Concurso da Polícia Federal 2025: edital sai em maio e provas serão em julho
Veja mais: Concurso da Polícia Federal 2025: edital sai em maio e provas serão em julho
Foi confirmado para o dia 20 de maio o lançamento do novo edital da Polícia Federal, um dos concursos mais esperados do ano.
Organizado pela banca Cebraspe, o certame ofertará 1.000 vagas para cargos de nível superior, com remuneração inicial que pode ultrapassar R$ 26 mil, a depender do cargo.
As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: Agente de Polícia Federal (630 vagas), Escrivão de Polícia Federal (160 vagas), Delegado de Polícia Federal (120 vagas), Perito Criminal Federal (69 vagas), Papiloscopista Policial Federal ( 21 vagas).
As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 27 de julho de 2025. O cronograma completo também já foi divulgado e inclui exame de aptidão física (TAF) em setembro, avaliações médicas e psicológicas, prova oral para o cargo de delegado, além de curso de formação e nomeações, com previsão para início em 2026.
Para quem sonha em integrar a Polícia Federal, este é o momento de organizar os estudos. O concurso contará com etapas rigorosas e alto nível de exigência, sendo essencial iniciar desde já um plano de preparação estratégico, com foco nas disciplinas básicas e específicas de cada cargo. Além disso, é recomendável acompanhar simulados e revisões periódicas, além de buscar materiais atualizados, especialmente em cursos especializados. E lembre-se: aqueles que estão adiantados nos estudos têm mais vantagens na competição.
Se você sonha em pertencer à Polícia Federal, este é o seu chamado. Planeje-se, estude com constância e transforme seu sonho em realidade.
Reta Final do concurso do MPU: atenção às discursivas!
Para ajudar você que vai fazer a prova do MPU, a coluna dedicou o mês de abril às disciplinas deste concurso e hoje o entrevistado é o Professor Celso Flexa.
Flexa falou sobre o perfil de discursivas da FGV e como o edital do MPU direcionou o candidato. Ele deu as seguintes dicas:
1 - Faça seu banco de dados para ter uma boa escrita. Pesquise informações para que você tenha base argumentativa.
2 - Treine sua discursiva. Escreva e submeta seu texto para a correção por pelo menos um professor. É preciso treinar e avaliar seu desemprenho.
Para acessar a íntegra da entrevista, aponte a câmera do seu celular para o QR code que está na coluna O Liberal Concursos e nos siga nas redes sociais @oliberal e @professorakarinajaques.