MENU

BUSCA

Autoconhecimento para uma comunicação eficaz

Bel Soares

Falar em público é uma habilidade indispensável no mundo atual, seja para se posicionar numa reunião, para dar uma palestra, para apresentar e defender ideias e também para liderar equipes. Mas, antes de se preocupar com técnicas de oratória ou dinâmicas de apresentação, eu recomendo - e acredito ser fundamental - olhar para dentro. O autoconhecimento é o pilar que sustenta alguém que consegue se comunicar com autoconfiança.

Saber quem você é, reconhecer seus pontos fortes e fracos, acolher suas vulnerabilidades, entre outras coisas, faz toda a diferença no momento de se conectar com as pessoas. Quando você compreende suas emoções, valores e crenças, transmite autenticidade. E, no universo da comunicação, poucas coisas são tão poderosas quanto ser genuíno. Afinal, o público percebe quando há verdade no que está sendo dito.

O autoconhecimento também ajuda a lidar com o maior inimigo de quem precisa se comunicar: o medo. O frio na barriga antes de subir ao palco ou a ansiedade de ser julgado são normais, mas identificar as causas desses sentimentos é o primeiro passo para superá-los. Saber o que te deixa inseguro permite criar estratégias para gerenciar essas emoções, transformando o nervosismo em energia positiva.

Além disso, quando você se conhece, consegue adaptar sua mensagem à sua personalidade. Não há modelo de comunicador ideal, pois, alguns são espontâneos e engraçados; outros, introspectivos e reflexivos. Não tente ser alguém que você não é, descubra o que funciona para você e use isso a seu favor.

Outro ponto importante é o impacto do autoconhecimento na escuta ativa. Um comunicador que se conhece não foca apenas em si, mas especialmente em quem está lhe escutando. Ele entende que comunicação é troca e, por isso, ouve com atenção, ajusta sua fala às necessidades do outro e cria uma relação de confiança.

Por fim, lembre-se: o autoconhecimento não é um ponto de chegada, mas um processo contínuo. Quanto mais você se permite refletir sobre suas experiências e aprendizados, mais preparado estará para enfrentar os desafios de se comunicar em público.

Comunicar-se bem não é apenas dominar técnicas, mas expressar, com clareza e verdade, quem você é. Quando o autoconhecimento guia sua fala, você não só se conecta com as pessoas, mas também inspira, transforma e deixa sua marca.

Beabá com Bel