'Nós vamos defender a Justiça Eleitoral', garante Fachin prestes a assumir a presidência do TSE
O ministro do STF falou sobre a ameaça das "milícias digitais"
O ministro do STF falou sobre a ameaça das "milícias digitais"
Saúde mental escolar
Senado aprova projeto que cria política de atenção psicossocial nas escolas,como forma de amenizar os prejuízos da pandemia.
Energia limpa
O Pará ocupa a 13ª posição no ranking nacional no uso de energia solar, diz a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.
"Nós vamos defender a Justiça Eleitoral, o processo eleitoral e a própria democracia.”
EDSON FACHIN, ministro do Supremo Tribunal Federal, às vésperas de assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o magistrado, as “milícias digitais” ameaçam significativamente não apenas as eleições, mas a democracia brasileira. “Tenhamos presente: a guerra cibernética contra a Justiça Eleitoral já foi declarada”, afirma.
MOVIMENTAÇÃO
Os próximos dias serão movimentados para o PTB, legenda que no último sábado recebeu a filiação do delegado Everaldo Eguchi. Diferentemente do que vinha sendo ventilado, ele não assumirá a direção estadual do partido. A presidência do diretório no Pará ficará com Roberto Jefferson Filho. Casado com uma paraense, Jefferson mora em Belém e assumirá o comando da legenda, que tem o pai como uma das principais lideranças nacionais.
OPOSIÇÃO
O PTB espera conquistar, nos próximos dias, a filiação de figuras conhecidas da política paraense como o ex-governador Simão Jatene, que esteve presente à festa de filiação de Eguchi. A ideia é transformar a legenda em uma trincheira de oposição à reeleição do atual governador Helder Barbalho (MDB). Com isso, os deputados federais do partido, hoje aliados do emedebista, deixarão o PTB. Eduardo Costa confirmou à coluna que buscará outro partido. Paulo Bengtson deve seguir o mesmo caminho.
PARÁ
Em 2021, o Estado do Pará teve o menor incremento de novas áreas plantadas de dendê dos últimos quatro anos. A expansão anual, que foi de 64 mil hectares, em 2017, reduziu para 33 mil em 2021. Os dados são da Embrapa Amazônia Oriental, que faz o monitoramento anual da expansão da dendeicultura. Apesar do acumulado de áreas ser crescente desde 1985, de acordo com a análise da instituição, nos últimos anos a quantidade de novas áreas plantadas diminuiu em torno de 50%.
CULTIVO
Os especialistas que conduzem o trabalho identificaram o cultivo do dendê em 34 municípios paraenses. O Estado ainda é o maior produtor do país, com uma área de 223 mil hectares cultivados.
ESTADO
A Câmara de Conciliação da Procuradoria Geral do Estado deve bater a marca de 5 mil acordos firmados desde o início do ano passado, somando cerca de R$ 105 milhões pagos a credores do Estado. Os acordos dizem respeito a dívidas com servidores, advogados e cidadãos em geral que têm valores a receber do poder público. Com a Câmara de Conciliação, os credores do Estado têm conseguido receber em até 60 dias, tempo recorde já que muitas ações estavam tramitando há décadas.
RESSOCIALIZAÇÃO
O juiz Deomar Barroso, titular da Vara de Execuções Penais, abriu um espaço, dentro do gabinete, no Fórum Criminal, para abrigar produtos confeccionados por internos do sistema carcerário, como artesanatos e artefatos de madeira. O magistrado é entusiasta do processo de ressocialização e quer dar mais visibilidade ao trabalho dos internos nos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
MULHERES
O Judiciário paraense prepara a 20ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. Marcada para o período entre 7 e 11 de março deste ano, a campanha é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é tornar mais célere e eficiente o atendimento da justiça às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O CNJ vai anunciar uma espécie de mutirão para a realização de julgamentos, envolvendo as unidades judiciárias que tenham competência para processar e julgar os casos de violência contra a mulher e de feminicídio.
TENDÊNCIA
O Ministério do Turismo escolheu Belém como cidade tendência para o setor em 2022 . Em documento, produzido pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, o órgão apresenta as tendências para o pós-pandemia. Belém se destaca no turismo gastronômico e nas férias com autocuidado.
VISITANTES
A publicação reúne as projeções para a atividade e detalha o plano para impulsionar as ações do setor em 2022. Em março, a prefeitura de Belém deve realizar evento com outras cidades do Estado para definir como unir forças para atrair visitantes.
► O Projeto Minha Escola, Meu Refúgio, da 1ª Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Belém, reuniu, na última sexta-feira, 30 educadores da Escola Municipal Professora Luzmarina de Melo Muniz, em Icoaraci. O projeto treina os professores para identificarem sinais de abusos contra crianças e adolescentes. Criado em 2014, o projeto foi homenageado na 17ª Edição do Prêmio Inovar, em 2020, reconhecido entre as boas práticas de promoção e proteção dos direitos da Primeira Infância.
► O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) deu início à execução, “in loco”, dos projetos de inovação nas cadeias produtivas do açaí e do cacau na região do Baixo Tocantins. A ideia é tirar do papel os projetos de cooperação técnica do Senar com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectet) e fazer funcionar Escritório de Projetos do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), com a participação dos sindicatos rurais dos municípios envolvidos.
► Dois anos após lançar ao mercado a liga Primary Foundry Alloy (PFA) ou Liga de Alumínio Primário em inglês, a Albras ampliou em quase 100% a produção do metal, que é utilizado, sobretudo pela indústria automotiva para a produção de rodas de liga leve e componentes veiculares. A empresa, instalada em Barcarena, é a segunda maior fabricante nacional da liga. A PFA é um item de maior valor agregado, voltado para atender a indústria automotiva e desenvolvida a partir do alumínio primário com adição silício, magnésio, estrôncio e titânio. Em 2021, a Albras produziu 9.098 toneladas da liga, ou seja, quase o dobro do volume produzido em 2020.