É inegável o prazer que temos em adquirir conhecimento, mas é fundamental que você não se sabote durante o processo.
Nosso cérebro nunca estará cansado de receber novas informações e por isso temos que tomar cuidado com o que podemos chamar de “obesidade mental”. Você sabe o que é isso?
É aquele estado no qual há tanta informação na sua mente que você simplesmente paralisa e não consegue aplicar seus conhecimentos.
Na maioria das vezes, esse excesso é causado por tópicos inúteis, notícias aleatórias e leituras que você consumiu sem ter uma reflexão se deveria ou não. E isso vai se acumulando e acumulando. Sem contar os diversos cursos que rendem muitas vezes certificados engavetados.
A internet facilitou esse processo e potencializou a ansiedade de ficar por dentro de tudo, como se isso fosse possível. E com isso você fica cada vez mais” engordando” sua mente.
Um exemplo bem rotineiro é que basta você entrar, nas redes sociais que você já está vendo/lendo algo e, vamos combinar que muitas vezes é algo que nem te interessa, não é verdade? É tipo ficar a par de algo só porque todo mundo tá falando sabe?
O fato é que em segundos você sabe o que aconteceu em qualquer lugar do mundo, vê diferentes conteúdos, dicas, tutorias e uma infinidade de questões.
Então, cuidado, escolha o que você quer consumir igual você faz com sua comida. Algumas coisas são essenciais, outras você gosta e a grande maioria você não precisa se preocupar.
Se torne alguém seletivo em termos de "alimentos para sua mente".
O ego de saber muito sobre todos os assuntos pode ser tentador, mas te garanto que não vale o esforço. Seja alguém específico.