MENU

BUSCA

'Futebol cada vez mais chato', disse Neymar ao ironizar cartão amarelo que recebeu

O jogador fez careta ao comemorar um gol que decretou o placar de 3 a 1 na partida contra o Maccabi Haifa

Repórter 70

Evasão escolar
O Unicef instalou um monumento que recria uma sala de aula, em Belém. A ideia é conscientizar sobre a evasão escolar.

Remédios em pauta
Até agora a Anvisa não divulgou os detalhes da consulta pública que vai tratar sobre medicamentos para doenças raras.

 

 

"Futebol cada vez mais chato.”

Esse é um trecho de mensagem publicada em rede social pelo jogador brasileiro Neymar, do Paris Saint-Germain, ao ironizar o cartão amarelo que recebeu após comemorar o gol que decretou o placar de 3 a 1 na partida contra o Maccabi Haifa, pela Liga dos Campeões. Na comemoração, ele levou as duas mãos às bochechas e sorriu. O ato, porém, desagradou o árbitro da partida.

PIRÃO I

Empréstimo

O presidente da Câmara Municipal de Belém, Zeca Pirão (MDB), afirmou ontem que os projetos na Casa costumam levar até 15 dias para análise e debates entre os vereadores. E que, portanto, não havia previsão de quando seria levado ao plenário para votação o pedido de empréstimo encaminhado pela Prefeitura de Belém no montante de R$ 200 milhões para o Executivo municipal. Aliás, chamou a atenção no documento a ausência de detalhamento de quais obras e serviços serão beneficiados com os recursos. Assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, o documento se limitava a informar que seria destinado a programas como os de “Gestão, transparência, serviço público, e participação popular” e “Infraestrutura, mobilidade, habitação e meio ambiente”.

PIRÃO II

Logo, esperavam-se intensos debates e análise aprofundada, com discussão sobre onde o dinheiro seria aplicado, tamanha margem ampla definida pelo projeto ao justificar o pedido de empréstimo e a necessidade da cidade. No entanto, em tramitação relâmpago pelas comissões e contradizendo o que o próprio presidente da Casa afirmou no dia anterior, o projeto foi levado a plenário e colocado em votação, sem maiores discussões. E foi aprovado, com apenas um voto contrário, registrado pelo vereador e líder da oposição Matheus Cavalcante (Cidadania).

VIAGENS

Riscos

Menos de uma semana depois do trágico naufrágio de uma embarcação clandestina que deixou 22 mortos, a população das zonas mais distantes do Arquipélago do Marajó é assediada por empresas que prometem viagens rápidas para a capital paraense. A propaganda é feita via redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. A suspeita é de que essas embarcações não têm registros nos órgãos oficiais, o que reforça a necessidade de aumento da fiscalização.

DEMOCRACIA

Informação

Em mais uma ação para auxiliar os eleitores na escolha que terão que fazer no próximo dia 2, o Grupo Liberal dará início hoje à série de entrevistas com os candidatos do Pará ao Senado Federal. O primeiro a ser sabatinado pelos jornalistas é o candidato Delegado Jardel, do Podemos, que busca vaga no Senado. Será a partir das 12h30. Amanhã, será entrevistado o Major Marcony, do Solidariedade, que disputará o Governo do Pará.

UFPA

Pós-graduação

A Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou, ontem, o resultado da avaliação de sua pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Cinquenta e três cursos de mestrado e doutorado, em 35 programas de pós-graduação, subiram de nota. Este é o melhor resultado da instituição em sua história e superou todas as expectativas. A UFPA é a sexta instituição de ensino superior no Brasil em número de programas de pós-graduação e tem investido na qualificação de seus cursos, que agora veem reconhecido o salto de qualidade dos últimos anos. Nos rankings internacionais, a instituição também acumula excelentes resultados.

DOAÇÃO

Alerta

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará voltou a pedir a atenção de candidatos e doadores de campanha para evitar que aqueles sofram sanções por irregularidades nas prestações de contas. Como ocorreu nas eleições passadas, as doações só podem ser feitas por pessoas físicas no limite de 10% dos rendimentos brutos declarados pelo doador à Receita Federal no ano anterior às eleições. Neste ano, as doações podem ser feitas por transferência eletrônica, uso de cartão de crédito no site do candidato ou vaquinha virtual e também pelo Pix.

IMPOSTOS

Facilidade

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) de Belém anunciou que, a partir de agora, os contribuintes em atraso com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço - Pessoa Física (ISS-PF) e Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL) podem quitar os débitos por meio de uma guia consolidada. O documento, que pode ser obtido pelo site da Sefin, já traz o valor devido, incluindo juros e multas referentes ao tempo de atraso do débito. A novidade vale para dívidas relativas ao exercício de 2022.

Em Poucas Linhas

► A quarta edição do Festival de Música Brasileira, com o prêmio “Paulo André Barata”, será aberta hoje, na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, em Belém. Vinte e quatro artistas foram selecionados para concorrer às cinco categorias do evento: melhor música, melhor intérprete, melhor arranjo, melhor letra e aclamação popular. O festival é promovido e idealizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém. O evento é aberto ao público e faz parte da programação da 1ª Bienal de Artes de Belém. A programação poderá ser acompanhada ao vivo pela Rádio Liberal, portal OLiberal.com e redes sociais do grupo. O conteúdo também ficará gravado e disponível para quem quiser ver ou rever depois.

► Será realizado hoje o workshop de lançamento do prêmio “Ser Humano”, que é concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) no Pará. O prêmio foi criado há dez anos para reconhecer empresas, projetos e pessoas que se destacam na área.

► Alunos do sexto semestre do curso de História, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverão uma aula preparatória sobre Humanidades para o Exame Nacional do Ensino Médio. Será neste sábado, 16. Gratuito, o evento será realizado das 13h30 às 17h40, no auditório “Paulo Freire”, do Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa.

► O Tribunal de Contas do Pará iniciou, ontem, a edição deste ano da campanha “Setembro Amarelo” em prevenção ao suicídio. Na programação, uma palestra sobre o tema “Saúde mental no ambiente de trabalho”, a ser proferida pela neuropsicóloga Ivone Barbosa, do Hospital de Clínicas Gaspar Viana.

Repórter 70