REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Alcolumbre, estou chegando!', disse Damares Alves sobre candidatura ao Senado

A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos confirmou que considera a candidatura e adiantou que seu estado de preferência para concorrer é o Amapá

Repórter 70

Folia de Momo
A Prefeitura de Belém decretou pontos facultativos nos dias 28 de fevereiro, 1º de março e 2 de março (até meio-dia).

Dinheiro extra
Quase 39 milhões de brasileiros têm R$ 27,71 bilhões em valores a receber de dinheiro “esquecido”, revela o Banco Central.

image Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (J.Bosco)

"Alcolumbre, estou chegando!”

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, confirmou, ontem, que considera ser candidata ao Senado. Damares afirmou que o Estado de preferência para concorrer seria o Amapá e afirmou ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), seu possível adversário, que está “chegando”.

GOLPE

Alerta

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará divulgou, ontem, um alerta sobre um novo golpe na praça. Usuários de aplicativos têm recebido mensagens a respeito de suposta liberação de pagamento de pecúlio judiciário por morte. A liberação do pecúlio seria feita por intermédio de um advogado que se intitula servidor da Corte. “Informamos que o TCE-PA não realiza qualquer tipo de contato por meio de WhatsApp, e-mail ou por telefone solicitando dados pessoais, como CPF, RG, para fins de pagamento de quantias a receber por terceiros. Para fins processuais, o TCE-PA faz uso exclusivo de meios de comunicação oficiais como o portal TCE-PA, portal do Jurisdicionado, Diário Oficial do Estado do Pará, e telegrama e carta via Correios”, informa a Corte.

Emprego

Criminosos virtuais também usam o nome do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para aplicar golpes. Nas últimas semanas, centenas de pessoas estão recebendo mensagens com falsa proposta de emprego. As mensagens chegam, em geral, via SMS e incluem link com redirecionamento para um número de WhatsApp. “O Sebrae não cria esse tipo de ‘oportunidade’. É golpe. Não clique em nenhum link e não adicione o número aos seus contatos”, alerta o órgão. Tanto no caso do TCE do Pará quanto do Sebrae, a orientação dos especialistas é para que as possíveis vítimas não cliquem em links suspeitos, não respondam e não salvem esses contatos.

POLÍTICA

Movimentação

Março será um mês de intensa movimentação política. O final do terceiro mês do ano marcará, no calendário eleitoral, o fim do prazo para a desincompatibilização, ou seja, para que secretários de Estado deixem os cargos para disputar as eleições gerais de outubro, o que deve obrigar os governos a uma reforma nos secretariados estaduais e municipais.

Cotados

No Governo do Pará já é certa a saída de Ursula Vidal da Secretaria de Estado de Cultura. Ela é cotada para disputar uma vaga ao Senado. Também devem deixar os cargos o chefe da Casa Civil, Iran Lima; o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, além do presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera. Na capital paraense, está prevista a saída dos secretários municipais Claudio Puty (Planejamento) e Ivanise Gasparim (Saneamento).

IMÓVEL

Devolução

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) acelerou o processo de devolução, para a União, do imóvel que abrigou a sede da Receita Federal em Belém. Localizado à rua Gaspar Viana esquina com a avenida Presidente Vargas, em área nobre da capital paraense, o edifício está desocupado desde 2012. Repassado ao TRT8, seria usado como espaço para instalação das varas do trabalho e gabinetes dos desembargadores, mas a Corte desistiu do projeto e, até julho deste ano, o prédio voltará à posse da Superintendência de Patrimônio da União. A notícia tem movimentado o mercado imobiliário, já que há grupos privados interessados na compra do imóvel. Um deles planeja instalar um hotel na antiga sede da Receita.

IMPORTAÇÕES

Lentidão

Empresários do setor de importação afirmam que começou uma crise de abastecimento nas lojas do centro comercial da capital paraense. O motivo é a medida adotada pelos servidores da zona portuária de Belém que coloca os produtos vindos do exterior no chamado “canal vermelho”. A estratégia atrasa o processo de desembaraço aduaneiro dos contêineres e causa o congestionamento de mercadorias, o que já se reflete em desabastecimento das lojas.

Prejuízos

A associação dos empresários do setor acredita que isso possa estar ocorrendo porque os servidores da Receita Federal não serão contemplados com os possíveis reajustes salariais a serem concedidos a algumas categorias do serviço público federal neste ano. Com a operação em marcha lenta, além do iminente desabastecimento de produtos, os empresários já temem o aumento das cobranças pelas diárias dos contêineres, que são contabilizadas em dólar. Esse quadro, em pouco tempo, pode inviabilizar a logística do comércio da capital paraense, diz a associação.

Em Poucas Linhas

► O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Pará divulgará, hoje, o 15° Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua, com os resultados do quarto trimestre de 2021. Serão divulgadas informações sobre volume de vendas, ofertas e alteração de preços.

► A cantora Gretchen vai receber o título de cidadã paraense nesta quarta-feira, 23, durante sessão na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A proposta do título é da deputada Dilvanda Faro (PT).

► A Universidade do Estado do Pará (Uepa) confirmou para quinta-feira, 24, a divulgação do listão do Processo Seletivo (Prosel) 2022. Será às 9h, mas, para evitar as aglomerações, apenas profissionais da imprensa credenciados previamente terão acesso ao prédio da reitoria da Uepa, mediante apresentação de comprovante de vacinação. O acesso dos candidatos ao resultado será pela escuta do listão nas rádios e ainda pela publicação no site oficial da instituição de ensino superior, que ofertou vagas em 95 cursos de graduação em 17 municípios.

► O Ministério Público do Pará (MPPA) emitiu recomendação à Prefeitura de Oriximiná, no oeste do Estado, de anulação do Processo Seletivo Simplificado nº 001/ 2022. O argumento do promotor de Justiça de Oriximiná, Pedro Renan Cajado Brasil, é que o certame não respeitou o direito à consulta prévia, livre e informada da população quilombola. O edital não oferece vagas para professores quilombolas e não regulamenta a oportunidade de consulta a essas populações. Caso a prefeitura não acate a recomendação, o MPPA deverá entrar com ação civil pública.

► O ex-senador Fernando Flexa Ribeiro confirmou à coluna que segue conversando com diferentes legendas, entre elas o Podemos, sobre uma filiação para concorrer a uma vaga no Senado Federal neste ano.Segundo ele, a decisão será anunciada até o próximo dia 15.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!