MENU

BUSCA

'Mandar pessoas para a prisão por portar maconha arruinou muitas vidas', diz presidente dos EUA

Repórter 70

Mostra de devoção

A exposição “Mantos da Paz”, com peças produzidas por mulheres do Bengui, em Belém, ficará aberta até o próximo dia 31.

Teste de paciência

Pontos de congestionamento no trânsito de Belém se tornaram comuns nos últimos dias com a abertura da Festa de Nazaré.

 

"Mandar pessoas para a prisão por portar maconha arruinou muitas vidas e prendeu pessoas por conduta que muitos Estados não proíbem mais.”

Foi o que afirmou, ontem, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao anunciar um perdão a todas as pessoas com condenação federal pela posse simples de maconha. Mais de 6,5 mil indivíduos condenados serão beneficiados pelo indulto.

POLIOMIELITE
Temor

 
A notícia de que a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) havia detectado o vírus da poliomielite em amostras de fezes de uma criança do município de Santo Antônio do Tauá deixou pais e mães em polvorosa. As primeiras informações eram de que a doença, já erradicada, havia voltado a ser registrada no Estado. Mas, no final da tarde de ontem, o Instituto Evandro Chagas e o Ministério da Saúde divulgaram nota informando que o vírus encontrado é o mesmo usado na vacina e a detecção pode estar relacionada a um esquema vacinal incompleto da criança. Mesmo assim, o caso é investigado pela Sespa.

Reforço
 
Em razão do caso sob investigação, a Prefeitura de Belém anunciou que vai reforçar a campanha de vacinação contra a doença já erradicada na maioria dos países. Uma reunião de emergência foi feita ontem para definir as ações para os próximos dias. Na capital paraense, a taxa de imunização tem ficado em torno de 20%. Ou seja, apenas duas em cada dez crianças que devem ser imunizadas já foram levadas aos postos de saúde.

ELEITORES
Certeza


Os resultados do primeiro turno das eleições gerais na capital paraense mostram que, enquanto o belenense estava seguro sobre em que votaria para os cargos de presidente da República e governador do Estado, o mesmo não ocorreu quando o assunto envolveu o Senado. Pelo menos é isso que apontam as estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Para a Presidência da República, os votos nulos totalizaram 15.850 (1,79%) e os em branco somaram 10.626 (1,21%). Para o Governo do Pará, os nulos representaram 4,68%, totalizando 41.284 eleitores. Pouco mais de 22.239 belenenses votaram em branco. No caso do Senado, o percentual quase dobrou, chegando a 8,89% num total de 78.427. Os votos em branco para o Senado também superaram 8% somando 70.667.

Deputados

Quando o assunto é a eleição para deputados federal e estadual, a diferença de percentuais também chama atenção. Para ocupar a Câmara Federal, o número/ percentual de votos nulos ficou em 32.246 (3,66%). Os brancos somaram 42.712 (4,84%). Já entre os escolhidos para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará, os nulos e brancos ficaram em 91.050 (1,90%) e 140.167 (2,93%), respectivamente.
Senado

O índice mais elevado de nulos e brancos para o cargo de senador também aparece no segundo maior colégio eleitoral do Pará, o município de Ananindeua, onde esses números/ percentuais ficaram em 24.734 (8,60%) e 23.668 (8,23%). Em Parauapebas, um dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado, o número de nulos para esse cargo ficou em 10.445 (7,31%) e o de votos em branco superou o índice da capital, 12.957 (9,06%).

VILA
Desocupação


Pelo menos dez construções devem ser retiradas da área de obras da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, nos próximos dias. A Prefeitura de Belém anunciou que vai investir cerca de R$ 600 mil na indenização de famílias para a retirada de casas e de um estaleiro que impedem o avanço de projeto habitacional na área.

Moradia

Os pagamentos já estão em fase final e a equipe social da Secretaria Municipal de Habitação atua na comunidade para orientar sobre o prazo de saída dessas famílias. Com a desobstrução do terreno, a previsão é concluir mais 202 casas em 2023 e assegurar moradia para famílias que esperam há duas décadas.

ÔNIBUS
Militares


O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) vai disponibilizar ônibus urbanos gratuitos para os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica que vão trabalhar na Trasladação e na Grande Romaria do Círio deste ano. O Setransbel informou ontem que vai disponibilizar mais de 40 ônibus urbanos exclusivos para o deslocamento dos mais de dois mil militares dos respectivos quartéis e batalhões até os locais onde vão estar a postos durante as romarias. O serviço exclusivo a essas forças de segurança acontecerá amanhã e domingo, 9.

EMPOUCASLINHAS

-  O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nota de repúdio à decisão do governo de bloquear recursos das universidades públicas federais. No documento, o Consun afirma que o bloqueio inviabiliza o  funcionamento da instituição. O bloqueio anunciado na sexta-feira, 30, vai causar uma redução de 6,8% no orçamento da UFPA, o que corresponde a R$ 11,4 milhões.  

- Um dos momentos mais marcantes da quadra nazarena, a apresentação do manto que cobrirá a imagem peregrina da Virgem de Nazaré durante o Círio deste ano, atraiu milhares de pessoas. Antes das 15h, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré já estava tomada por fiéis que esperavam a missa das 18h, que antecedeu a apresentação. Simplicidade foi a palavra de ordem no manto deste ano, que traz a “Rosa Mística” contornada por doze estrelas, em referência aos apóstolos de Cristo.  

- O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Evandro Valadão, que é coordenador da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, estará em Belém neste fim de semana. Veio participar das ações de combate ao trabalho infantil desenvolvidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região durante a quadra nazarena.  

- E hoje é o dia da mais longa e demorada das 13 romarias oficiais do Círio de Nazaré de número 230. O traslado da imagem peregrina da Basílica Santuário, em Belém, até a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, com passagem pela cidade de Marituba, deve durar dez horas e atrair mais de um milhão de pessoas.  

- O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, desembarcará hoje, em Belém, para acompanhar o Círio de Nazaré. Quem também está na cidade é a empresária do setor de varejo Luiza Helena Trajano.

Repórter 70