CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Névoa, drama, força de grupo e vitória épica do Leão

Carlos Ferreira
fonte

Um jogo fora dos padrões, pela névoa da noite gelada de Caxias, pelas polêmicas e pela força coletiva dos azulinos para uma vitória épica, dramática e preciosa. O Leão está a dois pontos do G8, na 10ª posição da Série C.

Técnica e taticamente, o Remo não teve nada de mais. O que prevaleceu foi a imposição física de um time disposto a tudo pelos três pontos. Uma vitória para consolidar laços e disposição pelo objetivo da classificação. Agora com 16 pontos conquistados e 21 para disputar, o Leão está mais vivo do que nunca para a reta decisiva. 

Pai, filho e as linhas do Papão 

Enquanto Hélio dos Anjos cumpre dupla suspensão, o filho e assistente Guilherme dos Anjos ganha visibilidade como técnico de futebol, a serviço do Paysandu. Como já foi comentado por este colunista, os dois se completam. Um tem virtudes que faltam ao outro. 

Sexta-feira, contra o Ceará, Guilherme estará novamente à beira do campo e na coletiva. Em Curitiba ele fez um discurso diferente sobre as linhas de marcação. O pai disse enfaticamente que o Papão vai jogar sempre em linha alta e ponto final. O filho, mais coerente, avalia a necessidade de melhorar o desempenho em linha baixa, reconhecendo uma deficiência óbvia nessa variação de postura do time bicolor nas ações defensivas. 

BAIXINHAS

* A jogada do gol do Coritiba mostrou bem o preço que o Papão paga pelo bloco alto. Wanderson foi facilmente vencido pelo adversário na velocidade. Nenhum dos zagueiros bicolores que já vimos na temporada têm velocidade bastante para jogadas de recuperação e o time já sofreu por isso em diversas ocasiões. 

* Todo sistema de jogo exige variações e nenhum é perfeito. Em qualquer sistema haverá ganhos e perdas. O que determina sucesso ou fracasso é a execução, que depende das virtudes individuais e dos treinamentos para o bom funcionamento coletivo. 

* Ferroviária, próximo adversário do Remo, está invicta há 19 jogos e não tomou gol nos últimos 8 jogos. Em toda a temporada perdeu apenas uma vez: 2 x 0 para o Noroeste, em fevereiro. O técnico Vinícius Bergantim está no cargo desde o início do ano e tem no time dois ex-azulinos: o atacante Victor Andrade e o lateral Igor Fernandes.

* Ao substituir Marcelo Rangel, no segundo tempo de ontem, Léo Lang não só estreou (e muito bem!) no Remo, como já iniciou preparação para jogar contra a Ferroviária. É que MR está suspenso por cartões amarelos.

* Léo Lang tem toda uma história como reserva, no América Mineiro, no Tombense e agora no Remo. Desde 2019, fez apenas um jogo, ano passado, pelo Tombense, contra o Vila Nova, na Série B. 

* Dos contratados do Papão após o Parazão, somente o zagueiro Quintana tem jogado continuamente na Série B. Léo Pereira, Wesley Fraga e Chrystopher pouco acionados. Gabriel Santos até já foi embora. Iago Hass e Pedro Romano nem estrearam. Vejamos Cazares, Paulinho Boia e Keffel, os mais recentes.

* Fluminense mostrou no Amazon Cup, em Castanhal, o goleiro Nathan, de 2,02m aos 15 anos. Ainda em crescimento, vai tornar-se o atleta mais alto do futebol brasileiro. Os mais baixos são os bicolores Esli Garcia (1,59m) e Edinho (1,58m).

* Muito festejada a presença expressiva de bicolores no estádio do Coritiba. Como correu tudo bem, era a torcida do Paysandu. Se houvesse vandalismo e risco de punição ao clube, os empolgados diriam que era a "organizada brigona" engrossada por membros de uma associada local. 

* Cametá x Águia, penúltimo e último do grupo na Série D em confronto, hoje, 20 horas, no Parque do Bacurau. O Cametá joga para manter as chances de classificação e o Águia faz contagem regressiva para se despedir. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA