CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'É preciso reconhecer programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida', afirma Otoni de Paula

Deputado federal evangélico do MDB carioca, Otoni justificou os elogios que dirigiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Repórter 70

Alerta do governo
Tempestade pode provocar deslizamento e inundações em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais neste fim de semana.

Lei sancionada
Governos terão que divulgar dados de rendimento escolar de alunos e currículo de diretores. Regra vale para todo o Brasil.

 

image (J.Bosco)

 

“É preciso reconhecer programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida.”

Otoni de Paula, deputado federal evangélico do MDB carioca, justificando em entrevista à CNN Brasil os elogios que dirigiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

ANIMAIS

APREENSÃO

Esta semana foi marcada por mais uma operação da Polícia Federal com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Receita Federal para apreensão de artefatos e espécimes da fauna silvestre brasileira que estavam em vias de serem embarcados para o exterior. Durante a operação, foram confiscados três cocares e um chocalho, feitos com penas de aves silvestres; e onze animais mortos, incluindo duas serpentes, uma cabeça de lagarto, um escorpião, duas rãs, três centopeias e duas lesmas. Os itens e animais estavam nas bagagens de passageiros: um dos cocares foi encontrado com uma passageira portuguesa que retornava a Portugal.

EMBRAPA

LANÇAMENTO

A Embrapa lançará na terça-feira (22), na sede da instituição em Belém, duas novas variedades de feijão-de-metro, aquele utilizado em saladas, nas cores roxo e verde-oliva. A BRS Lauré e BRS Raíra são as primeiras cultivares desse tipo de feijão recomendadas para o estado do Pará. Além das cores diferenciadas, elas possuem vagens mais longas e são mais produtivas que os tipos atualmente utilizados no campo.

INOVAÇÃO

O feijão-de-metro é um tipo de feijão-caupi, cujas vagens são consumidas inteiras cruas ou cozidas na forma de saladas ou em outros pratos. Leguminosa nativa da Ásia, o feijão-de-metro, também conhecido como feijão-verde, foi introduzido no Pará no início do século 20 por imigrantes japoneses. Atualmente é cultivado em sua maioria por pequenos produtores nos cinturões verdes de diversas cidades paraenses e colhido o ano todo. As novas variedades da Embrapa são voltadas para fortalecer e diversificar a produção da agricultura familiar do estado.

PRODUÇÃO

Apesar de não haver estatísticas específicas sobre a produção de feijão-de-metro no estado, a Central de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA) estima que o volume produzido nos últimos cinco anos no estado (2019 a 2023) foi em torno de 700 a 800 toneladas em uma área plantada estimada em 20 hectares. Os maiores produtores paraenses são os municípios de Santo Antônio do Tauá, Curuçá, Maracanã, Santa Izabel e Castanhal.

DETENTOS

TRABALHO

Um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) disponibiliza vagas de trabalho para as pessoas privadas de liberdade do regime semiaberto, da Unidade de Custódia e Reinserção do Coqueiro (UCR Coqueiro). Desde a sua criação, em 2016, mais de 50 internos já passaram pelo projeto Acuaré, que garante remuneração e tem jornada de trabalho máxima de 44 horas semanais. O projeto permite que eles desenvolvam habilidades em áreas como manutenção predial, pintura e refrigeração. O interno que recebe como benefício o salário mínimo, a contribuição previdenciária e 25% do salário é destinado à família dele.

ALAGAMENTO

SOLUÇÃO

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) concluiu a segunda etapa das obras de drenagem do canal Toras, para resolver problemas com alagamentos na BR-316. Com o fim dos serviços no sentido entrada de Belém e asfaltamento da pista que foi escavada para o assentamento da tubulação, o tráfego será liberado nos próximos dias. Para solucionar os alagamentos no trecho, o projeto de drenagem do canal Toras inclui várias etapas: a primeira e já executada foi o assentamento de seis linhas de tubos de aço de 2.40 cm na avenida Independência; a segunda e também já finalizada foi inserir a tubulação na BR-316, primeiro no sentido de entrada em Belém. Agora, operários e máquinas vão focar no assentamento da tubulação no canteiro central, onde não haverá intervenções de trânsito. Veículos poderão seguir na rodovia pelas pistas já liberadas.

DESVIO

Após a conclusão desta terceira etapa, que deve durar cerca de 30 dias, será necessária a abertura de outro desvio no sentido saída de Belém, para que a drenagem seja instalada por completo em toda rodovia.

EM POUCAS LINHAS

► O líder da bancada do PT no Senado, Beto Faro, propôs a realização de uma audiência pública para discutir os temas tratados durante a presidência do Brasil no G20, que se encerra em novembro de 2024. A ideia é antecipar o debate sobre os posicionamentos comuns e discordantes entre os membros do grupo, que inclui 19 países, além da União Africana e da União Europeia. A intenção é chegar à Cúpula com um entendimento mais claro sobre os acordos que serão firmados pelos chefes de Estado e de governo, decisões que Beto Faro considera “determinantes para o futuro da humanidade”.

► O Instituto Estadual Carlos Gomes abriu inscrições para o processo seletivo do bacharelado em música 2025, que oferta vagas para as habilitações em instrumentos e canto. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de novembro por meio do formulário eletrônico disponível no site oficial: www.fcg.pa.gov.br Ao todo serão ofertadas 26 vagas para as habilitações em canto e instrumentos (violino, violoncelo, violão, clarinete, saxofone, trompete e percussão).

► A paratleta Emanuelly Braga, de 17 anos, vai representar o Pará na 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico Sub-20, até este domingo, em São Paulo. Emanuelly concorre na modalidade atletismo adaptado, e ela integra o programa Parádesporto, do governo do Pará, com gestão da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

► A vila de Alter do Chão, em Santarém, vai receber o primeiro sistema de abastecimento de água da Cosanpa para e atender à população residente de 14 mil pessoas e o grande fluxo de turistas que aumenta a cada ano. Os testes químicos estão em fase final, assim como a obra dos reservatórios e a rede de distribuição, que vai comportar mais de duas mil ligações domiciliares.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!