MENU

BUSCA

Dicas de livros sobre cinema

Marco Antonio Moreira

Ler sobre cinema é uma experiência fascinante, pois permite explorar essa arte sob diferentes perspectivas, narrativas e abordagens de distintos autores. Das análises sobre estética cinematográfica às cinebiografias, dos ensaios dedicados à crítica cinematográfica aos relatos poéticos que entrelaçam experiências pessoais com a magia do cinema — como os escritos do genial Carlos Drummond de Andrade —, a leitura se torna um meio essencial para expandir nossa bagagem cultural e aprofundar reflexões sobre o impacto do cinema em uma sociedade onde o audiovisual ocupa um papel central na vida de tantas pessoas. Minha paixão pelo cinema sempre esteve profundamente ligada à literatura. Desde a adolescência, livros que exploram os mais variados aspectos da chamada sétima arte me ajudaram a construir minha visão como cinéfilo, ampliando minha compreensão sobre os filmes e suas múltiplas camadas narrativas, estéticas e históricas.

Com o intuito de incentivar tanto a leitura quanto a apreciação do cinema, selecionei algumas obras que considero relevantes para cinéfilos e cinemaníacos. Esses livros não apenas enriquecem o olhar crítico do leitor, mas também servem como referências valiosas para quem deseja aprimorar a experiência de assistir, interpretar e debater filmes.

Boa leitura e bons filmes!

Sonny Boy de Al Pacino

Autobiografia do ator Al Pacino, um dos maiores nomes do cinema. Desde sua performance em O Poderoso Chefão, sua atuação sempre merece atenção e respeito. No livro, Pacino compartilha histórias de sua vida pessoal e profissional, revelando reflexões constantes sobre sua maneira de compreender as pessoas e as circunstâncias que moldaram sua trajetória — desde a infância até o momento em que descobriu sua intensa paixão pela arte de atuar. Detalhes inéditos e curiosidades dos bastidores de filmes icônicos como O Poderoso Chefão, Espantalho, Serpico e Scarface são compartilhados pelo ator de forma envolvente e reveladora, oferecendo uma nova perspectiva sobre essas produções.

A Arte da Crítica de Luiz Zanin

Escrever sobre as diversas premissas da crítica cinematográfica é um desafio significativo, especialmente em tempos em que se reduz a importância da análise fílmica diante das inúmeras produções. Luiz Zanin é um dos melhores críticos de cinema da atualidade e, neste livro, propõe reflexões sobre o pensamento crítico em relação aos filmes e ao cinema, oferecendo discussões que merecem atenção e debate. Logo no primeiro capítulo, Zanin explora a arte de pensar o cinema, desencadeando, em seguida, outras reflexões pertinentes sobre a crítica cinematográfica e seu papel na compreensão da sétima arte.

O Cinema de Perto: Prosa e Poesia de Carlos Drummond de Andrade

O cinema de perto: prosa e poesia de Carlos Drummond de Andrade é uma coletânea inédita de crônicas e poemas em que o renomado poeta expressa sua visão sensível e apaixonada sobre a sétima arte. A obra comprova que Drummond, além de mestre das palavras, era um intenso cinéfilo, observador atento das emoções e histórias projetadas na tela. Dividido em quatro segmentos — Sentimentos de amor visual, Cinema Brasil, As opiniões do camundongo Mickey e Pipoca — o livro percorre diferentes aspectos do cinema, desde suas impressões sobre filmes e personagens até reflexões sobre o impacto do cinema brasileiro e internacional. Com sua escrita poética e envolvente, Drummond transforma sua paixão pela sétima arte em textos cativantes, que emocionam tanto os amantes do cinema quanto os admiradores de sua literatura.

Dicas de Filmes da Semana

  1. Vidas Passadas, Monster e Dias Perfeitos (Cine Líbero Luxardo)
  2. Ainda estou aqui de Walter Salles (Circuito comercial)
  3. Êxtase de Amor de Otto Preminger. Com Joan Crawford, Henry Fonda, Dana Andrews (Cineclube SINDMEPA. Dia 18/2 às 19h. Entrada gratuita).

Cine News