MENU

BUSCA

Papão: dia para mais inteligência do que bravura

Carlos Ferreira

Sem a devida intensidade física, como o Paysandu pode se impor diante da Chapecoense, hoje, na terceira rodada da Série B? O time bicolor está limitado fisicamente pelo desgaste da maratona de jogos. Sem condições de sufocar o adversário, o Papão precisa ser extremamente tático para conquistar os três pontos. Essa é a realidade de um time que não fez pré-temporada e ainda está em processo de montagem, pressionado por maus resultados.

A torcida vai pressionar para acelerar o ritmo do time bicolor, mas a conduta tática precisa ser fiel ao plano do técnico Luizinho Lopes. Caso contrário, haverá queda de rendimento nos momentos mais decisivos do jogo. Em outras palavras, os atletas precisam ser mais inteligentes do que valentes — e isso exige máxima concentração.

Leão enfrenta adversário instável

O Botafogo/SP, adversário do Remo em Ribeirão Preto, amanhã, fez apenas 9 gols e sofreu 15 nos seus 14 jogos na temporada. É um time instável, que não vence há dois meses e acumula uma sequência de cinco jogos sem vitória: três derrotas e dois empates. Em contrapartida, o Remo vem de três vitórias e um empate na “era” Daniel Paulista.

O Leão Azul jamais venceu o Botafogo/SP, mas tem condições de quebrar essa escrita, embora seja uma missão muito difícil. O time paulista vive má fase, mas está plenamente mobilizado para reagir. Para ter chances de êxito, o time azulino precisa entrar em campo com o mesmo espírito do adversário e impor suas virtudes técnicas e táticas.

BAIXINHAS

  • Ou Caio Vinícius tem uma capacidade excepcional de liderança, ou o Remo tinha grande carência de um líder. Afinal, o volante chegou, conquistou uma vaga no time e logo virou capitão. É um atleta de 26 anos, ainda construindo seu nome no mercado, e já se destaca como líder. Isso vale muito!
  • Neste retorno ao Paysandu, o pernambucano Marlon já atuou até como ala. Tem sido escalado como meia ofensivo, de grande movimentação e finalização. Está justificando a insistência de Márcio Fernandes em sua contratação, quando ainda estava em baixa no Guarani de Campinas.
  • Além do zagueiro Bruno Leonardo, do volante Jorge Jimenez, do meia Giovanni Augusto e do atacante Mário Sérgio, o técnico Gilmar Dal Pozzo é outro ex-bicolor na Chapecoense. No ano passado, Dal Pozzo salvou a Chape do rebaixamento, mas nesta temporada ainda não repete o sucesso.
  • Por ter treinado normalmente ontem, Jaderson deve reaparecer no time do Remo contra o Botafogo/SP. A tendência é que entre no lugar de Pavani. O recém-chegado Luan Martins, que estreou bem contra o América Mineiro, disputa posição com Pedro Castro.
  • O Disney+ transmite hoje Paysandu x Chapecoense e, amanhã, Botafogo/SP x Remo em seus canais de streaming. Na próxima quarta-feira, a torcida do Paysandu poderá ver o time em ação contra o Goiás, pela TV Cultura, na decisão da Copa Verde.
  • O Paysandu é apenas o terceiro clube da carreira profissional do atacante Eliel, que deve estrear hoje no time bicolor. Eliel é um jovem de 22 anos que vê a vinda para o Papão como uma oportunidade de projeção. Isso o torna promissor.
  • Nicolas e Rossi, poupados na rodada passada, retornam hoje ao time do Paysandu. Nicolas, pressionado por sua má fase e pela concorrência de Benítez e Eliel; Rossi, com a autoridade de principal jogador e maior liderança do time bicolor.

Carlos Ferreira