CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Quando o adversário é inteligente, nos faz trabalhar para sermos mais', Lula sobre Delfim Netto

Repórter 70

“Enem dos Concursos”
Os mais de 2,11 milhões de inscritos no CNU poderão usar documentos digitais como identificação para realizar a prova.

Prouni
Candidatos pré-selecionados na primeira chamada do programa devem apresentar sua documentação até esta quarta-feira.

image Luís Inácio 'Lula' da Silva (J. Bosco)

"Quando o adversário político é inteligente, nos faz trabalhar para sermos mais inteligentes e competentes.”
LULA, presidente da República, ao lamentar a morte do ex-ministro da Fazenda na ditadura Delfim Netto, aos 96 anos.

> MÉDICOS
CONCENTRAÇÃO

Dados da Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior apontam que a desigualdade na distribuição de médicos no Brasil é mais evidente no Norte e Nordeste, regiões com o menor número de profissionais na ativa. Segundo a entidade, as duas regiões contam com menos de dois médicos por mil habitantes, número muito abaixo da recomendação de 3,73 médicos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

ESTADOS

Maranhão, na região Nordeste, e o Pará, no Norte, são os dois Estados que contam com os menores índices de médicos por mil habitantes: 1,13 e 1,22, respectivamente. Também ganharam destaque negativo no ranking o Piauí, com 1,40 médico por mil habitantes; Acre, com 1,46 médico; Bahia, com 1,90 médico; e Ceará, com 1,95 médico.

SOLUÇÃO

Para atenuar esse cenário, a associação que defende as instituições particulares de ensino médico defende a liberação de novos cursos e o aumento das turmas já existentes. Entidades médicas, contudo, afirmam temer o aumento das faculdades sem atender a critérios técnicos, o que poderia colocar em risco a vida dos pacientes. 

> FERIADO
COMÉRCIO

Acordo assinado entre patrões e empregados garante que o comércio de rua de Belém possa abrir as portas de 8h às 18h na quinta-feira (15), feriado de Adesão do Pará à Independência. Nos shoppings, as lojas poderão abrir de 11h às 21h. Os trabalhadores receberão o pagamento em dobro. Vale lembrar que 15 é o último dia para registro das candidaturas de quem vai disputar as eleições deste ano, por isso o Tribunal Regional Eleitoral do Pará funcionará normalmente.

> FEMINICÍDIO
JULGAMENTO

Em razão do Agosto Lilás, quando a Lei Maria da Penha completa 18 anos, o Poder Judiciário do Pará está fazendo um esforço concentrado para zerar os processos relacionados a feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Em julho, segundo dados divulgados ontem, o trabalho integrado resultou no cumprimento de 95,02% da meta de julgamentos de feminicídio, estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para zerar esses processos será necessário fazer pelo menos mais cinco julgamentos até o final deste ano.

SENTENÇAS

Em relação aos casos de violência, o Judiciário paraense cumpriu 87,81%, com o julgamento de 3.825 ações até julho. O mês que mais registrou sentenças foi março, com 753 processos sentenciados. Para o cumprimento integral da meta será necessário o julgamento de pelo menos 1,8 mil ações até o final do ano.

> POLÍTICA
DEFESA

Estão abertas as inscrições para o projeto “Entre Nós, Candidatas”, iniciativa do Observatório Nacional da Mulher na Política, em parceria com organizações da sociedade civil, que vai oferecer encontros virtuais de acolhimento psicossocial para mulheres expostas à violência política de gênero e raça durante o período de campanha eleitoral de 2024. O objetivo, segundo as integrantes do grupo, é criar um ambiente eleitoral favorável para as mulheres candidatas às eleições municipais deste ano. As interessadas devem se inscrever até 16 de agosto.

FUNÇÃO

O Observatório Nacional da Mulher na Política foi criado para monitorar indicadores e centralizar estudos sobre a atuação política de mulheres nos âmbitos federal, estadual e municipal. Está vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. 

> BASÍLICA
RESTAURO

Foi marcada para 17 de agosto, data em que se comemora o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, a entrega das capelas do lado esquerdo da Basílica Santuário, já restauradas e com nova iluminação. O projeto que prevê a restauração completa da igreja é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Rouanet. A obra deve exigir investimentos de R$ 8,7 milhões. 

Em Poucas Linhas

- A Sociedade Paraense de Pediatria está com inscrições abertas para o II Fórum de Saúde Escolar, que será realizado em formato híbrido, com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Sindicato dos Médicos do Pará. 

- O evento é destinado a pais, médicos, acadêmicos de diversas áreas, professores, pedagogos e outros profissionais.- O objetivo é debater sobre a saúde das crianças nos primeiros mil dias até a idade escolar

- Balanço divulgado ontem pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado aponta que nos terminais hidroviários foram registrados seis autos de infração por atraso na saída das embarcações, além de seis notificações a embarcações clandestinas, sem autorização para operar - estas realizavam viagens com saídas de Santarém, no oeste paraense.

- Na malha rodoviária houve 77 autos de infração, com apreensão de dois veículos autorizados, que descumpriram algum dos itens obrigatórios, e mais seis veículos clandestinos, que não tinham autorização para circular.

- Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra interditaram na manhã de ontem a rodovia PA-160, entre Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.

- O grupo não divulgou as razões da interdição.

- Marinha do Brasil e Ministério Público vão realizar ações conjuntas no próximo dia 28, data que marca o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

- O trabalho deve ser concentrado em Portel e Melgaço, no arquipélago do Marajó, onde ainda há registros de casos.

- O Ministério do Trabalho e Emprego e a Fundação Roberto Marinho assinaram acordo para impulsionar a inclusão produtiva de jovens em todo o país.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!