REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'É importante dizer que dos 513 deputados, 91 membros são mulheres', destaca Alexandre de Moraes

Presidente do TSF, Moraes também disse que houve 'aumento das candidaturas pretas'

Repórter 70

Carimbó estilizado
Já está disponível nas plataformas digitais o clipe da música “Segue o barco”, de Nilson Chaves, que faz 70 anos.

Direito de Família
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal confirmou a isenção do Imposto de Renda sobre a pensão alimentícia.

 

image Alexandre de Moraes (J. Bosco)


“É importante dizer que dos 513 deputados, 91 membros são mulheres. E houve aumento das candidaturas pretas.”

A afirmação é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, ao destacar o aumento da representatividade de mulheres e negros eleitos para o Congresso. Segundo ele, isso mostra que as medidas para incentivar essas candidaturas, como a destinação de verbas e fixação de cotas, têm produzido bons efeitos.

APOIOS

Lula

Governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB) deve confirmar ainda esta semana o apoio ao candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Helder participou de evento com artistas quando Lula fez campanha em Belém para o primeiro turno. O anúncio deve ser formalizado assim que o MDB divulgar a liberação dos líderes partidários para decidirem que rumo tomarão no segundo turno. Alinhado com o partido, Helder deverá percorrer o Estado, acompanhado de Beto Faro, eleito senador pelo PT do Pará.

Bolsonaro

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição, deve se encontrar hoje, em Brasília, com o senador Zequinha Marinho, que disputou a eleição para governador do Pará pelo PL. Acompanhado de outros integrantes da legenda no Estado, terá diálogos e irá traçar estratégia para melhorar a votação no Pará, onde Lula ficou com 52,22% dos votos válidos e Bolsonaro, 40,27%.

ABSTENÇÕES

Média

No último domingo, 21,23% dos eleitores paraenses deixaram de comparecer às urnas. Nas eleições gerais de 2018, o índice foi de 20,33%. Embora muito falada no Brasil, a abstenção se mantém entre as mais baixas do mundo e uma das razões para isso é o voto obrigatório. Em democracias como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo, os faltosos foram mais de 33%.

Motivos

Integrante da comissão de totalização dos votos do primeiro turno, o procurador da República Alan Mansur afirma que dificuldades de acesso ao local da votação, mudança para outro município, trabalho no dia da eleição, viagens e falta de interesse são alguns dos motivos. Mas há o temor de que o número de faltosos aumente no segundo turno.

MINERAÇÃO

Gastos

Respostas do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) a uma série de perguntas feitas pela Prefeitura de Terra Santa sobre a aplicação de recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) foram motivos de alívio para os prefeitos de outros municípios paraenses que abrigam projetos minerários. A gestão municipal quis saber, por exemplo, se é possível usar recursos da Cfem para despesas com materiais de construção, serviços médicos e fornecedores de combustível.

Licitação

Em seu parecer, o conselheiro do TCMPA, Antônio José Guimarães, afirmou que não há vedação legal para o uso desses recursos com as despesas especificadas, mas ressaltou que “os posicionamentos fixados em sede de resposta aos quesitos formulados, apesar da regra ordinária estabelecida, exigem à lembrança aos ordenadores de despesa, no sentido de que deverão, tais contratações e/ou aquisições, serem devidamente precedidas do competente processo licitatório”.

Contrapartida

E, ontem, o Pleno do TCMPA homologou o voto do conselheiro com respostas às perguntas formuladas. A sessão foi acompanhada pelo promotor de Justiça Lauro Francisco da Silva Freitas Junior e pela professora Maria Amélia Enriquez, da Universidade Federal do Pará. A Cfem foi criada em 1998 para ser uma espécie de contrapartida das empresas mineradoras à União, aos Estados, Distrito Federal e municípios pela utilização econômica dos recursos minerais em seus territórios.

CRIANÇAS

Data

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que o comércio varejista deve movimentar R$ 8,13 bilhões em vendas relacionadas ao “Dia das Crianças” (12 de outubro). Embora recebido com animação, esse valor é 3,1% menor em comparação ao mesmo período do ano passado. Em documento divulgado nesta semana, a CNC informou que o preço médio dos produtos consumidos neste ano será 8,7% maior do que em 2021. Em Belém, o Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista, que representa cerca de mil filiados, informa que a tendência deve ser a mesma. Além do “Dia das Crianças”, os varejistas já estão de olho no faturamento da próxima “Black Friday”, que acontece na última semana de novembro. Há muito, o período tem sido uma espécie de aquecimento para as vendas do Natal e do Réveillon.

Em Poucas Linhas

► A socióloga Janja Silva, mulher do candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que vai acompanhar a Grande Romaria do Círio de Nazaré deste domingo, 9. Janja foi convidada pelo humorista Paulo Vieira, que também estará na cidade para a quadra nazarena. A notícia da vinda de Janja foi dada por Lula, ontem, durante encontro com frades franciscanos, em São Paulo.

► Como de praxe, o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), acompanhará a passagem da imagem peregrina da Virgem de Nazaré do palanque das autoridades montado na Estação das Docas.

► A Prefeitura de Belém vai inaugurar, hoje, a iluminação decorativa da avenida Visconde de Souza Franco para o Círio. Uma das mudanças neste ano é o tamanho da imagem luminosa de Nossa Senhora de Nazaré, que terá 27 metros de altura. Onze metros e 60 centímetros a mais do que as montagens de anos anteriores.

► Também hoje começa a “Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento” por 48 horas em intercessão pelo Círio. A missa de abertura será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A vigília será na Capela Bom Pastor e vai reunir integrantes de 196 paróquias, pastorais e escolas católicas. Eles se revezarão nas 48 horas de orações.

► O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará reforça que os eleitores que deixaram de votar no domingo, 2, devem comparecer normalmente às urnas no próximo dia 30.

► A 3ª Vara da Justiça Federal, que aprecia ações de natureza criminal, agora também é especializada para processar e julgar crimes por atos de violência político-partidária no Estado do Pará. A especialização consta de resolução assinada no último dia 28 pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador José Amilcar de Queiroz Machado. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!