REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

Lula sobre diálogo com partidos que apoiaram impeachment de Dilma: 'Não vejo problema'

Repórter 70

Retomada da Educação

Pesquisa aponta que 83% dos pais de alunos que voltaram às aulas presenciais acreditam que eles estão evoluindo na aprendizagem.

Altas temperaturas

Aquecimento global pode matar 40 milhões de pessoas até final do século, revela relatório da Organização das Nações Unidas (ONU)

image Luís Inácio 'Lula' da Silva (J. Bosco)

 

 

“Se for conversar só com quem não votou no impeachment da Dilma, não tem com quem conversar.”

LULA,

Ao justificar a aproximação de sua candidatura e do PT com partidos que, em 2016, apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff. Segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se esse fosse seu único critério, ele “estaria paralisado” na nova disputa presidencial este ano. “Se ter o (Geraldo) Alckmin como vice é o que vai facilitar ganhar e governar, não vejo nenhum problema”, afirmou o petista.

 

TRANSPORTE

BATALHA

O Pará venceu uma batalha contra grandes empresas que exportam soja e milho pelos portos do Estado. O governo conseguiu suspender, no Tribunal de Justiça do Pará, liminares que garantiam o não pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no transporte interestadual de grãos para exportação. O assunto é alvo de uma batalha que se arrasta há décadas. A decisão, favorável aos cofres públicos, foi da desembargadora Célia Regina Pinheiro e foi divulgada no início deste mês.  

ARGUMENTOS

Os produtos exportados são livres do pagamento de ICMS desde o advento da Lei Kandir. As empresas argumentavam que o benefício deveria ser estendido às operações de transporte, o que foi contestado pelo governo. A Procuradoria Geral do Estado argumentou que o transporte dos grãos é um serviço auxiliar e que o Estado precisa fazer a cobrança para fazer frente aos custos de manutenção das estradas que são fortemente afetadas pelo fluxo intenso de veículos pesados.

DEFENSORES

DIREITOS
 
Pela primeira vez, Belém reunirá ativistas de direitos humanos com defensores públicos e ouvidores externos das Defensorias Públicas dos Estados brasileiros, em um evento que vai debater os principais problemas enfrentados pelas populações na Amazônia. Será o I Encontro de Ouvidorias Externas e Defensores de Direitos Humanos na Amazônia. A programação, realizada na próxima semana, terá dois momentos. Dias 22 e 23, será no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e na quinta, 24, os participantes vão à comunidade quilombola do Carananduba, em Acará, no nordeste do Pará, região que enfrenta conflitos agrários, provocados pela empresa Agropalma S/A.

NOVIDADES

O projeto bilíngue Liberal Amazon, publicado por O LIBERAL e em multiplataformas nas redes sociais e online, inicia a segunda temporada em março. Com grandes reportagens sobre a Amazônia, a iniciativa já atinge mais de 70 países, recebeu elogios dos leitores e ganhou, em menos de um ano, três premiações de jornalismo: o reconhecido Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos e o Hamilton Pinheiro, promovido pelo Simineral, em duas categorias (impresso e fotografia). O projeto contará com plataforma independente e mais conteúdos, em parceria com instituições, como a Universidade Federal do Pará (UFPA).

FUTEBOL

ELEIÇÕES

A insegurança em torno das eleições da Federação Paraense de Futebol (FPF) continua. Praticamente há dois meses sem a diretoria definitiva em desacordo com o estatuto, que dispõe que as eleições deveriam acontecer em oito dias, após posse interina da presidência de clube mais antiga, os bastidores da briga pelo cargo estão fervendo. A reclamação é de que as eleições já deveriam ter ocorrido, mas, em portaria publicada pela diretoria interina no dia 31 de janeiro, além de nomear a comissão eleitoral, foi definido somente para o dia 15 de março a assembleia extraordinária eleitoral que decidirá o próximo presidente e vice. Os reclamantes cogitam pedir intervenção ao Ministério Público do Pará, alegando que o futebol paraense é que sai prejudicado com o imbróglio.

VIAS

RECUPERAÇÃO

A Prefeitura de Belém está realizando processo licitatório para escolher a empresa responsável pela recuperação de 80 quilômetros de vias públicas na capital paraense. As propostas serão abertas no dia 22 de março e o contrato é estimado em R$ 84,8 milhões. Também em março, será anunciada outra licitação para contratação de empresa responsável pelas sinalizações vertical e horizontal das vias.

LICITAÇÃO
 
E, respondendo a internautas que reclamavam da falta de ônibus para o transporte público de Belém, o prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que até 25 de março será finalizado o edital de licitação para a implantação do novo modal de transporte público da cidade. O prazo, explicou o prefeito, foi definido durante reunião entre Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Procuradoria Geral do Município, Ministério Público do Estado do Pará e Tribunal de Contas dos Municípios.

EM POUCAS LINHAS

  • A Câmara Municipal de Belém volta aos trabalhos nesta segunda-feira, 21.
  • O expediente na Casa estava suspenso por causa do aumento de servidores infectados pela covid-19.
  •  
  • A presença da família Schürmann em Belém será marcada, a partir de hoje, por iluminação especial em quatro pontos da capital.
  •  
  • Samaumeira do Parque do Utinga, Igreja de Santo Alexandre, Estação das Docas e Teatro da Paz receberão iluminação azul, cor dos oceanos.
  •  
  • A família, famosa pelas expedições marítimas, trouxe ao Pará o projeto “Voz dos Oceanos”, que tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
  •  
  • Amanhã, o grupo chegará a Belém após ter passado pelo Marajó.
  •  
  • A Universidade Federal do Pará está com inscrições abertas para 134 vagas em diferentes programas de pós-graduação.
  •  
  • As vagas são para seis cursos de mestrado e três de doutorado.
  •  
  • A Secretaria Municipal de Finanças de Belém informou que está apurando, junto aos Correios, o caso dos contribuintes de um edifício no bairro da Pedreira que receberam, neste ano, carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referentes ao ano passado.
  •  
  • Segundo a Sefin, os documentos de arrecadação não entregues no período correto deveriam ter sido devolvidos à Secretaria.
  •  
  • A Sefin confirmou também que alguns contribuintes receberam boletos de pagamento com valor de imposto menor que o cobrado no ano passado.
  •  
  • O problema teria sido causado por uma falha na migração dos dados cadastrais dos imóveis.
  •  
  • Os valores serão corrigidos e a diferença deverá ser cobrada nas próximas semanas.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!