'Presença de Mandetta vai ajudar muito para que possamos aprofundar toda a investigação', diz Renan
O relator da CPI da covid-19 classificou o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ontem, como 'produtivo e além da expectativa'
O relator da CPI da covid-19 classificou o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ontem, como 'produtivo e além da expectativa'
Adeus a Paulo Gustavo
A morte do ator gerou comoção. Famosos e anônimos usaram as redes sociais para demonstrar pesar.
Mais de 3 mil mortes em 24h
Após quatro dias, o Brasil voltou a registrar, ontem, mais de 3 mil mortes em decorrência da covid-19.
“Foi recheado de informações. Presença de Mandetta vai ajudar muito para que possamos aprofundar toda a investigação”.
A frase é do relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que classificou o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ontem, como “produtivo e além da expectativa”.
BRASÍLIA
O governador paraense Helder Barbalho representou os Estados da região Norte em encontro com o embaixador da Rússia, Alexey Kazimirovitch, em Brasília. A audiência foi realizada em conjunto com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que representou os Estados do Nordeste. No encontro foi informado que novos documentos sobre a vacina já foram encaminhados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após a reunião, os governadores reforçaram pedido de reanálise da agência nacional para liberação do uso do imunizante. No final de abril a Anvisa rejeitou a importação da vacina.
PROVAS
Desembargadores da Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará negaram, por unanimidade, pedido para considerar como provas ilícitas dois relatórios fiscais solicitados pela Polícia Civil ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf. O material faz parte de processo contra Helga Irmengard Jutta Seibel, diretora da Cervejaria Paraense (Cerpasa). Ela é investigada pelo crime de lavagem de dinheiro.
DEFESA
A defesa de Helga contestou o compartilhamento pelo Coaf de levantamento de seis anos de informações financeiras da empresa, de janeiro de 2013 a maio de 2019, o que configuraria quebra de sigilo bancário sem ordem judicial. A relatora do caso, desembargadora Maria Edwiges de Miranda Lobato, defendeu que os documentos fossem mantidos nos autos. Segundo ela, “não se vislumbra nenhuma ilegalidade capaz de justificar a ilegalidade dos documentos”. Além disso, afirmou a desembargadora, “a quebra do sigilo de dados referente à conta bancária constitui fonte de prova independente do relatório do Coaf, portanto, não há que se falar em prova ilícita”.
CONSULTA
Os moradores de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, podem participar, durante todo este mês de maio, da elaboração de um documento que vai auxiliar a gestão na definição das prioridades para os próximos quatro anos. Cidadãos e entidades da sociedade civil podem participar a partir de links disponibilizados no site da prefeitura. Podem ser enviadas propostas de políticas públicas no planejamento e orçamento até o ano de 2025. Em um dos links há questionário completo para coletar informações sobre as necessidades dos bairros ou regiões. Este deve ser preenchido até 28 de maio.
AUDIÊNCIAS
O segundo link serve para que as entidades da sociedade civil façam suas inscrições para a realização de audiências virtuais com 20 vagas para cada sessão, nas quais serão discutidos temas como saúde, educação, assistência social, habitação, entre outros. As audiências públicas com as entidades estão agendadas para a próxima semana. A primeira será em 17 de maio, para discutir os temas sobre saúde e assistência social. As inscrições devem ser realizadas até 14 de maio.
BELÉM
E a prefeitura de Belém lança hoje, às 18 horas, no Memorial dos Povos, o programa “Tá Selado”, também uma forma de consulta popular para a elaboração do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual. Já o governo do Estado enviou, no último dia 29, para a Assembleia Legislativa do Pará, a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O documento de 158 páginas traz as metas fiscais e as prioridades do governo para o ano que vem.
DIAGNÓSTICO
A Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos, a Fundação Papa João XXIII e a Organização Internacional das Migrações começam hoje pesquisa para elaborar diagnóstico sobre as condições socioeconômicas dos indígenas Warao que vivem em Belém. O levantamento vai até a sexta-feira (7) e servirá de base para a elaboração de políticas públicas municipais voltadas para a promoção e garantia dos direitos dos migrantes indígenas.
SAUDADE
A terça-feira foi de saudade para muitos fiéis em Belém. Ontem fez seis anos do falecimento de dom Vicente Joaquim Zico, nascido em Luz (MG). Ele atuou como o oitavo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belém e também como arcebispo emérito. Dom Zico morreu em 4 de maio de 2015, aos 88 anos, e foi sepultado na Catedral Metropolitana.
► A vacinação de pessoas em tratamento contra o câncer, que começa hoje, em Belém, é um alívio para médicos e pacientes.
► À coluna, a oncologista Paula Sampaio afirmou que o risco de óbito por covid entre pacientes com câncer é de 26%, muito superior à mortalidade entre a população em geral, sem comorbidades, que é de 3%.
► O diretório municipal do PCdoB em Belém faz, neste fim de semana, reunião para escolher o sucessor de Michel Sodré, presidente da legenda que morreu vítima da covid-19.
► O encontro está marcado para sábado e entre os cotados para a missão está o atual secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.
► O auxílio emergencial 2021 chega hoje aos nascidos em abril. Até o próximo dia 17 será concluído o calendário com nascidos em dezembro.
► Hoje e amanhã o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, Comando do 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, disponibiliza mais um posto de vacinação contra a covid-19.
► Será em frente à Unidade Médico Integrada (UMI) da Marinha do Brasil, no Complexo Naval Val-de-Cães, e não haverá drive-thru. Hoje atenderá pessoas de 59 anos (nascidos em 1962) e, amanhã, adultos com 58 anos (nascidos em 1963), ambas as faixas com comorbidades.
► Antes da internet, a filatelia, o hobby de colecionar selos, era uma mania brasileira, e os selos comemorativos eram lançados com pompa e circunstância.
► Hoje restam poucos colecionadores do passado, mas ainda assim o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram um selo personalizado e um carimbo comemorativo, alusivos à Semana Nacional das Comunicações.
► Durante toda esta semana, o MCOM realiza programação que destaca os avanços do setor no Brasil, que abrange as áreas de telecomunicações, radiodifusão, serviços postais e comunicação social.
► Servidores da Assembleia Legislativa seguem reclamando do deputado Delegado Caveira (PP). Ele se recusa a usar máscaras nas dependências da Casa.