MENU

BUSCA

Atleta paraolímpica paraense se prepara para o nacional de novembro

Rosiane Rodrigues

Vitória Franco, atleta paraolímpica paraense, de apenas 15 anos, se prepara para representar o Pará na categoria Lançamento de Dardo, do nacional deste ano. O evento será do dia 22 a 27 de novembro, no CT Paralímpico de São Paulo.

Vitória começou as práticas esportivas no atletismo, em 2019, quando foi encaminhada pela Associação Paraense de Pessoas com Deficiência para um projeto de Reeducação Psicomotora, no colégio Augusto Meira. Durante o projeto, Simone Celeste, professora do CEROM, chamou a mãe da atleta, Rosineri Franco, 47, e falou sobre um projeto que ela desenvolve com crianças com deficiência e que essas crianças participavam das Paraolimpíadas escolares estadual e nacional e via muito potencial na Vitória para participar.

“A princípio disse que não, porque não tinha tempo de levá-la, porque ela fazia várias terapias e eu não tinha tempo de levá-la para fazer os treinos, mas, em 2019, depois de muita insistência da professora comecei a levá-la aos treinos”, disse a mãe.

Vitória superou as expectativas da professora e as da mãe e, em agosto do mesmo ano, participou das seletivas escolares estaduais, com o apoio do colégio onde estuda, o Centro Educacional Logos, que a apoia nas competições, e foi campeã. “Depois disso, Vitória intensificou os treinos e, em novembro do mesmo ano, ela foi para a Paraolimpíada nacional, em São Paulo. Lá ganhou nas três modalidades em que competiu”, afirmou a mãe.

Vitória teve recorde nessas três modalidades. Em 2020, as competições foram suspensas por conta da pandemia da Covid-19, mas este ano Vitória retornou às competições e passou na seletiva estadual. “Em 2019, ela representou o estado no nacional, na categoria Sub 14, em três modalidades: corrida 60 metros, arremesso de peso 2kg e no lançamento de pelotas, que ela teve recordes. Agora em 2021, ela disputou o estadual competindo na categoria sub16, nas modalidades corrida 75 metros, arremesso de peso 2kg e lançamento de dardo, devido a mudança de idade, e foi classificada para o nacional e representará novamente o estado”, concluiu Rosineri Franco, que é a fã número um da filha.


Acelerando

 
Quadriciclo
Os pilotos André Furtado, Thyago Veloso e Rodrigo Maia voltaram com os títulos 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, do Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade, em Morros (MA). O evento foi no domingo, 17, e os pilotos representaram o Pará  na competição.

Speed
Os atletas da Equipe Traterra Bike fizeram bonito na 4ª Etapa do Paraense de Ciclismo de Estrada. Na categoria Júnior masculino, Diego Vitor ficou em 1º lugar e David Robert em 4º. Na categoria Júnior feminino, Hevelly Bianca Farias ficou em 3º; e na categoria Elite, Rogério Borges ficou em 4º lugar. A competição foi no último domingo, 17, em Ananindeua.

Motocross
Organizada pela DS Sports, a 3ª Etapa da Copa Nordeste Pará de Motocross acelerou corações no último domingo,  17, em Capitão Poço. Matheus Lopes ficou em 1° na categoria MX1, Jefin em 1° na MX3, Michel Celin em 1° na MX4 e Betão em 1° na MX5. Você acompanha o resultado completo nas redes sociais da DS Sports: @dssportscompeticoes.


Se você é amante de esportes radicais do Pará, nos siga nas redes sociais @adrenalinarr e talvez a sua história seja a próxima a aparecer por aqui! Tmj!

Adrenalina