Relembre as vezes em que o Círio de Nazaré foi tema de escolas de samba
Ao longo dos anos, diversas escolas de samba levaram para a avenida a maior festa religiosa do Pará
O Círio de Nazaré, a maior celebração religiosa do Pará, já serviu de inspiração para diversas escolas de samba, levando a devoção a Nossa Senhora de Nazaré - das ruas de Belém - para os desfiles carnavalescos. A festa, que ocorre anualmente no segundo domingo de outubro, também ganha destaque durante o Carnaval, quando os sambistas celebram essa manifestação de fé e cultura.
A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Seja em enredos ou carros alegóricos, o Círio de Nazaré já brilhou em diversas avenidas do samba.
Relembre 4 vezes que o Círio de Nazaré foi tema de escolas de samba.
Estácio de Sá (1975)
Em 1975, a Estácio de Sá homenageou o Círio de Nazaré com o samba-enredo "A Festa do Círio de Nazaré". Apesar de terminar na 10ª colocação no Grupo 1, o samba se tornou um clássico e foi imortalizado pela voz de Dominguinhos do Estácio, que todo ano comparecia à procissão em Belém.
"O Círio de Nazaré / Que maravilha a procissão / E como é linda a Santa em sua berlinda / E o romeiro a implorar / Pedindo a Dona em oração / Para lhe ajudar", diz um dos versos do samba enredo.
O desfile trouxe elementos como a berlinda, a Basílica de Nazaré, romeiros e até uma representação do mercado do Ver-o-Peso, encantando o público com a riqueza cultural e religiosa do Pará.
Confira o samba enredo:
Viradouro (2004)
Em 2004, a Viradouro reeditou o samba de 1975 da Estácio com o enredo "Pediu pra Pará, Parou! Com a Viradouro Eu Vou… Pro Círio de Nazaré". A homenagem ao "natal dos paraenses" emocionou o público e rendeu à escola o 4º lugar no Carnaval daquele ano, garantindo sua vaga no desfile das campeãs.
O desfile contou com a participação de algumas celebridades paraenses, como Fafá de Belém, e trouxe elementos típicos do Círio, como a corda, a berlinda e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Confira o samba enredo:
Unidos de Vila Isabel (2023)
A Unidos de Vila Isabel, em 2023, celebrou o Círio com o enredo "Nessa Festa, Eu Levo Fé", destacando a importância das manifestações religiosas no Brasil e no mundo. A berlinda, a corda e os romeiros foram representados na avenida, e a escola exaltou o Círio como uma das maiores expressões de fé no país.
A emoção tomou conta da Sapucaí com versos como "Pelas ruas, o cortejo, no batuque e na dança / Pedir, agradecer e celebrar / É o dom de superar, renovando a esperança", que homenageavam também a devoção dos romeiros em Belém. A Unidos de Vila Isabel ficou em 3º lugar no Carnaval do Rio de Janeiro de 2023.
Confira o samba enredo:
Império de Casa Verde (2024)
Já em 2024, a escola de samba Império de Casa Verde, de São Paulo, trouxe o Círio de Nazaré em seu desfile em homenagem à cantora paraense Fafá de Belém. O enredo "Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta" fez referência à festividade com o carro abre-alas intitulado "Círio de Nazaré indígena: Fafá, a Maria dos Jurunas", que misturou elementos católicos e indígenas. No Carnaval, a escola de samba ficou em 6º lugar.
"O teu manto é a nossa proteção, nós somos a flecha / Que avança na mata ao som dos maracás / Encanto mestiço no ar / Destino sagrado e os sinos dobrados / Renovando sua fé, no Círio de Nazaré", diz um dos versos do samba. A ala das baianas também encantou o público com fantasias que simbolizavam "Senhoras Jurunas sob o manto de Nazaré", misturando elementos católicos e indígenas.
Confira o samba enredo:
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA