CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré retorna ao colégio Gentil

Subida da Imagem original ao Glória e missa campal iniciaram romaria

Dilson Pimentel

Centenas de fiéis lotaram desde as 4h a Basílica Santuário, na manhã desta segunda-feira (28), para acompanhar um dos momentos mais marcantes e emocionantes do Círio de Nossa Senhora de Nazaré: o retorno da imagem original da padroeira dos paraenses ao Glória, o ponto mais elevado do alta-mor da igreja, depois de ter ficado por 15 dias no nicho no presbitério da Basílica Santuário. Logo depois, foi celebrada a missa campal que deu largada ao Recírio, iniciado por volta das 7h30. Às 8h10 a romaria entrou no colégio Gentil. Veja imagens:


Na escadaria do Gentil, um coral entoou canções em homenagem à padroeira dos paraenses. Às 08h30 a Imagem subiu as escadarias para entrar no colégio. Cinco minutos depois, foi exibida rapidamente aos fiéis pela janela lateral do colégio. Geralmente esse momento se demora um pouco. Poré, este ano foi bem rápido. Alguns fiéis reclamaram dessa rapidez.

Subida ao Glória e missa campal abriram romaria


Logo mais cedo, com lenços brancos, distribuídos dentro da Basílica, fieis saudaram Nossa Senhora e entoaram canções em sua homenagem. Também rezaram. A imagem original foi encontrada por Plácido José de Sousa, o caboco Plácido, em 1700. Ainda eram 4h quando fiéis já aguardavam em frente à Basílica Santuário, que estava fechada. Eles entoaram canções em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e rezaram Ave Maria.

Às 4h52, foi liberada a entrada das pessoas pela lateral da igreja. Muita gente entrando ao mesmo tempo. Pessoas reclamaram desse sufoco. Algumas pessoas idosas, nesse primeiro momento, ficaram com medo de entrar. Depois, foi aberta a porta da frente. Às 5 horas da manhã, a Basílica já estava cheia de fiéis para a oração do terço, em que foram meditados os mistérios do nascimento e infância de Jesus.

image Subida da Imagem esta manhã (Ary Souza / O Liberal)

Por volta das 5h30, e usando luvas, o diretor coordenador do Círio 2018, Cláudio Acatauassú, retirou a imagem da redoma de cristal no presbitério e, com cuidado, entregou-a para o bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luís Azcona. Ele a apresentou aos fiéis, que, emocionados, saudaram a Santinha. E, às 5h40, a imagem já estava no altar, que foi iluminado. E os fiéis  cantaram "Vóis Sois o Lírio Mimoso". E também deram vivas à Nossa Senhora. 

Dona Maria do Carmo Soares da Silva, de 83 anos, foi caminhando da Travessa Padre Eutíquio, na Cremação, até a Basílica. Ela e um grupo de sete amigas saíram de suas casas às 4h10. Ela repete essa rotina, durante a quadra nazarena, há 23 anos. É a idade do neto. "Ele nasceu prematuro. Comia no algodão", disse. "Hoje é advogado. Ele é um bom menino ", afirmou. "Ela (Nossa Senhora) é muito milagrosa. Ela me atende em tudo", afirmou dona Maria do Carmo. A caminhada até a Basílica dura em torno de meia hora. "Eu chego na baba, cansada", contou ela, mãe de quatro filhos. Durante 15 dias, ela paga a promessa. "Hoje é dia de agradecer", afirmou.

Pouco depois das 6 horas, o bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo prelado emérito do Marajó, começou a celebrar a missa campal na Praça Santuário, na qual havia centenas de fiéis. As pessoas acenavam lenços brancos em homenagem à padroeira dos paraenses. E entoaram canções religiosas. Veja imagens:

A aposentada Maria José Furtado Ferreira, 70, contou que companha essa cerimônia religiosa há 40 anos."Devo muito a ela", afirmou. Ela lembrou da promessa feita pela mãe, Maria de Nazaré, falecida, aos 94 anos, no ano passado. Maria José teve paralisia aos 7 anos e ficou três anos sem andar. E, no dia do Círio, a mãe fez uma promessa pra Nossa Senhora de Nazaré, pedindo pela saúde da filha, que ficou curada. À época, ela tinha 9 anos. "O médico disse que eu não ia mais andar. E nem conseguir aprender. Fiquei boa e me formei em Pedagogia. E, hoje, estou aposentada", afirmou ela, mais conhecida como dona Zezé e que mora em Ananindeua. Para pagar a promessa, a mãe mandou fazer uma perna de cedro e a colocou no carro dos milagres. 

image Saída da procissão teve grande participação de fieis (Ary Souza)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!