MENU

BUSCA

Força feminina nos esportes radicais do Pará

Rosiane Rodrigues

Melissa Matsunaga: simplicidade, elegância e destaque no Indoor

Melissa Matsunaga, piloto e empresária, conhecida carinhosamente no Indoor paraense como Mel, é um misto de simplicidade, elegância e força que a destaca facilmente nas competições de rally. Apaixonada pela modalidade esportiva desde criança, Mel iniciou começou a correr ainda menina, inspirada pelo pai, Janio Matsunaga, que é piloto há mais de 15 anos, mas sua competição oficial foi em 2018, no município de Capitão Poço.

A pouca presença de mulheres na pilotagem fez com que a categoria feminina acabasse, mas Mel compete na categoria masculina, porque, segundo ela, parar não é opção. Além do Indoor, a piloto também já competiu no arrancadão, na categoria dos 11 segundos, e ficou em primeiro lugar. “Acho que foi sorte de principiante”, afirmou, sorrindo.

Nas semanas de véspera do Rally do Sol, Mel segue firme nos treinos para fazer bonito na competição. 

Em 2020, a piloto subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato de Indoor e 2021 é um ano de desafios maiores. “Eu estou querendo me desafiar um pouco mais, testar meus limites de pilotagem e controle do carro. Então a gente procurou ter um segundo carro de reserva e reforçar a segurança com gaiola e banco concha”, afirmou ao enfatizar que talvez o carro quebre muito e ela não ganhe troféu nas competições deste ano, por conta dessas mudanças. “Será um ano de aprendizado e autoconhecimento”, concluiu.

Pilotos mulheres marcam forte presença no Motocross

Depois de um longo período sem a garra feminina disputando as competições de Motocross, amantes do esportes decidem embarcar nas corridas e chegam mostrando força, disciplina e levando o público a fortes emoções. 

É o caso de Carolina Lopes e Daryl Hannah, pilotos com 19 e 18 anos, respectivamente, e que seguem incansáveis nos treinos para mostrarem bons resultados nas disputas. 

Carolina está praticando Motocross há cinco meses. Já era admiradora do esporte, mas depois que deu uma volta nas pistas, viu que precisava viver a adrenalina mais de perto e decidiu treinar para competir. “Meu amor pelo esporte surgiu após ter visto uma corrida e o desejo de competir partiu de mim mesmo. A mulher que pratica motocross mostrar que mulher não é um sexo frágil e que pode praticar o mesmo esporte que os homens. Lugar de mulher é onde ela quer estar”, explicou.

Daryl Hannah começou no Motocross ao ver os amigos competindo, e teve todo apoio do pai. “A maioria dos campeonatos tem mais homens. Quando têm mulheres, as outras se sentem motivadas e eu diria para elas que não desistam, porque precisamos de mais delas nesse esporte incrível”, afirmou. 
Movidas pela adrenalina, as mulheres se aventuram praticando motocross.

João Paulo, 28 anos, é treinador das meninas e diz que é muito bom ver as mulheres praticando Motocross. “É bom ver mulheres ganhando cada vez mais o espaço merecido. É um esporte maravilhoso, uma sensação sem igual. Só quem pratica sabe”, disse.

 

Acelerando

 

Motocross

O domingo vai ser quente em Parauapebas, será o 1º GP de Motocross do Município. Ao todo, 16 categorias vão abrilhantar as competições. Entre elas, a categoria Feminina. Para mais informações: (94) 99272-1063. O uso de máscara é obrigatório.

Duas e quatro rodas

Seguem abertas as inscrições para a XXIV edição do Rally do Sol. O evento, autorizado pela FEPAN (Federação Paraense de Motociclismo) e FEPAUTO (Federação Paraense de Automobilismo), será nos dias 30 e 31 de julho, de Belém a Salinas. Interessados podem se inscrever pelo site: www.fepauto.com.br.

Enduro Regularidade

Pilotos de Enduro Regularidade seguem firmes nos treinos para a competição do Rally do Sol. Os treinos são no Aurá.

Motociclismo

Confraria Harleyros do Pará comemorou três anos. A grande família de Motociclistas, que se encontram semanalmente e tem atuação social constante no Pará, celebram os três anos de fundação. Com várias matérias em sites conhecidos mundialmente, traremos um pouco mais sobre essa grande família na nossa edição da próxima quinta-feira

Adrenalina