MENU

BUSCA

'É um absurdo essa exploração política', afirma Felipe D'Avila sobre Amazônia

De acordo com o candidato à presidência pelo Novo, a exploração ocorre para "manter a região subdesenvolvida por um ambientalismo barato, de esquerda"

Repórter 70

Moda pós-covid
Nesta semana, será lançada a 17ª edição do Amazônia Fashion Week, que retoma os desfiles presenciais após dois anos.


Cinema na Amazônia
Festival Amazônia FiDOC lança documentário “A Pajé” e realiza ações na Ilha do Marajó em celebração à Amazônia.

 

 

"É um absurdo essa exploração política de manter a região (amazônica) subdesenvolvida por um ambientalismo barato, de esquerda”

FELIPE D’AVILA, candidato do Novo à Presidência da República, durante entrevista ao projeto “Propostas para a Amazônia”, capitaneado pelo Grupo Liberal em parceria com mais oito veículos de comunicação da Amazônia Legal.

ENFERMAGEM

PISO
 
O deputado federal paraense Celso Sabino (União-PA), presidente da Comissão Mista de Orçamento, se manifestou nesta segunda-feira, 5, contra a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o piso salarial da enfermagem. Sabino disse entender que as decisões judiciais devem ser respeitadas, assim como as decisões tomadas de forma soberana e democrática pelo plenário da Câmara e do Senado Federal, como ocorreu com a decisão de estabelecer o piso da categoria.
 
DEFESA
 
O deputado, que é membro titular da Comissão Especial da PEC 11, com atuação direta na discussão e aprovação do Projeto de Lei número 2564, que aprovou o piso da enfermagem, disse que continuará trabalhando para que o piso seja mantido. Na decisão liminar tomada no último domingo, o ministro Barroso deu 60 dias para que governo federal, estados, Distrito Federal e entidades do setor prestem informações sobre o impacto financeiro, riscos de demissões e possível redução na qualidade do serviço prestado. A decisão de Barroso foi dada em ação movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços.

DESFILE

CONVITE
 
O pastor Samuel Câmara e a esposa, Rebeka Câmara, foram convidados para acompanhar, em Brasília, o desfile cívico-militar pelo Bicentenário da Independência do Brasil. Eles ficarão na tribuna de honra da Presidência, a convite do presidente Jair Bolsonaro. A Assembleia de Deus, inclusive, participará do desfile que será realizado em Belém com 200 músicos, todos os membros da orquestra da igreja, que completou 86 anos neste mês de agosto e é uma das mais antigas do País.

TERRA

BALANÇO 

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou ontem, Dia da Amazônia, os dados da violência no campo até setembro deste ano. Segundo o Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno (Cedoc), ligado à entidade, até o começo do mês foram contabilizadas 28 mortes decorrentes de conflitos no campo. Destas, 21 foram na Amazônia. Há ainda casos sob análise, o que significa que o número pode ser ainda maior, tamanha a violência no território amazônico.

QUEIMADAS
 
Em mensagem em suas mídias, a CPT também lembra que, no último mês de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou 32.110 focos de incêndio detectados pelo satélite de referência, o maior índice de ocorrências do tipo em 10 anos. Com o mote “O Amanhã da Amazônia é agora”, a entidade convoca as pessoas a investigarem as candidaturas aos cargos executivos durante as eleições, com base nos planos de gestão e nos compromissos firmados para que as florestas e os direitos de povos e comunidades tradicionais amazônidas sejam respeitados.

VOTO

JOVENS
 
A ONG Girl Up Brasil, responsável pela campanha #SeuVotoImporta, que impactou mais de 14 milhões de pessoas nas redes sociais, vai apresentar oficialmente nesta terça-feira, 6, a conclusão de seu estudo “A Eleição das Meninas”, um levantamento que analisa dados do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e aponta que nas eleições gerais de 2014, 2018 e 2022 o aumento dos eleitores jovens se deu proporcionalmente maior entre mulheres, que constituem 55% do eleitorado na faixa de 16 a 17 anos, superando 1,1 milhão de mulheres jovens, enquanto os novos eleitores jovens do sexo masculino representam pouco mais de 958 mil.
 
CAMPANHAS
 
Para apresentar os dados, a ONG também lança uma ação de conteúdo com a participação de urna eleitoral digital. A iniciativa da Girl Up Brasil foi uma das diversas campanhas empreendidas, entre os meses de fevereiro e maio deste ano, por jovens de todo o Brasil, organizações da sociedade civil e o próprio TSE, com a meta de reverter o cenário pessimista do início do ano, o qual apontava para o alistamento de eleitores nessa faixa etária mais baixo da história, de apenas 730 mil pessoas.

Em Poucas Linhas

► Veículos de comunicação dos nove Estados da Amazônia Legal deram início ontem ao projeto “Propostas para a Amazônia – Rodada de Entrevistas com os candidatos à Presidência da República”. Felipe D’Avila, do partido Novo, foi o primeiro a ser sabatinado no projeto. O projeto pioneiro foi uma iniciativa do Grupo Liberal e envolve também os jornais A Crítica (Amazonas), Mirante (Maranhão), Gazeta do Acre (Acre), Gazeta do Cerrado (Tocantins), Grupo Gazeta (Mato Grosso), Diário do Amapá (Amapá), Diário da Amazônia (Rondônia) e Roraima em Tempo (Roraima), todos na Amazônia Legal. Hoje, o entrevistado será Ciro Gomes, do PDT.

► Até o início da noite desta segunda-feira, 5, a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida na área do porto da Praia da Brasília, no distrito de Outeiro. Ontem, a prefeitura de Belém esclareceu que recebeu a solicitação de reparo, mas a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que já havia enviado uma equipe ao local na última quinta-feira, 1º, informou que os técnicos identificaram o sistema desligado por problemas na rede de distribuição, ocasionado pelo excesso de ligações irregulares. A Seurb diz que não tem autonomia para retirar as ligações irregulares e, por conta disto, a situação foi encaminhada para a Equatorial. Mas, para evitar a possibilidade de curto-circuito e até possível incêndio, a Seurb deixou o sistema de iluminação fora de operação.

► Trinta e nove candidatos participaram da Aula Magna que marcou a retomada do Concurso Público da Guarda Civil Municipal de Ananindeua. Organizado pela Secretaria Municipal de Administração, o certame estava suspenso por causa da pandemia. Retomado, deve ser concluído em dezembro deste ano.

Repórter 70