REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'As dores no meu joelho não passam. Devo parar de jogar', lamenta Franck Ribéry

Repórter 70

De volta às urnas

Faltam 7 dias para o 2º turno das eleições. Cerca de 6 milhões de eleitores no Pará devem ir às urnas para escolher o presidente da República.

Até breve, Mãezinha!

A 230ª edição do Círio termina oficialmente hoje, com missa, festa de luzes e o esperado anúncio do tema do Círio 2023, na Basílica.

image Legenda (J. Bosco)

"As dores no meu joelho não passam. Os médicos foram claros. Não há solução, devo parar de jogar”

FRANCK RIBÉRY, meia-atacante francês que se sagrou lenda no Bayern de Munique, ao anunciar a aposentadoria aos 39 anos. Uma lesão complicada no joelho encerra a vitoriosa carreira de 22 anos no futebol profissional.

POTOCA

TERRAPLENA

O monopólio para obras de urbanismo, em especial de asfaltamento, tem afastado empresas de outras partes do Brasil do Norte do país, onde se sabe que processo licitatório “é potoca”, pois todos sabem que a Terraplena há anos sempre ganha e faz tudo. E ainda faz mal feito, o que gera reclamação de moradores e motoristas onde ela atua. Se um cartel já é ruim, o monopólio é ainda pior.

NOTÓRIO

Nem a máfia de Nova York, que ficou famosa, tinha tanto poder e jogava sozinha. Também impressionante é a falta de ação dos tribunais de contas e do Ministério Público. Ainda mais quando também é de conhecimento público que o dono da empresa está construindo, com dinheiro vivo, um novo prédio na nobre Visconde de Souza Franco, que será um dos maiores da capital.

MARAJÓ

TRANSPORTE

O Movimento da Foz do Rio Camará, que reúne moradores do Marajó e tem como prioridade a melhoria dos transportes para o arquipélago, vai apresentar, na próxima terça (25), uma série de reivindicações à Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon). Entre as medidas solicitadas está a legalização das empresas Navegação Ferreira e Transmarajó, que ainda estão provisoriamente autorizadas a fazer a linha de lancha-expressa. Também está entre as reivindicações levadas à Arcon o cumprimento de horários acordados para balsas extras.

CAMARÁ

Outra demanda apresentada pela comunidade representada pelo Movimento da Foz do Rio Camará é a abertura de licitação para a contratação de empresas aptas a operar com navios na linha Belém-Camará. O movimento ganhou força após o acidente registrado com a lancha Dona Lourdes II, que naufragou, em setembro, e deixou 23 mortos.

TRIBUTAÇÃO

SAÚDE

Uma possível reforma tributária poderá mergulhar o setor da saúde privada em uma grave crise, disse o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Breno Monteiro, em palestra proferida no Sindicato dos Médicos do Pará, na última quinta, 20, durante a Semana do Médico. Pelos cálculos da entidade, a criação de um imposto único iria gerar aumento de 171% na carga tributária bancada pelo setor, independente do resultado das eleições.

DIFERENTE

Monteiro afirma que a CNS é a favor da reforma tributária, porque considera que trará competitividade internacional às empresas, mas a luta é para que a saúde receba tratamento diferenciado na aplicação das alíquotas tributárias. “Em muitos países, o setor não é tributado e, em outros, a alíquota é diferenciada para a saúde”, diz ele, que também preside a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará.

ABSTENÇÃO

COMBATE

O adiamento anunciado pelo governo do Pará, para o feriado do Dia do Servidor Público, pode ter como efeito a redução do índice de abstenção na eleição do próximo domingo. O feriado, que seria na sexta (28), passou para 14 de novembro, véspera da celebração da Proclamação da República. Além do Executivo Estadual do Pará, outros órgãos públicos como Tribunal Regional Federal da 1ª Região (que abrange a Seção Judiciária Federal do Pará) e Ministério Público Federal adiaram o feriadão, mas neste caso, para 31 de outubro.

GRATUIDADE

A medida se junta à decisão de liberar as catracas nos transportes públicos no domingo da eleição. A luta contra a abstenção parece, até o momento, o único ponto que une os dois concorrentes à presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

CÍRIO

OFICINA

O projeto “À Luz do Círio” reabriu as inscrições para o módulo II da oficina “Projeção Mapeada – A Cidade Como Tela”. A formação é gratuita e será ministrada pela artista Roberta Carvalho, no Museu do Estado do Pará, em Belém, nos dias 27 e 28 deste mês. As inscrições podem ser feitas no site da ONG Namazônia.

Em Poucas Linhas

► Com a maior politização da população, por conta do clima eleitoral acirrado, espera-se para o próximo ano uma postura mais produtiva dos deputados na Assembleia Legislativa.

► O que se cobra é mais presença no plenário para votar projetos importantes para a população e menor apresentação de propostas pouco relevantes ou questionáveis pelos parlamentares, para dizer o mínimo.

► Apenas um exemplo: o deputado Igor Normando, do Podemos, foi o mais faltoso entre todos os deputados, segundo relatório da própria Alepa do primeiro semestre deste ano.

► E, quando esteve presente, apresentou propostas que levantam dúvidas. Entre elas, a que concedeu o título de “Cidadão do Pará” a Roque Quagliato, pecuarista paulista que atua no Pará e é listado por entidades ambientalistas como um dos maiores desmatadores da Amazônia.

► A Justiça do Trabalho realizou, no último dia 21, mais uma ação de itinerância, desta vez em Salinópolis.

► As salas de audiência foram montadas na Casa de Cultura Fonte do Caranã.

► A ação teve parceria da Universidade Federal do Pará, que cedeu o espaço para a atuação da Justiça do Trabalho, e foi coordenada pelo juiz do Trabalho Avertano Klautau.

► Será lançado, no próximo dia 27, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, o livro “Direito Eleitoral - O Pensamento das Cortes”.

► A obra é resultado de um trabalho coordenado pelo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador corregedor Leonam Gondim da Cruz Júnior, ao lado das advogadas Rosimeire Oliveira Nascimento, Eula Gorayab Santos Fonseca e Fernanda Moreira Souza.

► O livro, que traz artigos assinados por todos os autores, também reúne julgamentos do TRE-PA e de outros Tribunais Eleitorais. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!