estado que façam a transferência total da implantação e gestão do Sistema BRT municipal de Belém para o Estado. Segundo o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Habitação e Urbanismo, Raimundo Moraes, que assina o documento, a medida vai garantir a prestação de serviço adequado de transporte público na Região Metropolitana de Belém.

INTEGRAÇÃO

No documento o MPPA recomenda que seja feita a gestão unificada dos dois sistemas (Municipal e Metropolitano), “garantindo integração física, tarifária e operacional, apontando que, devido ao evento da COP-30 previsto para novembro de 2025, podem ocorrer dificuldades de fluidez do trânsito, pois é um evento internacional que exige estrutura eficiente de transporte”.

ACIDENTE

MONITORAMENTO

Operando desde o final do ano passado, o novo Sistema de Registro de Acidente de Trânsito (Sisdat), desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), já registrou 63 acidentes sem gravidade, envolvendo 129 veículos. Os dados foram divulgados nesta semana. O sistema pode ser utilizado apenas em casos de colisões simples, sem vítimas e com danos exclusivamente materiais, em Belém, rodovias estaduais e na BR-316 (do quilômetro zero ao 18). De acordo com o levantamento do Detran, nos primeiros meses de funcionamento da ferramenta, os principais acidentes nesses trechos foram colisões envolvendo veículos de passeio, um total de 92 registros. Em segundo lugar ficaram os acidentes com caminhões, totalizando 14 casos.

CINE

DIGITAL

Mais de 160 filmes do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Pará estão sendo digitalizados em São Paulo. O trabalho é acompanhado por técnicos do Estado. Atualmente o MIS possui 594 películas. É a primeira vez que parte do acervo passa por processo de digitalização em larga escala. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), responsável pelo museu, que faz parte do Sistema Integrado de Museus e Memoriais.

RECURSOS

O investimento é de cerca de R$ 500 mil e os recursos são oriundos da Lei Paulo Gustavo. Majoritariamente em película, o acervo do MIS exige cuidados técnicos específicos que, muitas vezes, implicam na limitação do acesso direto do público ao conteúdo. A digitalização é considerada um passo importante para ampliar a circulação desse material, sobretudo em pesquisas, documentários e outras produções.

TERRA

REGULARIZAÇÃO

O Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) apresentaram, nesta semana, o balanço das ações do primeiro trimestre de 2025 em relação à regularização fundiária e habitacional em todo o território estadual. Os números apontam que 3,4 mil títulos de terra foram entregues pelo Iterpa nos três primeiros meses do ano, enquanto a Cohab realizou a entrega de 661 títulos de propriedade somente no município de Redenção, no sudeste paraense. Municípios do interior foram contemplados em março, quando houve a entrega de mais de 800 títulos nos municípios de Santa Izabel do Pará, Abaetetuba e Tomé-Açu. Além disso, o programa de regularização fundiária estadual já entregou títulos de terra para mais de 2,5 mil famílias de Ananindeua.

CLIMA

TRABALHO

O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizam, no dia 25, audiência pública com o tema “Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho: quente demais para trabalhar?”. O evento faz parte das ações do Abril Verde, mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O público-alvo é formado por trabalhadores que atuam em espaços a céu aberto, entre eles, trabalhadores da construção civil, mineração, limpeza urbana e transporte público. Também serão convidados representantes de entidades empresariais e de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, além representantes de órgãos governamentais.

EM POUCAS LINHAS

► O Tribunal de Justiça do Pará realiza até hoje a 5ª edição do Projeto Expedição Justiça: Cidadania Sem Fronteiras, na comunidade quilombola de Tapagem, no município de Oriximiná, oeste do Pará. A ação faz parte da Semana Nacional de Saúde, coordenada, no Pará, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O projeto oferece também emissão de documentos, orientação jurídica e atendimento psicológico, entre outros serviços.

► A Fundação Cultural do Pará (FCP) abriu inscrições para o Curso de Luteria no Núcleo de Oficinas Curro Velho.  Ministrado pelo luthier Márcio Corrêa, o curso é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Empresas Concessionárias Florestais, que doou a madeira certificada que será utilizada nas aulas.

► A arte secular da luteria - construção e restauro de instrumentos de corda -  tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, impulsionada por escolas especializadas e pela valorização do trabalho artesanal.

► A Semana Santa será de tempo chuvoso em várias regiões do Pará, segundo o boletim meteorológico divulgado ontem. Na Região Metropolitana de Belém, a média de chuvas esperada para este mês é de 465 mm de chuva, o que equivale a quase meio metro de água acumulada.

► Cientistas brasileiros e chineses se reúnem até esta sexta-feira, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém, para desenhar um plano de cooperação científica internacional voltada ao desenvolvimento sustentável na região amazônica. A programação é vinculada à Iniciativa Amazônia+10, em parceria com a Fundação Nacional de Ciências da China (NSFC) e a Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa). O encontro reúne 31 cientistas chineses, sendo seis integrantes do NSFC e 25 pesquisadores vinculados a diferentes instituições, além de 25 brasileiros.

Repórter 70