CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Relembre as vezes em que o Círio de Nazaré foi tema de escolas de samba

Ao longo dos anos, diversas escolas de samba levaram para a avenida a maior festa religiosa do Pará

Hannah Franco
fonte

O Círio de Nazaré, a maior celebração religiosa do Pará, já serviu de inspiração para diversas escolas de samba, levando a devoção a Nossa Senhora de Nazaré - das ruas de Belém - para os desfiles carnavalescos. A festa, que ocorre anualmente no segundo domingo de outubro, também ganha destaque durante o Carnaval, quando os sambistas celebram essa manifestação de fé e cultura.

A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Seja em enredos ou carros alegóricos, o Círio de Nazaré já brilhou em diversas avenidas do samba.

Relembre 4 vezes que o Círio de Nazaré foi tema de escolas de samba.

Estácio de Sá (1975)

image Samba enredo "A Festa do Círio de Nazaré" é, até hoje, tema do Auto do Círio. (Reprodução/Redes Sociais)

Em 1975, a Estácio de Sá homenageou o Círio de Nazaré com o samba-enredo "A Festa do Círio de Nazaré". Apesar de terminar na 10ª colocação no Grupo 1, o samba se tornou um clássico e foi imortalizado pela voz de Dominguinhos do Estácio, que todo ano comparecia à procissão em Belém.

"O Círio de Nazaré / Que maravilha a procissão / E como é linda a Santa em sua berlinda / E o romeiro a implorar / Pedindo a Dona em oração / Para lhe ajudar", diz um dos versos do samba enredo.

O desfile trouxe elementos como a berlinda, a Basílica de Nazaré, romeiros e até uma representação do mercado do Ver-o-Peso, encantando o público com a riqueza cultural e religiosa do Pará.

Confira o samba enredo:

image ‘Oração é tudo’, diz diretor de Evangelização sobre o tema do Círio 2024
Jorge Xerfan, que já foi coordenador do Círio, observa a centralidade da prática nas atividades da DFN

image Basílica Santuário: ponto de encontro com Nossa Senhora no Círio de Nazaré
Pároco de Nazaré fala sobre a centralidade, importância e detalhes pouco percebidos do local do achado da Imagem Original

Viradouro (2004)

image A Viradouro apresentou o enredo "Pediu pra Pará, Parou! Com a Viradouro Eu Vou… Pro Círio de Nazaré". (Carlos Silva/Imapress)

Em 2004, a Viradouro reeditou o samba de 1975 da Estácio com o enredo "Pediu pra Pará, Parou! Com a Viradouro Eu Vou… Pro Círio de Nazaré". A homenagem ao "natal dos paraenses" emocionou o público e rendeu à escola o 4º lugar no Carnaval daquele ano, garantindo sua vaga no desfile das campeãs.

O desfile contou com a participação de algumas celebridades paraenses, como Fafá de Belém, e trouxe elementos típicos do Círio, como a corda, a berlinda e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Confira o samba enredo:

Unidos de Vila Isabel (2023)

image Vila Isabel em 2023 (Serginho Bittencourt)

A Unidos de Vila Isabel, em 2023, celebrou o Círio com o enredo "Nessa Festa, Eu Levo Fé", destacando a importância das manifestações religiosas no Brasil e no mundo. A berlinda, a corda e os romeiros foram representados na avenida, e a escola exaltou o Círio como uma das maiores expressões de fé no país.

A emoção tomou conta da Sapucaí com versos como "Pelas ruas, o cortejo, no batuque e na dança / Pedir, agradecer e celebrar / É o dom de superar, renovando a esperança", que homenageavam também a devoção dos romeiros em Belém. A Unidos de Vila Isabel ficou em 3º lugar no Carnaval do Rio de Janeiro de 2023. 

Confira o samba enredo:

Império de Casa Verde (2024)

image Fafá de Belém é homenageada no Carnaval 2024 (Instagram/Fafá de Belém)

Já em 2024, a escola de samba Império de Casa Verde, de São Paulo, trouxe o Círio de Nazaré em seu desfile em homenagem à cantora paraense Fafá de Belém. O enredo "Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta" fez referência à festividade com o carro abre-alas intitulado "Círio de Nazaré indígena: Fafá, a Maria dos Jurunas", que misturou elementos católicos e indígenas. No Carnaval, a escola de samba ficou em 6º lugar.

"O teu manto é a nossa proteção, nós somos a flecha / Que avança na mata ao som dos maracás / Encanto mestiço no ar / Destino sagrado e os sinos dobrados / Renovando sua fé, no Círio de Nazaré", diz um dos versos do samba. A ala das baianas também encantou o público com fantasias que simbolizavam "Senhoras Jurunas sob o manto de Nazaré", misturando elementos católicos e indígenas.

Confira o samba enredo:

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!