REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Este pode ser um passo gigante na marcha em direção à justiça na América'

A afirmação é do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e foi feita ontem à noite, logo após doze jurados condenarem o ex-policial branco Derek Chauvin pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis

Repórter 70

Combate ao crime ambiental
Polícia Federal, Exército e Marinha se uniram para combater a mineração ilegal na cidade de Anapu, perto de um linhão de energia.

Falta de educação
Pontos de descarte irregular de lixo voltam a aparecer em Belém. Isso mostra a falta de consciência do cidadão.

image Joe Biden (J. Bosco)

“Este pode ser um passo gigante na marcha em direção à justiça na América.”

A afirmação é do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e foi feita ontem à noite, logo após doze jurados condenarem o ex-policial branco Derek Chauvin pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis.

Bolsonaro

Belém

O presidente da República, Jair Bolsonaro, visitará Belém nesta sexta-feira, 23. A informação foi divulgada pelo deputado federal Éder Mauro (PSD-PA), em sua conta em uma rede social, na qual o parlamentar afirma ter recebido convite oficial do cerimonial da Presidência da República para participar das programações na região Norte. Antes de visitar a capital paraense, a comitiva de Bolsonaro vai ao Estado do Amazonas.

Recepção

Durante a sua passagem pela capital paraense, Bolsonaro participará da entrega de cestas de alimentos do programa “Brasil Fraterno”, do governo federal. Ainda sem local definido, o evento está previsto para as 16h desta sexta-feira. Usando as redes sociais, Éder Mauro sugeriu à população que faça uma recepção calorosa ao presidente da República em sua chegada a Belém.

MACHADO

Arqueológico

Preso na segunda-feira, 19, durante a operação “Ceharitauá”, o dono de uma loja de artesanato em Alter do Chão, distrito do município de Santarém, no oeste paraense, apresentou a sua defesa ontem. Ele afirma que as peças apreendidas no estabelecimento “Aribabá Cultura Indígena” não possuem comprovação técnica de que são de origem arqueológica.

Investigação

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal com a participação do Instituto de Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan) para apurar a comercialização de materiais arqueológicos. Durante a operação foram apreendidos sete machados de pedra que, segundo o Iphan, constituem materiais arqueológicos e não podem ser comercializados. O caso segue sob investigação. A propósito, o nome da operação significa machado em tupi.

REMÉDIO

Cautela

A aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial de um coquetel de medicamentos contra a covid-19 foi saudada como um sopro de esperança em pacientes de todo o Brasil. Mas a notícia foi recebida com cautela pelos especialistas. O medicamento aprovado é o coquetel Regn-CoV2, uma combinação das drogas casirivimabe e imdevimabe, dois remédios experimentais desenvolvidos pela farmacêutica Roche. As drogas podem bloquear a entrada do novo coronavírus na célula.

Incerteza

Em Belém, a médica infectologista paraense Helena Brígido afirma que, por ser um medicamento recém-lançado, os médicos ainda não sabem qual será o impacto no tratamento inicial da covid-19, caso o governo federal resolva comprar o coquetel em larga escala, já que a aprovação não é para venda em balcão de farmácia, mas para o uso restrito pelos hospitais. O coquetel de medicamentos já foi aprovado para uso emergencial nos Estados Unidos, Canadá e Suíça, mas não deve ser usado em pacientes considerados graves nem substitui as vacinas contra o novo coronavírus.

CONSERVAÇÃO

Florestas

Na entrevista que concedeu ontem aos jornalistas da Globo News, o governador do Estado, Helder Barbalho, voltou a chamar a atenção para o fato de que 65% do território paraense estão sob a responsabilidade do governo federal. São unidades de conservação e reservas indígenas, por exemplo. Para preservar essas áreas é preciso fortalecer o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), afirmou Helder. Servidores tem, reiteradamente, feito críticas ao corte de recursos financeiros e à falta de condições de trabalho no órgão federal.  

Redução

“Nós reduzimos, em áreas do Estado, o desmatamento em 13%, mas por outro lado tivemos um aumento de 6% nas áreas federais. É preciso um esforço conjunto para combater as infrações”, afirmou Helder. Na última terça-feira, dados divulgados pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) revelaram um aumento de 216% na taxa de desmatamento no País no mês passado, o maior índice registrado em março nos últimos dez anos. O Pará respondeu por 35% da área desmatada no período, de acordo com o levantamento do Imazon.

EM POUCAS LINHAS

► Entre 1º e 18 de abril deste ano houve redução de 39% nos registros de homicídios na Região Metropolitana de Belém. A queda é em relação ao mesmo período de 2020.

► Em relação a 2018, a redução chegou a 86%. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

► Os órgãos de segurança pública estão intensificando a fiscalização dos acessos às praias e balneários aos fins de semana.

► Todos devem ficar fechados, por determinação do decreto governamental que colocou a maior parte do Pará sob o bandeiramento vermelho, classificação que aponta alto de risco de contaminação pela covid-19.

► Os organizadores da mostra especial “10 anos do Amazônia Doc” realizarão hoje, às 19h, um bate-papo com as diretoras do documentário “A Pajé”.

► E, a partir das 20h, o documentário estará com acesso gratuito no YouTube e na plataforma de streaming AmazôniaFlix. O documentário “A Pajé” recebeu recursos da Lei Aldir Blanc no Pará.

► O município de Marituba comemora hoje 27 anos de emancipação política.

► O livro infantil “As Aventuras da Ribeirinha”, criado com o objetivo de levar, de forma lúdica, informações sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no Norte do país, foi submetido ao prêmio Innovare 2021.

► Com 14 capítulos, o livro conta a história de uma criança que vive em situação de vulnerabilidade social com a família e ensina a identificar crimes sexuais e como agir diante destas situações.

► Aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa do Pará, o projeto de lei que cria o “Dia da Oração” pelas autoridades do País foi alvo de críticas. Uma delas diz respeito à relação desse tipo de projeto com o fato de que o Brasil é um estado laico.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!